Connect with us

Araguatins

Em reunião na Aneel, Governador solicita construção de UHEs de Serra Quebrada e Santa Izabel

Publicado

em

Em reunião com Nelson José Hübner Moreira, Diretor-Geral da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, o governador Siqueira Campos, acompanhado do senador Vicentinho Alves, do secretário de Relações Internacionais, Lívio de Carvalho, e do Ten Cel Feitosa, da Casa Militar, solicitou a realização de leilões para a construção das Hidrelétricas no Rio Tocantins, previstas em Ipueiras, Tupiratins/Itapiratins, UHE de Serra Quebrada, em Itaguatins, bem como no Rio Sono. A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira, 25, em Brasília (DF).

Neste encontro, também foi solicitado ao Diretor-Geral da Aneel a retomada dos estudos para construção das PCHs – Pequenas Centrais Elétricas e Médias Centrais Elétricas no estado do Tocantins. Estas usinas têm capacidade de extrair o máximo potencial energético com custos menores. São consideradas pequenas centrais hidrelétricas as usinas com capacidade de produção entre 1 e 30 MW e com área total do reservatório igual ou inferior a 3 km².

As PCH’s oferecem economia em matéria de investimentos relacionados à transmissão, redução de perdas de transmissão e auxiliam a estabilidade do serviço de energia elétrica, porque possuem pequeno porte e são integradas ao sistema elétrico local, estando próximo ao local de consumo.

O governador Siqueira Campos solicitou também a retomada das obras da UHE Santa Izabel e que os estudos para a construção da UHE Pau D’Arco, no Rio Araguaia, sejam concluídos. Segundo o Governador, estas barragens diminuirão o assoreamento do Araguaia, fazendo naturalmente o controle das enchentes provocadas por chuvas, garantindo assim o curso normal, com preservação das margens e das águas do rio.

Durante o encontro, Siqueira Campos e Nelson José Hübner Moreira também falaram sobre o preço da energia no Tocantins, que hoje é o terceiro maior no Brasil. O Governador solicitou apoio para a redução desse preço ao consumidor e ficou decidido que será criado um grupo de trabalho composto por técnicos da Aneel e do Governo do Tocantins para tratar deste assunto. Um dos pontos já levantados é a aquisição de energia elétrica por parte do sistema distribuidor que compra de usinas mais antigas pagando um preço maior do que as hidrelétricas como a Luis Eduardo Magalhães, em Lajeado e Peixe/Angical, ambas no Tocantins, podem oferecer.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
3 Comments

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze