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sexta-feira, 26 / abril / 2024

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Plataforma vai ajudar municípios do Bico a gerenciar execução de transferências de recursos

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O Estado do Tocantins está utilizando o Conv@TO (http://convenio.to.gov.br), sistema que realiza a gestão de parcerias institucionais, por meio de emendas parlamentares, oferecendo aos gestores municipais e associações uma plataforma eletrônica capaz de gerenciar a execução das transferências realizadas pelo Governo do Tocantins, de forma automática e transparente. Atualmente, mais de 200 projetos estão sendo inseridos no sistema desde o inicio de sua utilização, em fevereiro deste ano.

No município de Colinas do Tocantins, a diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Eliszane Henriques, precisou de auxilio técnico para inserção dos documentos no Conv@TO. “Realizamos no inicio do ano a solicitação pelo sistema dos equipamentos tecnológicos e mobiliários que foram recomentados pela federação estadual, gostei muito do sistema e com auxilio consegui adicionar todos os ofícios e documentos necessários”, afirma Eliszane.

A secretária de Saúde do município de Bandeirantes, Samara dos Santos, tem utilizado o sistema e inserido as demandas municipais. “O sistema é bem acessível, a inclusão na plataforma dos documentos representa economias das impressões de materiais e contribuição na redução de custos com diárias e transportes porque antes era necessário ir até a Capital entregar a solicitação, entre outros benefícios para os municípios”, relata a secretária que também tem recebido auxilio técnico por telefone.         

Para o melhor entendimento e usabilidade do sistema que está sendo implantado e mantido pela Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI) e Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz), será realizado o atendimento de chamados para dúvidas sobre a utilização e inserção de documentos no Conv@TO pela Central de Serviços (https://chamados.ati.to.gov.br/). Técnicos da Sefaz e ATI estarão disponíveis para atendimento dos usuários para esclarecimento de dúvidas do primeiro acesso aos incidentes e requisições.

Central de Serviços

A Central de Serviços vai atender os servidores públicos estaduais do Poder Executivo e os usuários externos que utilizam os sistemas do Estado. Para os servidores é necessário estar na base de dados do Ergon (Sistema de Folha de Pagamento do Estado) e acessar o site chamados.ati.to.gov.br. Para quem não faz parte do quadro de servidores estaduais o chamado pode ser aberto por meio do e-mail chamados@ati.to.gov.br. Após a solicitação, a demanda é automaticamente inserida na ferramenta e poderá ser atendido normalmente.

Com o auxílio da plataforma os departamentos e servidores de Tecnologia da Informação equilibram suas cargas de trabalho e tratam de forma proativa as tarefas recorrentes, fornecendo serviços de alta qualidade no tempo certo. A Central permite que os analistas em tecnologia da ATI classifiquem e encaminhem com precisão os incidentes e as solicitações de serviços para as áreas correspondentes.

Conv@TO

No sistema, os parlamentares indicarão as emendas para que os municípios e associações apresentem os projetos para os recursos, destinados à saúde, realização de obras, serviços, requisição de equipamentos e materiais permanentes. Após a formalização da parceria ou convênio, é necessário que os gestores realizem a execução e prestação de contas por meio do sistema, adicionando toda a documentação solicitada.

O acesso é possível por meio do link http://convenio.to.gov.br. Para o cidadão está disponível as informações na parte de “acesso livre” no qual é possível consultar as emendas, programas e projetos, como também realizar denúncias e reclamações.  (Tamires Rodrigues)

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