Connect with us

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Depois da decepção com Bina, Grupo Cidadania em Esperantina tenta recomeçar com Sulo

Publicado

em

francisco sulo

Criado para discutir e apresentar propostas que coloquem em evidência os problemas sociais do município, o grupo Cidadania em Esperantina, talvez nem acreditasse que conseguiria chegar ao poder em curto prazo, como acabou chegando. Principal responsável por impulsionar o início da carreira quase meteórica do atual prefeito, Albino Cardoso Sousa, o Professor Bina, que também se alinhou ao Partido dos Trabalhadores (PT) e virou prefeito em 2012.

O Cidadania Esperantina, o qual Bina também é um dos fundadores, ajudou o atual prefeito, antes de ser prefeito, se tornar vereador na eleição de 2008. Ainda na Câmara, Bina já dava sinais que com o poder, não adotaria postura muito diferente dos demais parlamentares que já haviam passado pela Casa de Leis. Com uma atuação discreta e pouco combativa, Bina fez um mandato abaixo das expectativas.

Em 2012, diante da poderosa coligação que envolvia 11 partidos, 4 ex-prefeitos, 3 deputado estaduais, 3 federais e mais 3 senadores, apoiando Dr. Fialho, Professor Bina apenas com o PT e o grupo Cidadania, conseguiu derrotar a mega coligação, obtendo quase 60% dos votos válidos. Era a resposta clara, que a sociedade esperantinense tira decidido por uma mudança radical.

Só que Bina e o PT parecem não terem percebido o contexto, e ao tomarem conta da Prefeitura Municipal, em janeiro de 2013, instalaram no município um modelo ainda mais cruel e sujo, que todos os outros adotados anteriormente. A administração de Bina entrou em um redemoinho de sujidade e corrupção, passando a chama a atenção dos órgãos fiscalizadores, como Câmara, Tribunal de Contas do estado e União, além do Ministério Público. Estradas, pontes, bueiros, alugueis, compras e propina em espécie, pagos sorrateiramente em dinheiro vivo foram flagrados e denunciados no governo Bina e PT, que seguem respondendo essas questões na Justiça. A essa altura, o grupo Cidadania em Esperantina já havia sido rifado para longe.

Nada mais natural que o desestimulo e abatimento ter atingido vorazmente o grupo que se dispersou.

Agora, em 2016, algumas vozes que ainda tentam clamar no deserto do inconformismo, assinalam um movimento de ressurgimento, na idéia do lançamento da uma pré-candidatura a prefeito. O nome ventilado seria o do professor e funcionário público, Francisco Sulo. Boa parte dos integrantes do Cidadania em Esperantina estão filiados no PMN, inclusive Sulo que foi nomeado presidente da legenda, nesta quarta-feira, 22. O partido estava com sua direção desativada no município. O último presidente foi o próprio Professor Bina. Nossa equipe apurou junto a integrantes da direção estadual do PMN, que recebeu sondagens sobre a possibilidade da legenda apoiar o projeto. Um dos integrantes da direção estadual afirmou que o presidente, Nuir Júnior, já teria dado sinal verde para que o Cidadania Esperantina assuma o partido e lance um nome na disputa pela Prefeitura.

Conversamos com Sulo sobre o assunto. Ele afirmou que existe a ideia do grupo realmente participar do processo, mas não haveria um nome ainda definido. Mas confirmou que foi convidado para encabeçar. “Esta é uma decisão que não se pode tomar sozinho. Estamos conversando e acho que vamos chegar a um entendimento”, disse.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Bebê de apenas 5 meses morre com Covid-19

Publicado

em

Uma criança de apenas 5 meses teve morte diagnosticada como sendo por Covid-19. A informação foi divulgada neste sábado, 28, pela secretaria de Estado da Saúde, por meio de seu Boletim Epidemiológico.

O óbito ocorreu no dia 24 de novembro, no Hospital Municipal de Araguaína.

Esta é a nona morte por Covid-19 no município.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: PM recupera bicicleta roubada e prende suspeito no bairro Boa Vista

Publicado

em

A Polícia Militar (PM) através do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), norte do Estado, prendeu na noite dessa quinta-feira, 26, um homem de 32 anos acusado de roubar a bicicleta de um menor de 15 anos no Bairro Boa Vista em Augustinópolis.

O pai do menor ligou para a PM e relatou que o homem havia roubado a bicicleta de seu filho que se encontrava estacionada em frente a sua residência naquele setor.
Ainda segundo o pai da criança, seu filho chegou a seguir o autor, mas, acabou sendo ameaçado de morte e resolveu comunicar o caso ao pai.

Para não ser contido, o homem ainda tentou fugir deixando para trás a bicicleta, mas, acabou sendo preso pela PM quando tentava se esconder em um bar. O indivíduo e o objeto do roubo foram apresentados na Central de Flagrantes para as devidas providências.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Sr. Quincas morre aos 97 anos

Publicado

em

Faleceu na sexta, 27, um dos pecuaristas mais respeitados de Araguatins, no Bico do Papagaio, Joaquim José de Araújo, mais conhecido como Sr. Quincas. Ele faleceu de causas naturais aos 97 anos.

O velório está acontecendo em sua residência, na Avenida Siqueira Campo, 475, no centro da cidade.

O sepultamento será às 17h, no Cemitério Municipal.

Continue lendo
publicidade Bronze