- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 25 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Projeção aponta crescimento de reflorestamento industrial no Bico do Papagaio

Mais Lidas

Parte integrante da Amazônia Legal, o Bico do Papagaio encontrou como alternativa ecológica e economicamente viável o investimento na plantação de florestas, mais conhecido como silvicultura. As plantações de eucalipto se destacam nas cidades de Darcinópolis, Wanderlândia e São Bento.

Projeções

O Estado é considerado um dos mais promissores do país no segmento. A previsão de crescimento de áreas reflorestadas é animadora e tem atraído a atenção de investidores.

Mercado

A produção do Bico do Papagaio deve ser destinada ao parque siderúrgico do Sul do Pará. “Atualmente, várias empresas estão interessadas em consumir uma energia certificada e o Tocantins vai ter produção para oferecer a essas empresas”, disse o subsecretário de Produção de Energias Limpas, Ailton Parente.

Incentivos

Instituições financeiras como Banco do Brasil, Basa e BNDES possuem linhas de créditos específicas voltadas para investidores interessados na silvicultura. Mas o maior incentivo é destinado pelo Governo Federal, por meio do programa ABC- Agricultura de Baixo Carbono.

O ABC foi criado em 2010 com a intenção de incentivar a prática da agricultura sustentável. O objetivo é contribuir com a redução da emissão, na atmosfera, de gases que produzam o efeito estufa. A idéia é aperfeiçoar a utilização da terra através da junção de floresta, pecuária e agricultura, melhorando assim a renda de do produtor.

Ailton explicou que a previsão do Governo Federal é investir em 2012 mais de R$ 3 bilhões no ABC. “A Seagro está de portas abertas para as pessoas interessadas nesse tipo de investimento, nossos técnicos estão preparados para disponibilizar as primeiras informações”, completou. (Com informações de Erica Lima)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

14 Comentários

  1. A Região Bico do Papagaio não tem a silvicultura como alternativa para seu desenvolvimento. As plantações de teca e eucalípito não estão sendo feitas por nenhum produtor rural da região. Grandes empresas se aproveitam de incentivos que o Governo Federal disponibiliza para o chamado desenvolvimento sustentável. Burocratisa o acesso dos pequenos e médios proprietários rurais e cria facilidades para estes empreendedores.
    Jamais, em lugar nenhum do planeta a silvicultura representou sustentação para a planeta . É uma plantação que causa sérios impactos ambientais e os exemplos estão na Inglaterra, Austrália, Paquistão, etc.
    A Região espera muito do Projeto Sampaio, onde há um planejamento para a fruticultura. Nossas terras não suportam os impactos do eucalipito. O resultado será em breve com o processo de desertificação.
    Ademais, as plantações atuais consumiram boa parte de nosso cerrado, dizimando o babaçu, pequi, outi, jussara, bacuri e outras variedades típicas do cerrado.
    Acreditamos no Projeto Sampaio e em outros pequenos projetos que colocam a agricultura familiar no processo de desenvolvimento regional. O resto é balela de aproveitadores, que gozam de privilégios em recursos que o governo do PT nega aos agricultores familiares do Bico, inclusive os próprios do PRONAF, que atinge um número muito restrito de sua totalidade.

  2. É lamentavel quando dizem que empresas dessa natureza que estão reflorestando. Até o momento só tenho visto o desmatamento do Cerrado, tirando toda vegetação natural, como: Pequi, mangabas, jatobás, Sucupiras, Babaçú, Oití. Dentre outras variedades frutiferas e de madeiras de lei que estão sendo dizimadas. e também os animais sendo expulso de seu habitat natural e deixando presa facil para os predadores.
    Falam também que estão produzindo divisas e dando serviço a população. mas tudo não passa de balela, sendo que o trabalho que eles produzem é temporário e de forma análogo, as divisas só para os políticos e gestores para dar apoio. Vale lembrar que são vinte munípios do Bico que estão sendo usado ou melhor do norte tocantinense. os municipios com maior indice no momento são: São Bento, Ananás, Angico, Darcinópolis e Wanderlandia.

  3. Até agora nunca ouvir falar sobre reflorestar serrado, não tem como serrado não é, e nunca será floresta, agora cabe aos prefeitos, e vereadores de cada região fazerem uma pesquisa ampla a respeito do assunto, que é de responsabilidade deles, foi pra isso que eles foram eleitos pra zelar pelos direitos do cidadão. Façam parcerias com as universidades, e vejam se realmente essa pode ser uma alternativa viavél para a região, se é, quantos empregos estão sendo gerados, quanto que o municipio pode arrecadar com isso, principalmente se é sustentavél, se for tem que gerar emprego e renda, todo mundo registrado bonitinho como manda a lei. Já ouvir e sei que tem a recuperação de áreas degradadas, se estão com essa de reflorestar serrado sei não! porque que eles não vão para a amazônia.

  4. É muita falsidade dizer que a Derrubada do cerrado brasileiro é reflorestamento ou seja é muito ignorância por parte de todos, sabemos que todas as plantações nativas desta floresta nativas são derrubadas e formadas carvões, e depois são plantados eucalipto, onde não ha nenhuma caça ou ave do cerrado brasileiro assim como as citadas acima como o meu amigo Gilberto Milhomem. Depois toda esta área é formada em carvão para a produção de ferro Gusa em Marabá PA, pelas usinas siderúrgicas. Nossa região esta sendo bastantemente usada pelas usinas siderúrgicas de Marabá – PA

    Muita satisfação ao meu amigo Gilberto Milhomem Marinho

  5. Oh Evandro, Floresta não significa apenas Arvores de Grande porte, como se ver em toda a Amazonia e Mata Atlantica mas sim, é tambem floresta toda área coberta de plantas silvestres de portes diversos , sabia? assim, o serrado natural é uma floresta. O que não é mais floresta é nosso serrado detonado como temos atualmente. Fui…………………………

  6. Vc´s vivem sem aço ou progresso? saibam que essas árvores boa parte delas fizeram os componentes dos computadores que estão usando para escrever essas respostas cheias de pompa mais sem nenhuma prática. Já andaram em uma floresta plantada de eucalípto?
    Pois bem, é cheia de animais, e árvores, pois o naturatins não deixa que seja plantado essa cultura sem um estudo dos impáctos ambientais, e falo mais é muito mais abundante a fauna e a flora, de que uma “roça de arroz ou feijão” antes de criticar vão a alguma fazenda dessas aqui mesmo de Araguatins e vejam a realidade, centenas de postos de trabalho gerados com carteira assinada, comida e ambiente de trabalhos dígnos.
    E sobre o corte das árvores depois de 7 anos é feito o primeiro corte, e em seguida plantado novamente é um ciclo contínuo e não de devastação como alguns pregaram. Então antes querer argumentar, tenham argumentos apropriados.

  7. NO SÁBADO DIA 04 DE FEVEREIRO TIVEMOS UMA AULA CAMPO DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS NO CAMPUS DE TOCANTINÓPOLIS, UNIVERSIDADE ESTA EM QUE EU FAÇO PARTE DA COMUNIDADE ACADÊMICA, NO QUAL SAIMOS DE TOCANTINÓPOLIS E VISITAMOS AS CIDADES DE AGUIARNÓPOLIS, PALMEIRAS, DARCINÓPOLIS, ANGICO, ANANÁS E LUZINÓPOLIS. É LAMENTÁVEL O QUE VEMOS O ALTO ÍNDICE DE DESMATAMENTO QUE ACONTECE NA NOSSA REGIÃO, A FALTA DE CONSICIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO EM RELAÇÃO A ESSE TIPO DE PLATIO, ONDE MUITOS PENSAM QUE GERAM EMPREGOS, SIM! GERAM EMPREGOS, MAIS EMPREGOS TEMPORÁRIOS NO QUAL DEPOIS DE PLANTADOS OS EUCALIPTOS A MAO DE OBRA JÁ NÃO É QUASE MAIS NECESSÁRIA… O DESMATAMENTO É IMENSO, E OS PREFEITOS ENCHEM O PEITO PRA DIZEREM QUE ESTÃO TRAZENDO EMPREGOS PRA REIGIAO, ONDE DE FATO SÓ ESTAO DE OLHOS NO SEU PRÓPRIO BOLSO.

  8. Caro internauta Willian, você conheceu na pratica, o que acontece nas regiões onde inplantarão esse tal reflorestamento, nós aqui na região do bico somos meros expectadores, de políticos que fazem promessas que jamais serão cumpridas, prometem apenas no intuito de enganar o povo. Não tem projetos em nenhuma área, podemos andar em todo o bico que nenhum prefeito, tem um plano ou projeto de cunho social. Somos espectedores de promessas fantasiosas, daqueles que se limitam tão somente em legislar ou governar em causa própria, e ficam po quase 4 anos na inércia, quando se aproximam as eleições, eles saem discaradamente a mentir, e prometer só que o povo não está inerte aos acontecimentos, então Willian você concorda que, é necessário um estudo amplo com as universidades do tocantins, para se realizar um projeto como esse, aí eu pergunto você é estudante da UFT, foram consultados?…………; falô Wiliian. .

  9. COM CERTEZA (EVANDRO) AS UNIVERSIDADE TEM UM PAPEL FUNDAENTAL NA CONSICENTIZAÇÃO SOCIAL. A UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS -UFT DAQUI HA ALGUNS MESES TERÁ NOVAS ELEIÇOES PARA REITOR DA INSTITUIÇÃO E COMO NOSSO CAMPUS DE TOCANTINÓPOLIS FAZ PARTE DO BICO DO PAPAGAIO E DA AMAZONIA LEGAL VOU FAZER UM RELATÓRIO E PASSAR PARA O PROFESSOR DA DISCIPLINA E O MESMO ENCAMINHARÁ AS MAOS DOS CANDIDATOS. OK

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias