“A invencibilidade está na defesa; A vulnerabilidade, no ataque.”
SUN TZU
ADMINISTRADOR DE PROJETOS
O Administrador de Projetos está inserido na área da administração que aplica os conhecimentos, as habilidades e técnicas para elaboração de atividades relacionadas a um conjunto de objetivos pré-definidos, com prazo, custo e qualidade específicos, por meio da mobilização de recursos técnicos e humanos.
É cultural no Brasil valorizar mais a perfeita prestação de contas quando, na verdade, o correto seria priorizar um bom Plano de Trabalho (projeto). É um paradigma a ser quebrado com a valorização e profissionalização da área de projetos. A captação de recursos e execução de um bom projeto são funções a ser desenvolvidas pelo administrador de projetos. O planejamento de uma ação que seja eficiente no seu processo e eficaz no seu resultado é o modelo de formato moderno que deve ser implantado.
O gerente ou gestor de projetos é, acima de tudo, um líder. Ele deve supervisionar o trabalho da equipe, orientar sobre as melhores práticas, ter capacidade para resolver conflitos e estabelecer um alinhamento de expectativas entre todos os envolvidos com a iniciativa.
Desenvolver um olhar mais humanizado, ou seja, com foco nas necessidades das pessoas, é um bom começo para se tornar um grande líder. Aprender sobre liderança situacional, inteligência emocional, técnicas de coaching e mentoring pode trazer uma nova perspectiva para sua capacidade de liderança.
Está na concepção do projeto o alcance das metas e dos resultados. Por isso, o Administrador de Projetos é peça fundamental na consolidação do êxito de qualquer projeto, seja no setor público, privado ou terceiro setor.
Por: Adm. Rogério Ramos, conselheiro Federal, diretor de Desenvolvimento Institucional – topalmas@hotmail.com