Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Ações do Outubro Rosa é encerrado com apoio do Sesc Saúde Mulher

Publicado

em

O Sesc Tocantins, por meio da unidade móvel Sesc Saúde Mulher, participou na quarta, 30, da solenidade de encerramento da campanha Outubro Rosa em Tocantinópolis, no Bico do Papagaio. Houve apresentação de dança com as enfermeiras e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, encenação teatral “Doutores Mais Sorriso”, sorteio de brindes, palestra sobre a importância dos exames de prevenção e um delicioso lanche, um bolo rosa que foi servido aos presentes. Informações pelo telefone (63) 3212-9920.

A campanha Outubro Rosa objetiva alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

No Sesc Saúde Mulher já foram realizados até o presente momento, mais de 2.500 exames, entre prevenção (Papanicolau) e mamografias, garantindo às mulheres tocantinopolinas e de cidades vizinhas, a oportunidade de se prevenir e de lutar pela vida.

As duas unidades móveis de Saúde do Sesc, Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc, estão atendendo em Tocantinópolis desde o final de agosto. Depois da solenidade de abertura, ocorrida no dia 26 de agosto, as unidades móveis de Saúde do Sesc Tocantins começaram seus trabalhos com a realização de triagens feitas pelos agentes municipais de Saúde do Município.

Sesc Saúde Mulher

O Sesc Saúde Mulher promove ações educativas e realiza exames de mamografia e citopatológico, mais conhecido como papanicolau em mulheres, com os objetivos de rastrear e prevenir as doenças que mais atingem o público feminino: os cânceres de mama e do colo do útero.

O projeto atende mulheres entre 50 e 69 anos, faixa etária onde se observa maior propensão ao câncer de mama, segundo o Ministério da Saúde. Ao focar neste público, que não apresenta sintomas da doença, mas tem potencial de desenvolvê-la, o projeto funciona como uma rede de rastreamento e prevenção. Nos exames citopatológicos, os profissionais atendem as mulheres que tenham idades entre 25 e 64 anos, já com vida sexual ativa, para prevenir o câncer do colo do útero.

OdontoSesc

A unidade móvel OdontoSesc é composta por quatro (04) consultórios odontológicos, sala de raio x, sala de esterilização, dois escovódromos, sendo um adulto e outro infantil, além da recepção. Entre os procedimentos que a unidade realiza estão: orientação de higiene bucal com doação de kit odontológico com escova e fio dental; escovação supervisionada; exame clínico intra e extra-bucal; restaurações de amálgama, de resina, ionômero de vidro e restaurações provisórias; aplicação de flúor, exame radiográfico, profilaxia (limpeza), extração de dentes de leite; atendimento de urgência odontológica, abertura coronária (abertura de canal), prescrição medicamentosa, entre outros.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Julgamento de Rocha Miranda volta à pauta do TRE nesta quinta, 29

Publicado

em

É prevista para esta quinta, 29, a decisão sobre a situação eleitoral do candidato a prefeito de Araguatins, Rocha Miranda (PTB), pela Coligação “De Volta ao Progresso”.

O julgamento que pede revisão da decisão de primeira instância, que indeferiu seu registro, começou a ser julgado na segunda, 26, pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante sessão ordinária, no período da manhã e recebeu 1 voto pela confirmação do indeferimento, mas houve pedido de vistas, com previsão de retorno do julgamento para a sessão da tarde da mesma segunda-feira. Mas não ocorreu e foi transferido para esta quinta.

Ainda restam 6 juízes para proferirem o voto.

Acontecem duas sessões ordinárias nessa quinta e o caso de Rocha Miranda deve ser definido em uma das duas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Mulheres tentam recuperar espaço na Câmara

Publicado

em

Os registros de candidaturas femininas em Araguatins, maior colégio eleitoral do Bico do Papagaio, subiram 38,7% se comparadas a eleição municipal de 2020 com a 2016. Agora são 43 postulantes, ante as 31 do pleito anterior.

As mulheres representam 34,4% dos registros deferidos pela Justiça Eleitoral para disputar cadeiras na Câmara de Araguatins.

A Lei 9.504 de 1997, alterada em 2009, determina que “cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo”. Dessa forma, o percentual mínimo de candidaturas femininas por partido é de 30%

As 43 candidatas vão tentar recuperar ou ampliar espaço no Poder Legislativo Municipal, que na atual legislatura não conta com nenhuma mulher.

A última vereadora eleita em Araguatins, foi Dora do Zé Guilherme, na eleição de 2012, quando disputou pelo PSB e acabou não sendo reeleita em 2016.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Veja a agenda dos candidatos a prefeito para esta quarta, 28

Publicado

em

Os candidatos à Prefeitura de Augustinópolis nas eleições de 2020 divulgaram suas agendas de campanhas para esta quarta, 28. Eles foram organizados em ordem alfabética a partir do nome de urna. Veja abaixo.

Desde o dia 27 do mesmo mês, estão liberados atos de campanha, como a realização de comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda pela internet.

AGAMEMNON PELLEGRINI (PSB): Caminhada na comunidade Bandeirante

ANTÔNIO DO BAR (PSC): Caminhada e reunião no bairro Santa Rita

GILTÃO (PV): Não divulgou agenda

JÚLIO OLIVEIRA (SD): Caminhada e reunião na Vila Vitória

PROFESSOR HERCULANO (PT): Não divulgou agenda

Continue lendo
publicidade Bronze