Connect with us

Bico do Papagaio

Pequenos negócios do Bico têm até o dia 15 de julho para retornar ao Simples Nacional

Publicado

em

As micro e pequenas empresas (MPE) excluídas do Simples Nacional terão até o dia 15 de julho deste ano para requerer o retorno ao sistema. Na quarta-feira (3), o Comitê Gestor do Simples Nacional (SGSN) editou Resolução que permite esta ação. Os pequenos negócios podem retornar ao Simples Nacional desde que tenham sido excluídos do sistema em 1º de janeiro de 2018, tenham aderido ao Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional (Pert-SN), instituído pela Lei Complementar nº 126, de 6 de abril de 2018 e não tenham incorrido nas vedações previstas na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

“O Simples Nacional tem impacto direto na sobrevivência da micro e pequena empresa. Estudos realizados pelo Sebrae mostram que, se o modelo de tributação acabasse, 67% das empresas optantes fechariam as portas, seriam empurradas para a informalidade ou reduziriam suas atividades. Por isso, esta Resolução é tão importante, representa uma oportunidade para as micro e pequenas empresas”, defende o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

A opção de retornar ao Simples Nacional poderá ser feita até o dia 15 de julho, perante a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, por meio de um formulário. No requerimento deve constar a assinatura do contribuinte ou por seu representante legal, e instruído com o documento de constituição da pessoa jurídica ou equiparada, com as respectivas alterações que permitam identificar os responsáveis por sua gestão.

Conforme a Secretaria-Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional o contribuinte deve estar ciente de que, em caso de prestação de informação falsa, ele poderá ser excluído retroativamente do Simples Nacional, além de estar sujeito às demais penalidades previstas na legislação. Outro aspecto importante é que, uma vez deferida a opção extraordinária, as MPE ficarão sujeitas às obrigações tributárias principais e acessórias decorrentes, desde 1º de janeiro de 2018.

Simples Nacional

O Simples é um regime tributário facilitado e simplificado para os pequenos negócios. Criado em 2006 pela Lei Complementar nº 123, o Simples abrange a participação de todos os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) e reúne, em um único documento de arrecadação (DAS) os seguintes tributos: IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social a cargo da pessoa jurídica (CPP).

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC pega o Paragominas neste domingo com dois reforços

Publicado

em

O Tocantinópolis confirmou mais dois reforços, após ter anunciado Bilau (atacante), Potiguar (defensor) e Elifran (meia) nesta semana. Os dois primeiros já foram inscritos no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, e devem ficar à disposição para o jogo deste domingo (13), às 16h, contra o Paragominas, pelo Brasileiro da Série D.

Nesta sexta-feira a diretoria anunciou o meia-atacante Samuel e o goleiro Gabriel, ex-Cascavel, do Paraná. Samuel chega por empréstimo junto ao Brasiliense, a exemplo do meia Elifran.

O TEC embarca para o interior do Pará neste sábado. Conforme a diretoria, a previsão de saída da delegação é por volta das 5h da manhã, com chegada prevista por volta das 12h. O time deve fazer reconhecimento do gramado no período da tarde.

O clube ainda não confirmou todos os testes da Covid. Incialmente está fora o meia Rubens, que testou positivo para a Covid. O técnico Neto Costa deve contar com o retorno do goleiro Paulo Henrique, que ficou fora do jogo contra o Moto Club – após ter uma lesão na panturrilha, e ter testado positivo para a Covid-19. O atacante Bilau e o defensor Potiguar viajam com a delegação. (GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: Produtores participam de curso sobre manejo alimentar para bovinos de leite

Publicado

em

No município de Buriti do Tocantins, produtores se uniram em busca de qualificação em uma cadeia que tem impulsionado a economia da região: a Bovinocultura de Leite. Dez participantes se capacitaram no curso de “Manejo Alimentar para Bovinos de Leite”, realizado pela primeira vez no município, por meio do sistema FAET/SENAR.

A produtora Simone Costa que participou do primeiro curso, comentou que a cadeia está em expansão: “Nossa região possui vários laticínios que tem impulsionado a produção de leite, mas para fornecermos um produto de qualidade nós precisamos estar capacitados e também investir na qualidade do nosso rebanho”, explicou. Ainda segundo Simone, o curso irá fazer com que os participantes conquistem mais respeito dos compradores e também uma melhor remuneração.  


Durante as aulas práticas, realizadas na fazenda Alto Bonito, a instrutora do curso, Geicianne Batista, explicou aos participantes pontos importantes para melhorar a produção como compreender as características e as necessidades nutricionais dos bovinos em cada fase de desenvolvimento dos animais, bem como na fase de produção.

Para a instrutora, um dos pontos que comprometiam a produtividade dos participantes eram as técnicas adotadas e que careciam de atualização. “Conseguimos identificar muitos problemas no manejo, como por exemplo, o fornecimento da mesma ração para todos os animais. Explicamos que cada categoria tem uma exigência nutricional diferente, por isso eles não tinham um melhor desempenho em relação a produção. O intuito do curso é aumentar a produção e contribuir com a bacia leiteira na região”, destacou.

Satisfeito com o resultado, o participante Leonardo Nascimento se sente mais preparado para o mercado: “Durante essa semana percebi os erros que antes eu cometia por não conhecer as técnicas adequadas, mas agora com o conhecimento certo vou aumentar minha produção e os meus lucros”, concluiu. O curso teve carga horária de 24 horas e foi realizado em parceria com a Regional de Araguatins.

Continue lendo

Bico do Papagaio

DARCINÓPOLIS: Mulher de 47 anos é a 10ª vítima da Covid

Publicado

em

Mais uma morte por Covid-19 foi oficializada no município de Darcinópolis, no Bico do Papagaio. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de seu Boletim Epidemiológico desta sexta, 11.

A vítima é uma mulher de 47 anos, sem comorbidades relatadas, que faleceu no dia 18 de maio, no Instituto Sinai.

Agora, Darcinópolis soma 10 óbitos pela doença.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze