Connect with us

Bico do Papagaio

ITAGUATINS: I Workshop de artesanato regional reúne mais de 170 artesãos no Bico do Papagaio

Publicado

em

O primeiro workshop de artesanato regional promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins (SECULT), por meio da Superintendência de Artesanato, reuniu mais de 170 artesãos de diversos municípios da região do Bico do Papagaio. Com uma programação diversificada, dividida entre palestras, apresentações culturais e exposição de variados artesanatos produzidos na região, o evento foi realizado na sexta-feira, 14, em Itaguatins, e contou com a presença da superintendente de Artesanato da SECULT, Warner Pires, representando a secretária da Cultura, Kátia Rocha, da diretora de Artesanato, Ivoneide Barreto, da coordenadora estadual de Artesanato Turismo e Cultura do Sebrae, Magvan Souza, e ainda do secretário Homero Barreto, do prefeito da cidade, Homero Júnior, e de diversos representantes municipais da região.

A superintendente Warner Pires ministrou a palestra “Artesanato como objeto de transformação social”, onde abordou temas como “Artesanato como fonte de renda e inclusão social”, “Cooperativismo”, “Cadastramento de artesãos” e ainda falou sobre políticas públicas voltadas para os artesãos.

A coordenadora do Sebrae, Magvan Souza, incentivou o trabalho realizado pelos artesãos que expuseram seus produtos no evento e falou sobre a importância das parcerias voltadas para o desenvolvimento do artesanato tocantinense. “Sabemos que não basta somente ter recursos e estratégias se não tiver liderança e um Governo que se empenhe, e sabemos que a Secretaria da Cultura e todo este trabalho têm tudo para dar certo. O Sebrae é parceiro neste projeto e estamos unidos para ajudar vocês a desenvolver, por meio do artesanato com geração de renda, riqueza e dignidade”, disse a coordenadora.

Representando os artesãos da região, a artesã Marinalva, de Aguiarnópolis, emocionou a plateia ao descrever sua história de superação por meio do artesanato com o babaçú. “Tive um grave acidente e passei muito tempo sem ter condições de trabalhar. Estava quase desistindo de viver quando uma amiga me trouxe umas peças de palha do babaçu e ali, mesmo com dificuldade, comecei a trançar. Hoje, além de ser um meio de vida, sinto um grande orgulho quando vejo o valor do meu trabalho”, disse Marinalva, ao mostrar uma de suas peças – uma bela bolsa adornada com tranças de palha.

Já a artesã do município de Maurilândia, Maria de Jesus Pereira, expôs no workshop pela primeira vez sua coleção de peças em crochê e falou que o evento a surpreendeu. “Na verdade, antes deste evento, nem sabia que meu trabalho era importante. Com ele estou tirando dúvidas, conhecendo outros produtos diferentes e aprendendo sobre o valor do nosso trabalho”, declarou a artesã.

Foram expostos os mais diferentes e variados produtos, desde pintura em quadros, peças em madeira, crochê, lã, colares, brincos e chaveiros de babaçu, às peças rústicas reproduzindo a natureza, com galhos e pássaros, tendo como matéria prima o cipó e o coco babaçu.

O evento contou também com a apresentação da dança de origem africana “Dança de Lili”, da cidade de São Miguel, composta por 24 adolescentes, e finalizou com uma grande confraternização ao som de música regional.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Bico do Papagaio

ANANÁS: Posto do DETRAN e Núcleo de Identificação são inaugurados

Publicado

em

Como parte da política de descentralização dos serviços público da esfera estadual, o governador do Estado do Tocantins em exercício, Wanderlei Barbosa, entregou à população de Ananás, no Bico do Papagaio, neste sábado, 27, o Posto de Atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e o Núcleo de Identificação Civil. A iniciativa visa facilitar o acesso da população aos serviços prestados pelos respectivos órgãos.

As unidades representam  uma antiga demanda reclamada pela população e vai atender ainda os moradores de cidades circunvizinhas como Cachoeirinha, Angico, Riachinho, que somam de mais de 20 mil habitantes.

A expectativa da gestão ao implantar o posto do DETRAN na cidade é melhorar o atendimento à população tocantinense, facilitando o acesso e ampliando a disponibilização dos serviços relacionados ao órgão estadual de trânsito na região. Essa é a trigésima quarta unidade do Detran no Estado.


Quanto aos núcleos de Identificação, o Tocantins passa a contar com 79 unidades de atendimento para emissão de 1ª e 2ª via de Carteira de Identidade. Os serviços são coordenados pela Superintendência de Polícia Científica, por meio do Instituto de Identificação, instituições ligadas à Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Ao defender a política de descentralização dos serviços públicos, em prática na sua gestão, o governador Wanderlei Barbosa explicou que o Tocantins não para e que ao interiorizar os serviços com a implantação da representação dos órgãos em cidades polos vai proporcionar cidadania e facilitar a vida dos usuários que necessitam dos serviços dos órgãos estaduais.

“Descentralizar os serviços para aproximar das pessoas é um ato de cidadania e uma missão de Governo. Já fazíamos esse trabalho e agora estamos aperfeiçoando para prestar um serviço melhor aos tocantinenses. As parcerias são fundamentais e tenho falado aos prefeitos que faremos um trabalho confiando na capacidade administrativa de cada um, porque estabelecer parceria é confiar nos prefeitos e nas suas capacidades de gestão”, frisou o governador.

Para o prefeito de Ananás, Valdemar Batista Nepomoceno, a implantação dos dois órgãos foi importante é constitui um sonho realizado não só para Ananás, mas para todas as cidades circunvizinhas. “São mais de 25 mil pessoas que estão sendo beneficiadas. Quantas vezes os usuários tiveram que se deslocar a outros centros com todas as dificuldades para realizar um serviço do Detran ou no Centro de Identificação! Agora esses serviços estão bem próximos, portanto, essas parcerias são importantes e demonstram a sensibilidade do governador Wanderlei ao estabelecer essa descentralização dos serviços”, frisou o prefeito.

O presidente do Detran, Paulo Roberto de Castro Nogueira, destacou que a descentralização dos serviços do órgão vai proporcionar satisfação à população. “Essa unidade que inauguramos é uma demonstração disso. Vai atender mais de 35 mil pessoas e o que queremos é prestar o melhor serviço possível. A nossa meta é levar esses serviços a todos os municípios tocantinenses”, disse.

O secretário de Segurança  Pública, Wlademir Costa, ressaltou que essa aproximação dos serviços do órgão da população é uma forma de proporcionar cidadania às pessoas. “Implantar esse Núcleo de Identificação vai permitir que as pessoas tenham acesso ao documento de identidade é garantir sua cidadania. É isso que o Governo do Tocantins está proporcionando às pessoas aqui da região”, pontuou o Secretario.

Inauguração

Ainda em Ananás o Governador Wanderlei Barbosa participou da inauguração da recuperação da estrada vicinal, bueiros e aterros que dão acesso aos Projeto de Assentamentos Antônio Alves Moreira, Luar do Sertão é Cacuri. As obras foram realizadas com recursos do Governo federal é do município de Ananás.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: “Quarteto da cachaça” promove perturbação, desacata policiais e vai finalizar patuscada na Delegacia

Publicado

em

A Polícia Militar apreendeu na manhã de sexta-feira, 26, um equipamento de som no Bairro Siqueira Campos, na cidade de Axixá do Tocantins, norte do Estado, e realizou ainda a detenção de quatro pessoas, dois homens, 38 e 21 anos, uma mulher de 19 e um adolescente de 17 anos. O grupo desacatou a guarnição da PM, além de oferecer resistência ao ser flagrados perturbando o sossego alheio.

A guarnição da PM chegou ao local após o recebimento de denúncia via telefone 190, dando conta da perturbação do sossego alheio provocado por uma caixa de som que se encontrava ligada com volume excessivo. Os policiais militares constataram que os envolvidos ingeriam bebida alcoólica.  

A mulher de 19 anos, responsável pelo aparelho de som, ainda tentou esconder o aparelho em sua residência. Depois de ser orientada pela PM sobre o crime que praticava, acabou entregando o objeto aos policiais. 


Durante a ação, a mulher negou a apresentação dos documentos pessoais e começou a desacatar a guarnição da PM, mas acabou presa. 

Enquanto a mulher era conduzida para a viatura, os outros três envolvidos, incluindo o menor, e alguns populares interviram na ação da PM, na tentativa de impedir que a mulher fosse levada para a Delegacia. Outra viatura com reforço policial chegou ao local, e os indivíduos terminaram desacatando os policiais com palavras de baixo calão, sendo então contidos.

Os indivíduos foram informados da ilicitude da conduta praticada, e juntamente com o equipamento de som, foram entregues na Delegacia de Polícia para as devidas providências. 

Continue lendo

Bico do Papagaio

PALMEIRAS: Acusado de agredir e matar namorada em Goiânia é capturado

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na noite de quinta, dia 25, um jovem de 23 anos suspeito de assassinato. A prisão aconteceu em decorrência de uma ação integrada entre PRF, PCGO, PMGO e PMTO.

A prisão foi registrado no km 8 da BR 226, município de Palmeiras, no Bico do Papagaio. Na oportunidade, com base em informações coletas pelas forças policiais envolvidas, a equipe da PRF conseguiu abordar o ônibus de transporte de passageiros em que o suspeito fugia.

O jovem de 23 anos, suspeito de ser o autor de agredir a namorada na noite de quarta, 24, lesões que provocaram sua morte que aconteceu no dia seguinte, quinta, 25. O jovem confessou que estava fugindo e que ingressou no ônibus em Goiânia-GO, tendo descido em Araguaína onde pegou outro ônibus e seguia com destino para Belém-PA.

O detido não quis fazer nenhuma declaração sobre o crime.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze