Connect with us

Bico do Papagaio

Municípios do Bico continua recebendo monitoramento do Programa Criança Feliz

Publicado

em

Com objetivo de orientar os municípios na execução e ainda acompanhar as visitas domiciliares do Programa Criança Feliz, o Governo do Tocantins, por meio da equipe do Serviço de Proteção Básica da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) iniciou, nesta semana, o monitoramento do programa nos municípios de Sampaio, Praia Norte e São Miguel.

As visitas técnicas prosseguem nesta sexta-feira, 25, em Augustinópolis; dia 28 em Araguacema; dia 29 em Caseara; dia 30 em Pindorama e dia 31 em Silvanópolis. A meta é realizar visitas técnicas nos 51 municípios que desenvolvem o programa, até o final de 2019.

O Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal, com gestão compartilhada entre o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), e os municípios. O objetivo do programa é ampliar a rede de atenção e o cuidado integral às crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

De acordo com a coordenadora do programa no Estado, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Katilvânia Guedes, no primeiro momento haverá uma reunião geral com a gestão do município, equipe do PCF, comitê gestor municipal, coordenador de Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e equipe técnica, gestor do Cadastro Único e demais envolvidos e num segundo momento, acompanhamento na visita domiciliar a uma família, seguida de reunião de consolidação com a equipe do programa.  

Ainda segundo a coordenadora, o balanço semanal realizado pela Setas sobre a evolução do Programa Criança Feliz (PCF) no Tocantins, realizado em 21/10/2019, mostra que 94 municípios estão elegíveis ao PCF, com adesão de 51 municípios;  dois municípios aguardando a efetivação da adesão, em 2019; 10 municípios aderidos à expansão e 51 municípios registraram visitas. “Em 2019, todos os municípios com adesão ao programa registraram visitas. Até o momento foram visitadas 9.030 crianças, 2.322 gestantes, 11.352 pessoas adultas, sendo 8.576 famílias visitadas até o momento”, afirmou. 

Programa Criança Feliz

Coordenado pelo Ministério da Cidadania, o Criança Feliz busca promover o desenvolvimento adequado da primeira infância, integrando ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos.

O PCF se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. (Eliane Tenório)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

BURITI: Lucilene lidera disputa pela Prefeitura com 55,3%. Borjão tem 34,7% aponta iABR

Publicado

em

O Instituto ABR (iABR) divulgou nesta quarta, 28, uma pesquisa de intenção de votos para prefeito de Buriti, município do Bico do Papagaio. O levantamento ouviu 300 eleitores no dia 24 de outubro. Confira os resultados.

Dois candidatos disputam a Prefeitura de Buriti: Américo dos Reis Borges, o Borjão (MDB), que concorre à reeleição; e a servidora pública Lucilene Gomes de Brito (Solidariedade).

Pesquisa estimulada

Lucilene aparece com 55,3% dos votos, enquanto que Borjão foi citado por 34,7%. Outros 10,0% afirmaram que não sabem ou não opinaram.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, na qual o entrevistador não menciona os nomes dos candidatos, Lucilene é mencionada por 51,0% dos eleitores. Borjão foi lembrado por 35,7%. Não souberam ou não opinaram representam 13,3%.

Rejeição

Ao serem questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum para prefeito, 44,7% dos entrevistados responderam Borjão, enquanto que Lucilene é rejeitada por 24,7%. Os demais 30,6% não rejeitam ninguém ou não responderam.

O Instituto ABR ouviu 300 eleitores em Buriti no dia 24 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 5,6 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número TO-08334/2020.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veja os números da Covid-19 desta terça, 27

Publicado

em

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Veja os números da Covid-19 desta terça, 27

Publicado

em

Continue lendo
publicidade Bronze