Connect with us

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Porto Fluvial abre novas perspectivas à economia do Tocantins

Publicado

em

Em agosto devem ser iniciadas as obras de construção do Porto Fluvial de Praia Norte, que vai facilitar o transporte fluvial de cargas entre a região do Bico do Papagaio e o Estado do Amazonas, passando pelo Pará e perfazendo um total de cerca de 2 mil km de vias navegáveis. A longo prazo, o Porto deve ligar o Tocantins ao Oceano Pacífico, seguindo do Amazonas pelo Equador, Peru e chegando até o mar.

O primeiro passo para a viabilização deste novo caminho para a economia do Estado foi dado nesta terça-feira, 11, com a assinatura do protocolo de intenções para a construção do Porto, por parte do governador Carlos Henrique Gaguim; do prefeito de Praia Norte, Gilmar Pinheiro, e do proprietário da multinacional alemã Eurolatina, Klaus Weyand.

Segundo o governador, o Porto é um empreendimento “que já deu certo” e representa a “redenção do Bico do Papagaio”, haja vista o grande número de indústrias que deve atrair para a região. Carlos Gaguim também destacou a competitividade do transporte fluvial, que requer menos custos que as modalidades rodoviária e ferroviária, além de ser a menos poluente entre as três.

Caminho

Com a conclusão da Eclusa de Tucuruí, no Pará, prevista para este ano, torna-se possível a navegação entre os estados do Tocantins e Amazonas. Com isso, o principal benefício para o Tocantins é que se torna viável a instalação, aqui, de um entreposto da Zona Franca de Manaus, conforme negociações já avançadas entre os governadores Carlos Gaguim e Eduardo Braga, do Amazonas.

Outro benefício é que o Porto, que viabiliza o transporte hidroviário, vem se somar à Ferrovia Norte-Sul, implementando o início do transporte multimodal no Estado. Por isso, para que haja a convergência entre as modais, o protocolo de intenções prevê a instalação do Centro Logístico de Aguiarnópolis, na Plataforma Multimodal do município, conectado ao Porto, destinado à armazenagem e distribuição de mercadorias.

Durante a solenidade de assinatura, o proprietário da Eurolatina, Klaus Weyand, convidou o governador para conhecer a sede da empresa, no Estado de Saarland, na Alemanha, e buscar parcerias junto ao governo local, nas áreas industrial e de produção de biomassas. Carlos Gaguim, por sua vez, apresentou a intenção de instalar no Tocantins um consulado da Alemanha, para facilitar as negociações comerciais entre os dois países.

Segundo o protocolo de intenções, a responsabilidade de construir o Porto Fluvial de Praia Norte é da empresa Eurolatina, que tem atuação na área logística e de distribuição de biomassas. Cabe ao Governo do Tocantins oferecer incentivos ficais, dotar o espaço com infraestrutura de apoio e atuar politicamente na defesa do empreendimento junto ao Governo Federal, incluindo a Valec (estatal responsável pela construção da Norte-Sul) e Antaq – Agência Nacional de Transporte Aquaviário. À Prefeitura de Praia Norte caberá ceder a área para instalação do Porto, na margem esquerda do Rio Tocantins. (Flávio Herculano)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Falta de água continua em diversos bairros. Problema dura mais de uma semana

Publicado

em

Equipe do SEMUSA entrou a noite desta quinta trabalhando para tentar reestabelecer o sistema

Moradores de Araguatins, no Bico do Papagaio, já estão há mais de uma semana sem abastecimento de água. O problema começou a acontecer na quinta, dia 29. Nesse período a cidade chegou a ficar totalmente desabastecida.

O fornecimento chegou a ser retomado em alguns bairros, porém de maneira inconstante. A maiorias dos setores permanecem sem água.

Também foi registrado desabastecimento em distritos no município.


O problema, segundo o Serviço Municipal de Saneamento (SEMUSA), autarquia responsável pelo tratamento de fornecimento de água, teria sido provocado por bombas queimadas.

Em Nota divulgada na manhã desta sexta, 7, o SEMUSA informou que foi instalada uma bomba que deve dar conta de atender toda demanda de abastecimento de água na cidade. Também disse providenciou uma bomba reserva revisada e pronta pra ser utilizada assim que necessário. Ainda comentou que efetuou a compra de uma nova bomba e aguarda a chegada.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Falta de água: Galdioso responde Rafael. “Deixou queimar a bomba por irresponsabilidade”

Publicado

em

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Membros do Conselho Municipal de Educação e Conselho do FUNDEB são nomeados

Publicado

em

O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), nomeou os novos membros do Conselho Municipal de Educação (CME) e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (CACS-Fundeb) com representantes de todos os segmentos, conforme prevê a legislação.

O CME exerce papel de articulador e mediador das demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenha função normativa, consultiva, deliberativa, mobilizadora e fiscalizadora. Ele pode decidir sobre diversos assuntos, desde autorizar o funcionamento de escolas e de cursos, até propor normas pedagógicas e administrativas.


Já o CACS-FUNDEB tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo. O colegiado não é uma unidade administrativa do governo, mas desempenha a função de controle e fiscalização da gestão pública, acompanhando e supervisionando a distribuição e aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar e do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos.

Veja as portarias com os nomes dos novos membros:

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CONSELHO DO FUNDEB

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze