Bico do Papagaio
SÃO MIGUEL: 4ª CIPM através do PROERD realiza caminhada contra as drogas
Durante a realização da “Semana Nacional de Combate ao Uso Indevido de Drogas”, que acontece entre os dias 19 a 26 de junho, a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM) na cidade de São Miguel promoveu através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) uma grande passeata em parceria com a Prefeitura pelas principais ruas da cidade.
O evento que além da caminhada, envolve também outras atividades, como: concurso de cartaz, produção textual e palestras, aconteceu na manhã do dia 19, quarta-feira, tendo a participação de alunos da rede municipal e estadual, contemplados com o curso do primeiro semestre do ano ministrado pelo PROERD.
Além da Polícia Militar, outros órgãos também participaram. E o objetivo da passeata foi de conscientizar a população acerca da parceria que deve existir entre a PM e as demais instituições, tais como, a família, escola, instituições pública e a própria comunidade no que se refere aos problemas relacionados a droga.

Bico do Papagaio
Promotores do Bico discutem estratégias para fiscalizar vacinação contra Covid-19

Os promotores de Justiça do Bico do Papagaio e de outras regiões do estado, que atuam na área de defesa da saúde nas diversas comarcas do Estado reuniram-se nesta quinta-feira, 21, com o procurador-geral de Justiça, Luciano Cesar Casaroti, e com a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), Araína Cesárea D’Alessandro, para discutir estratégias de atuação referentes à fiscalização dos planos estadual e municipais de imunização contra Covid-19.
A intenção da reunião foi definir métodos quanto à fiscalização do respeito à fila prioritária, para que a atuação do Ministério Público do Tocantins ocorra de forma estratégica e uniforme em todo o Estado do Tocantins. O PGJ considerou que a quantidade de vacinas que chegou ao Estado é escassa e que deve haver uma fiscalização eficaz, para que as doses realmente cheguem ao seu público destinatário.
Sobre essa questão, a coordenadora do Caosaúde acrescentou que o grupo prioritário formado por profissionais da saúde é muito amplo, considerando o quantitativo de doses disponível, e que deve ser trabalhado o entendimento de que a vacinação contemple primeiramente aqueles que se encontram na linha de frente do diagnóstico e tratamento da Covid-19. Os outros grupos prioritários desta primeira fase de imunização são os idosos em instituições de abrigo e a população indígena que vive em aldeias e que possui idade a partir de 18 anos.
Entre os pontos discutidos na reunião, foi pontuada a necessidade de que se verifique se todas as gestões instituíram plano municipal de imunização, já que a execução do trabalho de vacinação é responsabilidade dos municípios. Onde ainda não existe um plano, o promotor de Justiça deve atuar para que seja instituído o planejamento.
Além das diversas estratégias para o acompanhamento da imunização, também foi discutido o andamento, no âmbito do Ministério Público, das possíveis denúncias relacionadas à burla da fila prioritária ou ao extravio das doses. Será estabelecido um trâmite diferenciado, preferencialmente por meio do aplicativo WhatsApp, para que as reclamações feitas à Ouvidoria cheguem de forma imediata aos promotores de Justiça das respectivas comarcas.
Bico do Papagaio
ARAGUATINS: Vacinação contra Covid-19 é iniciada. Dr Wiston é o primeiro vacinado

Nesta manhã de quinta, 21, a Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a vacinação contra a Covid-19. A primeira etapa serão 147 doses, destinadas aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento da doença.
O primeiro paciente a ser vacinado foi, Wiston Fernandes Dantas, o médico mais tradicional da cidade, que atua há várias décadas na região e mora em Araguatins.
A Secretaria informou q a vacinação dos demais profissionais prossegue nesta quinta.

Bico do Papagaio
SÃO BENTO: Município está contratando profissionais de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de São Bento, município do Bico do Papagaio está com vagas para médicos trabalharem na rede municipal.
Estão sendo disponibilizadas 4 vagas, sendo para clinico geral, ginecologista, ultrassonografista e pediatra.
Os interessados devem procurar contato pelo fone: (63) 99968-2012, falar com Lázaro Miranda.