Connect with us

Bico do Papagaio

Sete municípios do Bico recebem ônibus escolares

Publicado

em

Araguatins, Augustinópolis, Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Axixá e Buriti receberam nesta quinta, 27, novos ônibus escolares.

A solenidade foi realizada no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, com a presença do presidente do Fundo Nacional da Educação Básica (FNDE), e representante do ministério da Educação, Marcelo Lopes Pontes, deputados federais, estaduais e dos prefeitos dos municípios beneficiados. 

O evento contou com um número limitado de pessoas e foi realizado obedecendo às medidas de segurança adotadas no protocolo de combate ao novo coronavirus.

Essas unidades fazem parte de um lote de 319 ônibus que serão entregues nos próximos dias e que vão atender os 139 municípios tocantinenses, como parte do Programa Toca Pra Escola, do Governo do Tocantins, que visa garantir o transporte com conforto, qualidade e segurança aos estudantes do Estado que dependem do transporte público escolar.

Os veículos demandaram recursos na ordem de R$ 64 milhões, oriundos de emenda da bancada federal do Tocantins no Congresso e de emendas individuais de parlamentares como o senador Eduardo Gomes. Esses recursos fazem parte do Programa Caminhos da Escola, do Governo Federal, administrado pelo FNDE. Os ônibus são próprios para o tráfego em estradas rurais e contam com porta de lâmina única, com vedação total de pó e água, além de um sistema de isolamento térmico do motor, que reduz o calor no interior do veículo.

O senador Eduardo Gomes, líder do governo Jair Bolsonaro no Congresso Nacional, não pôde comparecer por incompatibilidade de agenda, mas mandou mensagem por vídeo.

O presidente do FNDE, Marcelo Lopes, que assumiu recentemente a função, disse que essa foi a primeira entrega de ônibus que faz e destacou a importância do Programa Caminho da Escola para a comunidade escolar em todo o Brasil. “O Estado foi bastante beneficiado graças ao empenho do Governo do Tocantins, e esses ônibus foram concebidos para proporcionar mais segurança e conforto para toda a comunidade escolar”.

Antônio Andrade, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, destacou a importância da parceria da Casa com o Poder Executivo, com a bancada federal e ressaltou que esses ônibus são resultado do esforços de todos, mas principalmente do aspecto municipalista da atual gestão do Governo do Tocantins, que entende as dificuldades que as prefeituras estão passando. “O momento é de dificuldades e a Assembleia Legislativa é a parceira número um do Governo do Tocantins, esses ônibus estão chegando em boa hora”.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

NAZARÉ: Quantidade de eleitores supera o de moradores

Publicado

em

Em matéria publicada no portal G1/TO sobre os municípios tocantinenses com mais eleitores que habitantes, está Nazaré, único da região do Bico do Papagaio nessa situação.

A base de dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo especialistas e integrantes de tribunais regionais eleitorais, as diferenças podem ser explicadas por defasagem nas estimativas de população, migrações e até fraudes.

Outra explicação para esse fenômeno é que o IBGE considera o domicílio civil, onde a pessoa efetivamente mora. Já o TSE leva em conta o domicílio eleitoral, que pode ser o lugar em que o eleitor tenha “vínculo político, familiar, afetivo, profissional, patrimonial ou comunitário”.

Ou seja, é possível que uma pessoa mude de endereço para estudar ou trabalhar, mas não transfira o título eleitoral para continuar mantendo um vínculo com seu local de origem.

Nazaré tem hoje, segundo o IBGE, 3.834 habitantes e conforme o TSE, 3.845 eleitores (diferença de 11).

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Paulo Gomes protocola pedido de registro para disputar reeleição. Conheça o Plano de Governo

Publicado

em

A Coligação “O Trabalho Vai Continuar”, integrada por PTB, PSD e MDB protocolou junto a Justiça Eleitoral, o pedido de registro do prefeito Paulo Gomes (PSD) e sua vice Eleny Araújo (PTB). Ambos disputam a reeleição.

Partidos políticos e coligações tinham até as 19h deste sábado (26) para requerer o registro de candidaturas à Justiça Eleitoral.

Para concorrer aos cargos de prefeito ou vice-prefeito, o candidato deve ter 21 anos. No caso da disputa pela vereança, 18 anos. Essa idade mínima é verificada tendo como referência a data da posse. Também é necessário que o postulante esteja em dia com suas obrigações eleitorais, isto é, não pode dever multa à Justiça Eleitoral.

A Resolução TSE nº 23.609/2019 estabelece que qualquer cidadão pode concorrer às eleições desde que cumpra as condições constitucionais e não esteja impedido por qualquer causa de inelegibilidade prevista em lei. Pelo texto, para disputar o pleito, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição e estar com a filiação deferida no partido político pelo qual pretende concorrer seis meses antes das eleições.

Cada partido político ou coligação poderá solicitar à Justiça Eleitoral o registro de um candidato a prefeito e um a vice-prefeito. Somente partidos poderão requerer o registro de candidatos a vereador, no limite de uma vez e meia o número de vagas disponíveis na Câmara Municipal.

No caso de o partido político ou coligação não solicitarem o registro de seus candidatos, estes poderão requerer o registro no prazo máximo de dois dias após a publicação do edital de candidatos do respectivo partido ou coligação no Diário de Justiça Eletrônico (DJe).

Clique AQUI e veja o Plano de Governo de Paulo Gomes.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Veja os números da Covid-19 deste sábado, 26

Publicado

em

Continue lendo
publicidade Bronze