Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Custodiados são aprovados em vestibular da UFT

Publicado

em

????????????????????????????????????

Tentar é o primeiro passo para conseguir. E foi com esse pensamento que quatro custodiados da Cadeia Pública de Tocantinópolis finalizaram o ensino médio dentro da unidade prisional e, agora, foram aprovados para cursar graduação na Universidade Federal do Tocantins (UFT), na modalidade Ensino aà Distância (EaD). As inscrições no processo seletivo da UFT ocorreram de forma on-line, com base em análise curricular, e foram realizadas pela administração da Cadeia. Os novos acadêmicos poderão continuar estudando e trilhando um caminho de mais conquistas por meio da educação.

“Mais uma vez, os custodiados da nossa unidade estão fazendo história, mostrando que a educação é um caminho possível e dando orgulho aos familiares. A pessoa em privação de liberdade quer oportunidade de estudo, trabalho e remição de pena, enfim, ela quer pagar pelo crime que cometeu.  E o Estado tem oferecido essa oportunidade, justamente porque precisamos tratar a unidade prisional como um lugar transformador de pessoas”, explicou o diretor da Cadeia de Tocantinópolis, Vinicius Lima.

Dos quatro homens aprovados, dois foram para o curso de Música, um para Física e um para Química, as idades deles são 45, 30, 26 e 24 anos. Um deles recebeu da justiça alvará de soltura há uma semana, os outros três continuam cumprindo pena na unidade e terão à disposição para os estudos uma sala com computadores e demais equipamentos, doados pela Prefeitura de Tocantinópolis.

Os novos universitários, além de se formarem no ensino médio dentro da Unidade Prisional, também participam do “Clube dos Livres”, um projeto de leitura coordenado pela professora da UFT, Aline Campos.

Inspirações

Na Cadeia de Tocantinópolis, outros dois custodiados iniciaram o curso de Matemática na UFT também na modalidade EaD. Um deles já se tornou egresso do Sistema e continua os estudos fora da unidade; e o segundo continua estudando com todo apoio, desde o segundo semestre de 2018.

Processo seletivo

O processo seletivo teve como base a análise curricular, sem a necessidade de prova presencial. O início das aulas on-line está previsto para o dia 31 de agosto. (Lauane dos Santos)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Dono de bar no povoado Agrovila é preso com arma de fogo

Publicado

em

A Polícia Militar realizou na tarde deste domingo, 28, a prisão de um homem de 43 anos no povoado Agrovila, em Esperantina, no Bico do Papagaio. De posse do autor a PM apreendeu uma espingarda, calibre 20 (réplica da Boito), com duas munições intactas do mesmo calibre e uma garrucha, ambas de fabricação artesanal.

A prisão foi realizada pela equipe do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE) em continuidade a Operação Hórus/Vigia que vem acontecendo na região do Bico do Papagaio. A guarnição realizava patrulhamento pela cidade de Esperantina, quando foi abordada por um cidadão informando que o proprietário de um bar mantinha a posse de arma de fogo em seu próprio estabelecimento.

O autor juntamente com as armas e munições foram conduzidos para a Central de Flagrantes em Araguatins para lavratura de demais procedimentos legais.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Chuva causa transtornos em ruas e avenidas

Publicado

em

A manhã de segunda, 1ª, começou com transtornos a moradores em diversos pontos da cidade, devido a forte chuva que provocou vários pontos de alagamentos e impedimento de tráfego de veículos.

Pontos sempre críticos como ruas do bairro Setor Irial e Avenida Araguaia, no centro da cidade, são os que mais preocupam. Motoristas tiveram que deixar seus veículos, por conta da forte enxurrada que desceu por uma avenida do setor Irial.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Secretária de Educação entrega cargo

Publicado

em

A professora Doralice Sousa Dantas não é mais secretária municipal de Educação de Araguatins. Ela entregou o cargo este final de semana ao prefeito Aquiles da Areia (PP). Na manhã desta segunda, 1º, o gestor já deu posse a substituta. A escolhida foi a também professora e ex-diretora regional de Educação, Ulissevânia Sales.

Professora Dorinha como é popularmente conhecida, deixou o cargo menos de dois nesses após ser nomeada. Ele ainda não oficializou os motivos da decisão.

Continue lendo
publicidade Bronze