Connect with us

Bastidores

Segurança das Urnas será ampliada com auditoria em tempo real

Publicado

em

O processo de segurança das urnas eletrônicas será ainda mais rigoroso com a auditoria em tempo real dos equipamentos. O procedimento inédito será realizado em todo o Brasil, e no Tocantins as Zonas Eleitorais já estão preparadas para proceder aos trabalhos nestas Eleições.

Além das 3 urnas sorteadas para a auditoria da votação eletrônica, neste sábado, 6, às 9h, foram sorteadas mais 3 urnas do interior do Estado com a finalidade de auditar, em tempo real os sistemas.

A auditoria em tempo real consistirá em verificar se as assinaturas digitais dos sistemas lacrados no TSE no início de setembro conferem com as assinaturas constantes das urnas instaladas na seção eleitoral, imediatamente antes da emissão da zerésima e do início do pleito. A zerésima é o relatório emitido pela urna, antes da votação, que traz a identificação do equipamento e comprova que nele estão registrados todos os candidatos, e que nenhum deles computa voto, ou seja, que a urna tem zero voto.

A nova modalidade de auditoria ocorrerá antes do início da votação, em seções eleitorais sorteadas na véspera do pleito, e poderá ser acompanhada diretamente por representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público.

Pela resolução aprovada, tão logo receba o comunicado do presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica sobre a seção eleitoral e o número da urna sorteada para a auditoria em tempo real, o juiz da respectiva zona eleitoral convocará os partidos políticos e integrantes da OAB e do Ministério Público para que compareçam às 7h do dia da votação na seção sorteada, de modo a acompanhar a auditoria da urna eletrônica.

Na mesma ocasião, poderá ser emitido o relatório de todos os resumos digitais dos arquivos instalados nas urnas, que poderão ser conferidos um a um, a qualquer tempo, com a lista publicada no site do TSE.

Resolução

A nova modalidade foi instituída por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral, que aprovou a inclusão na Resolução TSE no 23.550/2017 de um novo capítulo específico sobre a verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas no dia da votação. Em vigor desde 2017, a Resolução TSE nº 23.550 dispõe sobre a auditoria e a fiscalização do sistema eletrônico.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bastidores

Vanda Monteiro entrega trator em Paranã

Publicado

em

Ao lado do prefeito de Paranã, Fabio da Farmácia (PTB), a deputada estadual Vanda Monteiro (PSL), entregou este final de semana para a Associação Vale da Areia, um trator para ajudar diretamente no desenvolvimento da agricultura familiar e alavancar a economia do pequeno produtor rural.

O veículo foi adquirido por meio de recursos de autoria da parlamentar, que foram destinados para o município.

Continue lendo

Bastidores

O que diz Eduardo Gomes sobre investigação do “Mercadão de Emendas”

Publicado

em

Sobre a matéria publicada na revista Crusoé, que aponta o senador Eduardo Gomes (MDB), como operador de um suposto esquema de distribuição e pagamento de emendas, o parlamentar tocantinense explicou que:

1 – Como relator setorial do orçamento do Ministério do Desenvolvimento Regional no ano de 2019, encaminhou recursos via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) para pelo menos seis estados.

2 – Sobre o ofício pedindo a liberação dos 30 milhões de reais que depois foram parar nas empresas que estão agora no centro da investigação sobre o mercado de emendas, ele diz que o documento foi elaborado só para atender a uma solicitação do deputado. “Eu não posso responder pelo Maranhãozinho”.

3 – Sobre a reunião com o então ministro Gustavo Canuto para pressionar pela liberação da verba, o senador justifica: “Eu estive com o Maranhãozinho e com vários parlamentares que foram atendidos pela liderança do governo. Não foi só com ele”. 

4 – Eduardo Gomes ainda diz ter conhecimento de que a Polícia Federal fez operações nos municípios que receberam os recursos, mas argumenta que auditorias feitas pela CODEVASF não encontraram irregularidades.

Continue lendo

Bastidores

PSC Mulher Tocantins realiza o primeiro encontro estadual nesta segunda, 18

Publicado

em

O Partido Social Cristão (PSC), realiza na próxima segunda-feira, 18, às 13h, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, o I Encontro Estadual do PSC Mulher Tocantins, com o tema: Desperte a líder que existe em você! O evento contará com a presença da presidente Nacional do PSC Mulher, Jemima Santana, Presidente do PSC Tocantins, Osires Damaso e lideranças estaduais.

O encontro reunirá prefeita, vice-prefeitas, vereadoras eleitas em 2020 e será uma oportunidade para troca de experiências, sobre a necessidade da mulher assumir espaços de poder.


Na oportunidade a Presidente Nacional do PSC Mulher, Jemima Santana, dará posse a Comissão do PSC Mulher Tocantins, que será comandada pela vereadora do município de Lajeado, Leidiane Mota, composto ainda pela prefeita de Itacajá, Maria Aparecida, representantes de vereadoras e vices – prefeitas e ainda lideranças femininas.

Para a vereadora do município de Lajeado, Leidiane Mota, “É uma das minhas bandeiras incentivar a participação da mulher, não só nas disputas eleitorais, mas nas discussões políticas. Isso é fundamental para que tenhamos uma democracia verdadeiramente participativa”, finalizou. (Jhonatas Miranda)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze