Connect with us

Bico do Papagaio

Municípios do Bico se organizam para campanha de atualização do cartão de vacinação de crianças e adolescentes

Publicado

em

Para melhorar as coberturas vacinais, manter controlada, eliminada ou erradicada doenças imunopreviníveis, gestores municipais, coordenadores de imunização e técnicos das salas de vacinas dos 27 municípios do Bico do Papagaio, estiveram reunidos nesta terça-feira, 5, para falar sobre a microrregional da Campanha de Multivacinação 2017.  O encontro teve como foco tratar da atualização da caderneta de vacina de menores de 15 anos não vacinados, a fim de completar o esquema vacinal de acordo com o Controle Nacional de Vacinação.

Conforme a enfermeira da gerência de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Vandecleia Luciano da Silva, são, ao todo, 19 vacinas ofertas, sendo 14 para menores de 5 anos e cinco para menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Entre elas estão: Hepatite B, Pneumo 10, Meningocócica C, Rota Vírus, HPV, Febre Amarela, entre outras de rotina.  De 11 a 22 deste mês ocorre a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.

“Não há meta. A campanha ocorre de forma seletiva, ou seja, só quem ainda não foi vacinado e que está na faixa etária deve fazer a atualização”, destacou a enfermeira, acrescentando que no dia 16, quando ocorre o dia D, as 290 salas de vacinas do Estado estarão abertas das 7h30 às 18 horas. “Lembrando que público alvo também pode se vacinar nos outros dias da Campanha”, destacou.

Vacina HPV

Este é o primeiro encontro focado na vacina HPV para meninos de 11 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias. “A imunização é dinâmica. A do HPV, por exemplo, houve esta atualização”, pontuou.

A técnica em enfermagem da Sala de Imunização de Miracema, Evanildes Gomes, destacou a relevância do encontro e da campanha. “Mais uma capacitação de extrema importância. Nosso objetivo é resgatar os não vacinados e atualizar os demais. Estaremos prontos para atender a toda demanda”, disse.

A enfermeira e coordenadora de Imunização de Gurupi, região Sul do Estado, Lana Quirino, falou sobre a importância dos pais levarem os filhos às Unidades Básicas de Saúde (UBS). “É um direito das crianças de serem vacinadas e se evitarem doenças imonopreviníveis”, frisou, acrescentando que o Cartão de Vacina é um documento pessoal e deve acompanhar as crianças e adolescentes a todo o momento. (Verônica Veríssimo)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ITAGUATINS: Oficializada novas mortes por Covid-19

Publicado

em

Neste quinta, dia 4, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou duas novas mortes por Covid-19, no município de Itaguatins, no Bico do Papagaio. Agora, segundo a SES, são 4 vítimas da doença.

Conforme a SES, só agora foi computada uma vítima ainda do mês de junho de 2020, que era homem de 69 anos, que morreu no Hospital Dom Orione, em Araguatins. A quarta morte aconteceu no dia 22 de fevereiro deste ano, era homem de 75 anos e estava no Hospital Materno Infantil Imperatriz, na região Tocantina Maranhense.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Bebê de apenas 11 dias é salvo pela PM após engasgar

Publicado

em

Um bebê, de apenas 11 dias de nascido, foi salvo pela equipe de policiais militares do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), na tarde dessa quarta-feira, 03, no Assentamento Indiana, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio. A mãe da criança, 20 anos, ligou no telefone 190 relatando que seu bebê estava engasgado e pedia socorro da PM.

Ainda segundo a mãe da criança, o bebê havia acabado de mamar e começou a se engasgar com o próprio vômito assim que ela deitou a criança. O policial militar que atendeu a ligação na Central de Operações da PM (Copom), percebendo o desespero da mãe deu início a diversas orientações no intuito de acalmar a mãe e como deveria proceder com os primeiros socorros até a chegada da viatura da PM que já estava a caminho para o local.

A criança foi salva quando os policiais militares chegaram e realizaram o procedimento conhecido por Manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo da pessoa respirar.

Durante o trajeto para o hospital de Araguatins, através da sequência das manobras os militares perceberam que as vias respiratórias do bebê já estavam desobstruídas, respirava normalmente e foi entregue à equipe do Corpo de Bombeiros que também já estava a caminho em atendimento da solicitação e assumiu os trabalhos levando o bebê para a Unidade Hospitalar de Araguatins.

“Dá orgulho essas ações, pois demonstram que a nossa atividade vai muito além de prender ladrão, mas também proteger o cidadão de bem, principalmente aquele mais necessitado. Parabéns a cada um dos militares, desde o Copom até a guarnição, pela dedicação nesta ocorrência”, afirmou o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Valdemi Reis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta quinta, 4

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze