Em Dianópolis, a senadora Kátia Abreu (PDT/TO) reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e líderes da região Sudeste.  No encontro, foi discutido o Plano de Desenvolvimento Regional para a região Sudeste e o consórcio de prefeituras. Após ouvir as demandas apresentadas por cada prefeito, Kátia listou as prioridades para o Sudeste e as mais citadas são a necessidade de asfalto, construção de pontes em estradas vicinais e construção de açudes. Kátia irá destinar emendas para a aquisição de máquinas e equipamentos para o consórcio executar obras de asfalto e construção de açudes, poços artesianos e tanques de piscicultura.

O Plano de Desenvolvimento Regional conta com 18 entidades parceiras, dentre elas o Sebrae/TO e a UFT  (Universidade Federal do Tocantins), que estavam presentes na reunião e apresentaram as soluções para problemas enfrentados na região. O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, por exemplo, fez a exposição sobre métodos de sanar danos causados pela seca que afeta o Sudeste. Ana Lúcia, vice-reitora da UFT, falou sobre eficiência na gestão municipal.

“Nós estamos trabalhando num cenário de muita dificuldade no Brasil, no Tocantins e nas cidades, mas nesses momentos de crise precisamos arregaçar as mangas e encontrar soluções para superar”, alertou Kátia acrescentando que “a economia desses municípios pode alcançar números surpreendentes”, enfatizou a senadora.

O Plano de Desenvolvimento Regional também prevê a regularização  de terrenos urbanos com criação da planta de valores e titulação dos terrenos.  Kátia Abreu buscará a implementação de  ursos à distância (superior, tecnológico e técnico) para as cidades que não tem universidade.  Outra ação é a desburocratização para criação de empresas e implantação SIM (Sstema de Inspeção Municipal) onde não existe.

TURISMO
O eco-turismo foi outro setor abordado na reunião. A estruturação e sinalização dos pontos de atrativos; capacitação profissional; investimentos nos laboratórios de gastronomia são ações também eleitas no encontro com os prefeitos do Sudeste.

O prefeito de Paranã, Fabrício, saiu confiante da reunião. “Essa iniciativa da senadora Kátia Abreu de fazer consórcio das predruteas vai mudar a realidade da nossa região, estou ansioso pra começar os trabalhos”, disse o prefeito.

“Tenho certeza que os prefeitos que compareceram nessa reunião irão colher bons frutos dessa parceria que a senadora apresentou aqui. Nossa região sofre com a seca e outras dificuldades i iniciativas como essa é que nos dão esperança”, disse o prefeito de Combinado, Lindolfo.

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.