- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 26 / fevereiro / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MARABÁ: Hospital Regional fortalece ações de Segurança do Paciente

Mais Lidas

O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), do Hospital Regional do Sudeste do Pará “Dr. Geraldo Veloso” (HRSP), município de Marabá, é uma referência de excelência na Região de Integração Carajás. Além de garantir a qualidade dos serviços prestados, destaca-se pelo compromisso com a segurança e o bem-estar dos pacientes.

O diretor Executivo do Hospital, Flavio Marconsini, disse que o Núcleo, composto por uma equipe multiprofissional capacitada, desempenha papel importante na garantia dos mais elevados padrões assistenciais.

“O Núcleo de Qualidade é responsável por garantir que todos os processos de nossa instituição sejam realizados de forma segura, eficaz e eficiente. Suas atividades abrangem desde a avaliação da qualidade da assistência prestada aos pacientes até a segurança do ambiente hospitalar”, explicou o diretor.

Prioridades – Moradora de Marabá, Maria Paiva compartilhou a importância da segurança do paciente, especialmente quando foi encaminhada ao Hospital para exame de ressonância magnética. “Estou satisfeita em saber que no Regional a segurança e a qualidade do atendimento são prioridades. Isso me proporcionou tranquilidade durante o exame. Recebi todas as informações necessárias, e tudo transcorreu perfeitamente”, informou.

A enfermeira Luana Maria, que atua no Setor de Qualidade, frisou a importância do NQSP para a melhoria da segurança do paciente. “Através das ações do Núcleo, conseguimos identificar falhas, melhorar processos e contribuir para aprimorar o atendimento e, consequentemente, uma melhor recuperação dos pacientes”, acrescentou.

Em 2023, a unidade do Governo do Pará promoveu mais de 100 ações, treinamentos e eventos direcionados à segurança do paciente.

Segundo Alan Ferreira, diretor Assistencial do Hospital, “o papel do NQSP é aprimorar constantemente nossos serviços, assegurando que os pacientes recebam o atendimento de alta qualidade que merecem. Conseguimos reduzir significativamente incidentes, o que resulta em uma recuperação mais rápida dos usuários, permitindo que retornem ao conforto de seus lares”.

O diretor ainda ressaltou a importância da tecnologia como aliada na segurança dos pacientes, destacando a utilização de uma ferramenta eletrônica para monitoramento contínuo das atividades, ações e processos.

“A utilização de ferramentas eletrônicas na gestão hospitalar é fundamental para garantir a segurança dos pacientes. Essas tecnologias oferecem um acompanhamento contínuo e preciso das atividades e processos, permitindo tomadas de decisão ágeis e embasadas em dados. São aliadas essenciais na busca pela excelência assistencial e na promoção de um ambiente hospitalar cada vez mais seguro e eficiente”, afirmou.

O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de um milhão de pessoas, em 22 municípios da região.

Serviço: O Hospital Regional Público do Sudeste oferece mais de 30 serviços, entre médicos e laboratoriais, proporcionados pela equipe multiprofissional, atuando com regime de porta-aberta para Traumatologia, uma das prioridades do atendimento. Também é referência em Nefrologia, com o Centro de Hemodiálise e Hemodinâmico, com um dos equipamentos mais modernos do Brasil.

A unidade hospitalar conta com 115 leitos, dos quais 77 são para unidades de internação clínica e médica, e 38 para Unidades de Terapia Intensiva (UTI), estas com 20 leitos de UTI adulto, nove de UTI pediátrica e nove de UTI Neonatal, estrutura que possibilita atender pacientes em diferentes níveis de complexidade.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias