Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Custodiados são aprovados em vestibular da UFT

Publicado

em

????????????????????????????????????

Tentar é o primeiro passo para conseguir. E foi com esse pensamento que quatro custodiados da Cadeia Pública de Tocantinópolis finalizaram o ensino médio dentro da unidade prisional e, agora, foram aprovados para cursar graduação na Universidade Federal do Tocantins (UFT), na modalidade Ensino aà Distância (EaD). As inscrições no processo seletivo da UFT ocorreram de forma on-line, com base em análise curricular, e foram realizadas pela administração da Cadeia. Os novos acadêmicos poderão continuar estudando e trilhando um caminho de mais conquistas por meio da educação.

“Mais uma vez, os custodiados da nossa unidade estão fazendo história, mostrando que a educação é um caminho possível e dando orgulho aos familiares. A pessoa em privação de liberdade quer oportunidade de estudo, trabalho e remição de pena, enfim, ela quer pagar pelo crime que cometeu.  E o Estado tem oferecido essa oportunidade, justamente porque precisamos tratar a unidade prisional como um lugar transformador de pessoas”, explicou o diretor da Cadeia de Tocantinópolis, Vinicius Lima.

Dos quatro homens aprovados, dois foram para o curso de Música, um para Física e um para Química, as idades deles são 45, 30, 26 e 24 anos. Um deles recebeu da justiça alvará de soltura há uma semana, os outros três continuam cumprindo pena na unidade e terão à disposição para os estudos uma sala com computadores e demais equipamentos, doados pela Prefeitura de Tocantinópolis.

Os novos universitários, além de se formarem no ensino médio dentro da Unidade Prisional, também participam do “Clube dos Livres”, um projeto de leitura coordenado pela professora da UFT, Aline Campos.

Inspirações

Na Cadeia de Tocantinópolis, outros dois custodiados iniciaram o curso de Matemática na UFT também na modalidade EaD. Um deles já se tornou egresso do Sistema e continua os estudos fora da unidade; e o segundo continua estudando com todo apoio, desde o segundo semestre de 2018.

Processo seletivo

O processo seletivo teve como base a análise curricular, sem a necessidade de prova presencial. O início das aulas on-line está previsto para o dia 31 de agosto. (Lauane dos Santos)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Décima morte por Covid-19 é confirmada

Publicado

em

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, confirmou neste sábado, 23, a décima morte por Covid-19, no município de Esperantina, no Bico do Papagaio.

A vítima é uma mulher de 75 anos, com diabetes e hipertensão. O óbito ocorreu na quinta, dia 21, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Esperantina soma 374 pessoas que contraíram a doença.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC faz jogo decisivo da semifinal do Tocantinense 2020 neste domingo contra Interporto

Publicado

em

O Campeonato Tocantinense 2020 está de volta neste domingo (24) com o duelo entre Interporto x Tocantinópolis, às 16h (de Brasília), no estádio General Sampaio, em Porto Nacional. O jogo é válido pela volta das semifinais, na ida as duas equipes empataram por 0 a 0, em caso de novo empate a decisão será nos pênaltis. O jogo será sem a presença do torcedor devido à pandemia da Covid-19.

As duas equipes contrataram e vêm diferentes para este jogo. No TEC, entre as principais contratações estão os atacantes Jeimy (ex-Paysandu) e Gil Macena. O técnico Neto Costa foi mantido à frente da equipe.

Já o Interporto teve mudança na diretoria: O presidente Hélio de Freitas terminou o mandato, e Tita assumiu o cargo (candidato único). O time fez várias contratações e buscou algumas peças que iniciaram a temporada 2020. A diretoria trocou o técnico Roberto Oliveira por Wladimir Araújo. (GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Wendell diz que débitos de salários com servidores serão pagos de forma parcelada

Publicado

em

Na manhã desta sexta, 22, o secretário de Administração da Prefeitura de Araguatins, Wendell Miranda, durante entrevista na Rádio Sucesso FM, garantiu que todos os servidores que possuem salários pendentes da gestão passada, irão receber.

O gestor disse ainda, que a quitação dos débitos, acontecerão de forma parcelada.

As dívidas do município com os trabalhadores são relativas ao mês de dezembro e o 13ª, deixados pelo ex-prefeito, Cláudio Santana (MDB).

Ouça os principais momentos da entrevista:

Continue lendo
publicidade Bronze