Connect with us

Bico do Papagaio

Policiais do 9º BPM participam de curso para implantação da Patrulha Maria da Penha

Publicado

em

Policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar (9ª BPM), com sede em Araguatins, estam participando em Palmas, do Curso Nacional Patrulha Maria da Penha, promovido por meio de uma parceria entre a Polícia Militar do Tocantins e o Ministério da Segurança Pública. O curso será realizado nos dias 5 a 14 de novembro.

O curso que está em sua 7ª edição, visa habilitar multiplicadores, integrantes do sistema de segurança pública, sobre os conhecimentos necessários para o enfrentamento (prevenção e combate) da violência doméstica e familiar contra a mulher. A instrução será ministrada para 40 profissionais das três forças que lidam diretamente com este tipo de delito, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Metropolitana.

Após a conclusão do curso os participantes se tornam “multiplicadores”, e poderão compartilhar seus conhecimentos com integrantes de suas corporações nas ações e estratégias para o enfrentamento da violência contra a mulher. A capacitação apresenta uma carga horária de 120 h/a sendo 60 h/a no formato presencial e outras 60 h/a no formato de ensino a distância.

O comandante geral da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa, lembrou que a violência contra a mulher é um tema recorrente na contemporaneidade e as instituições públicas precisam atuar em conjunto para minimizar os seus efeitos. “Preocupados com os avanços desta natureza de ocorrências, e com a proposta de redirecionar a Polícia Militar para a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, tendo como referência o que já está previsto na Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, não medimos esforços para que fosse implantada a Patrulha Maria da Penha no Tocantins”, esclareceu.

“Não é possível aceitarmos que, somente em 2018, de janeiro a outubro, tenhamos realizado, no Tocantins, 2.649 atendimentos, os quais dão uma média de nove atendimentos por dia. Há dias que o Tocantins registra 30 atendimentos em apenas 24 horas”, destacou o comandante. O coronel Jaizon Veras acrescentou que mesmo não figurando entre os estados com maior incidência de violência contra a mulher, o Tocantins precisa abaixar os índices, trazendo condições para a prevenção e o enfrentamento contra esta violência.

“Os novos multiplicadores que estão sendo formados não somente conhecerão a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, como conhecerão técnicas e serviços disponíveis para este grupo vulnerável, identificando seus fatores de risco e proteção para, assim, definir um plano de segurança viável, exequível e, sobretudo, eficiente e integrado no combate a este mal que ainda assola nossa sociedade” finalizou coronel Jaizon.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Plenário do STJ confirma por unanimidade afastamento de Carlesse do Governo

Publicado

em

No início da tarde desta quarta-feira, 20, o Plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ), confirmou a decisão do ministro Mauro Cambell, que afastou o governador, Mauro Carlesse (PSL), do cargo por 6 meses.

No começo da drugada a Polícia Federal realizou duas operações simultâneas que investigam pagamento de propina relacionada ao plano de saúde dos servidores estaduais e obstrução dessas investigações. Também são alvos da PF os secretários de Segurança Pública, Cristiano Barbosa, e de Parcerias e Investimentos, Claudinei Quaresmim.


As apurações indicam que o governo estadual tirou indevidamente delegados responsáveis por inquéritos de combate à corrupção conforme as investigações avançavam e miravam membros da cúpula do estado. Também apontam que houve produção coordenada de documentos falsos para manutenção dos interesses da organização criminosa.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro, organização criminosa, falsidade ideológica e documental e embaraço às investigações.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Wanderlei Barbosa já é governador interino do Tocantins

Publicado

em

A TV Anhanguera divulgou que o vice-governador Wanderley Barbosa (sem partido), já assumiu interinamente o governo do Tocantins. Ele fica no cargo enquanto o governador Mauro Carlesse (PSL) estiver afastado, o que pode durar até seis meses.

A decisão de afastamento, divulgada nesta quarta-feira (20), foi tomada pelo ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e será submetida ao pleno da Corte, que pode mantê-la ou revogá-la.

Wanderlei foi empossado na sede da Procuradoria Geral do Estado, logo depois de ser intimado – tomando conhecimento oficial – por agentes da Polícia Federal das ordens do Ministro Campbell.

Wanderlei ainda não se pronunciou.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Veja desembarque de tropa da PF para operação contra Carlesse

Publicado

em

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze