Connect with us

Bico do Papagaio

Praias de Araguatins, Xambioá, Tocantinópolis e Itaguatins terão canal para denúncia de lixo irregular e queimadas

Publicado

em

Durante a temporada de praia no Bico do Papagaio, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) está realizando a blitz ambiental através do projeto Praia Consciente, que consiste em ações de educação ambiental.

As atividades são destinadas às comunidades ribeirinhas, turistas, banhistas e comerciantes e tem como objetivo alertar sobre o descarte correto do lixo e queimadas. A grande novidade do projeto Praia Consciente é a participação direta da população através do WhatsApp, 9 988 0030.

O Projeto Praia Consciente vai reforçar o canal Linha Verde do Naturatins (0800 63 11 55). Qualquer pessoa que constatar alguma irregularidade, agressão ao meio ambiente nas praias pode fazer a denúncia.

O diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, Eliandro Carlos Gualberto, falou sobre a importância da parceria com a Semarh. “A união dos órgãos ambientais, em prol do meio ambiente é fundamental. Vamos alinhar para que estas denúncias sejam encaminhadas para o email do Linha Verde, no endereço [email protected]. As denúncias  serão inseridas no cronograma de atendimento do nosso canal Linha Verde”, pontuou.

No Bico do Papagaio a ação vai percorrer 4 cidades: Araguatins, Xambioá, Tocantinópolis e Itaguatins.

As orientações da blitz ambiental são diferenciadas para o público alvo. Aos barraqueiros a preocupação é com o descarte do lixo, principalmente o óleo de cozinha. Apenas um litro pode contaminar mais de 20 mil metros cúbicos de água.

Já para os turistas e banhistas, a orientação é de não deixar lixo no chão e não levar comida para a água, no sentido de evitar ataques de piranhas. Com relação aos campistas, a blitz ambiental vai insistir na questão das queimadas. Nos acampamentos é comum acontecer churrascos, e a preocupação dos técnicos é com o descarte do carvão quente diretamente no chão, porque pode provocar incêndios, por causa dos ventos fortes típicos desta época.

Para o Gerente de suporte ao Desenvolvimento de Socioeconômico do Naturatins, Rodrigo Casado de Freitas, o Projeto Praia Consciente é uma oportunidade de a sociedade civil participar de um processo de sensibilização da população que utiliza as praias do Tocantins nesse período.

“Nesta essa época, aumentam os riscos de impactos ambientais, devido ao grande número de pessoas nas margens dos rios e a melhor forma de evitar este problema, é com o trabalho preventivo. Do Naturatins também participaram da ação, a fiscal ambiental, Milena Ferreira Vieira, além da parceria de órgãos como Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Secretaria de Educação e Cultura (Seduc)”, concluiu.

A linha de WhatsApp foi desenvolvida pela Assessoria de Comunicação da Semarh e estará disponível durante a temporada de praia. 

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

SÃO BENTO: Após tentativa de homicídio, suspeito atira contra Polícia e é morto pela Força Tática

Publicado

em

A Polícia Militar realizou na noite de terça-feira, 11, no município de São Bento, a apreensão de uma espingarda calibre 32 e oito munições do mesmo calibre, sendo três deflagradas, que estava em poder de um homem de 28 anos, acusado de efetuar um disparo contra a vida de uma pessoa de 31 anos, durante uma atividade de pesca no assentamento Terra Dura, localizado naquele município. O autor atingiu a vítima com um disparo no abdômen.

Equipes de policiais militares do 9º Batalhão da PM retornavam de uma diligência quando foram informados sobre a tentativa de homicídio e que a vítima já havia sido socorrida para o posto de saúde daquela cidade.Testemunhas disseram aos policiais que pescavam com o autor e a vítima quando o homem pegou uma espingarda e disparou na barriga do companheiro. Quando a PM chegou ao assentamento, onde o acusado estava escondido, foi recebida com tiros de espingarda efetuados pelo autor. Na tentativa de revidar frente a injusta agressão o homem acabou sendo atingido e veio a óbito no local.

Profissionais da saúde do município, perícia e o Instituto Médico Legal (IML) estiveram no local. A arma e munições foram recolhidas para os procedimentos legais.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Titulares de imóveis rurais podem solicitar emissão do Certificado 2020

Publicado

em

A liberação para emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural 2020 (CCIR) vai estar liberada a partir do dia 17 de agosto. A solicitação de titulares de imóveis rurais pode ser feita por meio de computador, smartphone, tablet, Salas da Cidadania e Unidades Municipais de Cadastramento. 

O acesso para impressão do Certificado vai estar liberado a partir das 16h do dia 17. Para validar o documento, é necessário que o titular quite a Taxa de Serviços Cadastrais. O pagamento pode ser feito no Banco do Brasil até o dia 15 de setembro. O valor pode variar de acordo com o tamanho da área e o atraso ou não pagamento até a data prevista pode gerar cobrança de multa e juros. 

O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural atualizado comprova a regularidade da área junto ao Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), base de dados do governo federal, gerenciada pelo Incra. Atualmente, mais de seis milhões de imóveis rurais estão cadastrados. Com essas informações, será possível ampliar o conhecimento sobre a malha fundiária brasileira e, segundo o governo, melhor gerenciá-la.

As informações para emissão do documento estão no site do Sistema Nacional de Cadastro Rural. Outra forma de acessar é baixar o aplicativo SNCR-Mobile nas plataformas Google Play ou App Store ou pelos telefones (61) 3411-7370 ou (61) 3411-7378. (Brasil 61)

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO BENTO: Bandidos fazem “arrastão” e roubam moradores

Publicado

em

Dois bandidos promoveram na noite de segunda, dia 10, um “arrastão” de roubos a transeuntes na cidade de São Bento, no Bico do Papagaio.

As vítimas foram três adultos com idades não declaradas; duas adolescentes, 14 e 15 anos; e um jovem de 18 anos.

A Polícia Militar foi acionada e segundo os relatos das testemunhas e vítimas, eram dois rapazes magros. Ainda segundo elas, a dupla estava em uma motocicleta Honda Titan vermelha. Eles se aproximaram das vítimas armados com arma de fogo e realizaram o roubo. Subtraíram das vítimas: um relógio, cordão, pulseira, e seis aparelhos celulares.

Os autores fugiram em direção não identificada.

Diligências foram feitas, mas ninguém foi preso. 

Continue lendo
publicidade