Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Escola XV de Novembro inscreve projeto ‘Circo Matemático’ no Selo Quem Educa, Faz!

Publicado

em

Iniciativas inovadoras desenvolvidas por profissionais da Educação podem ser inscritas no ‘Selo Quem Educa, faz!’, certame realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). As inscrições seguem abertas até o dia 15 de outubro no site da Seduc.

Até esta quinta-feira, 3, mais de 2.800 projetos já haviam sido inscritos no ‘Selo Quem Educa, Faz!’. A premiação tem o objetivo de reconhecer a contribuição de educadores na melhoria da educação pública e consiste numa seleção e premiação de práticas pedagógicas.

Categorias

São duas categorias para inscrição. A primeira categoria é Indicadores de Qualidade/Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), que abrange as subcategorias: Diretorias Regionais de Educação (DRE); escolas estaduais; Secretarias Municipais de Educação/escolas municipais; professores de Língua Portuguesa e/ou Matemática de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Só nesta categoria já são 1.140 inscrições.

Já a segunda, que contempla os projetos pedagógicos, tem 1.664 inscrições. Esta categoria é dividida nas seguintes subcategorias: professores da Educação Infantil; professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; professores do Ensino Médio; iniciativas pedagógicas – para servidores que atuam nas escolas, nas Diretorias Regionais de Educação e nas Secretarias Municipais de Educação.

Projetos inscritos

Os projetos inscritos são diversos.  O professor Claudir Aguiar de Oliveira, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro, no município de Tocantinópolis, inscreveu o projeto ‘Circo Matemático’. A ideia é despertar o interesse pela matemática e contribuir para a melhoria da aprendizagem, por meio de atividades lúdicas.

“Usando a ludicidade como ferramenta para incentivar o gosto pela matemática, podemos melhorar a capacidade de resolver problemas e desenvolver a concentração e socialização. Ensino alguns truques, mágicas e desafios que envolvem conteúdos como divisibilidade, equações, combinatória entre outros”, destacou o professor.

A iniciativa de Claudir transforma a maneira de aprender matemática, atrai os estudantes de 6º ao 8º ano do ensino fundamental ao unir a Matemática à magia, a surpresa e o deslumbrante mundo do circo.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Mais seis municípios do Bico recebem maquinário do Governo e da Bancada Federal

Publicado

em

Na cerimônia de entrega de pás carregadeiras e retroescavadeiras realizada nesta quarta-feira, 8, no Palácio Araguaia, prefeitos de diversas localidades fizeram questão de externar seus agradecimentos ao governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, e à bancada federal que viabilizaram os recursos para aquisição do maquinário pesado que está sendo entregue a todos os municípios. As chaves e os documentos das máquinas foram entregues pelo Chefe do Executivo estadual. Até o momento, 98 prefeituras já receberam o maquinário.

Participaram da cerimônia de entrega do maquinário nesta quarta-feira, 8, os prefeitos de Axixá, Damião Castro; Buriti, Américo Borjão; Darcinópolis, Jackson Marinho; Riachinho, Diva Ribeiro; Sampaio, Armindo Cayres; Santa Terezinha, Professora Itelma Berlamino.

“Enquanto gestor, é uma satisfação muito grande, saber que seu trabalho vai melhorar a vida do cidadão, porque essas máquinas serão úteis na recuperação de estradas vicinais e vias urbanas e construção de algum equipamento que a comunidade esteja precisando. E esse benefício vai chegar a todas prefeituras independente do partido do prefeito, porque o foco maior de qualquer gestor deve ser a população”, reforçou o governador Mauro Carlesse.

A prefeita de Santa Terezinha, Professora Itelma Berlamino, falou de gratidão e que foco é a zona rural. “É muita gratidão que a gente tem de estar recebendo essa máquina e vamos investir nas estradas vicinais que são o nosso maior problema no município. E também na perfuração de tanques para criação de peixes para a nossa comunidade, temos uma demanda grande lá nesse sentido”, disse, citando os povoados Mamão, Risada, Fortuna, e ainda as propriedades próximas ao perímetro urbano. (Com informações de Rafael Miranda e Vania Machado/Foto: Aldemar Ribeiro

Continue lendo

Bico do Papagaio

13 mil famílias de estudantes da rede municipal do Bico recebem kits de alimentos

Publicado

em

Em um passo importante na entrega dos alimentos para as famílias dos estudantes matriculados nas redes municipais de ensino, o Governo do Tocantins realizará, nesta semana, a distribuição em sete municípios: Araguatins, Augustinópolis e Tocantinópolis, Esperantina, São Miguel do Tocantins, Carrasco Bonito e Cachoeirinha. A entrega dos alimentos para as redes municipais faz parte da política de enfrentamento ao novo Coronavírus e já foi realizada em Araguaína.

Ao todo, cerca de 13 mil kits de alimentos começam a ser entregues, nesta semana, nos municípios da região do Bico do Papagaio, extremo norte do Estado. Os alimentos já se encontram em alguns dos polos de distribuição dos municípios, que são unidades de ensino da rede estadual. As entregas para as famílias começam nesta quarta-feira, 8, nos municípios de Augustinópolis, Tocantinópolis, Araguatins e Esperantina.  

Em Augustinópolis, a entrega será feita na Escola Estadual Santa Genoveva. Em Tocantinópolis, a distribuição ocorrerá nas seguintes unidades de ensino: Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito; Centro de Ensino Médio Deputado Darcy Marinho; Escola Paroquial Cristo Rei e Escola Estadual Pe. Giuliano Moretti. Já em Araguatins, os polos de distribuição são: Escola Estadual Osvaldo Franco e Escola Estadual Aldinar Gonçalves Duarte. Em Esperantina, a distribuição será realizada no Colégio Estadual Joaquina Maria da Silva e na Escola Estadual Dr. Ulisses Guimarães.

A ação é realizada pelo Governo do Tocantins, por meio do engajamento das equipes da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social (Setas), com o apoio da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros (CBM). “Começamos esse trabalho pela rede estadual de ensino e ampliamos para a rede municipal, pois é uma preocupação do Governo do Tocantins garantir maiores expectativas para todos os tocantinenses, por isso, na educação estamos trabalhando com essas duas frentes”, ressalta a titular da Seduc, Adriana Aguiar. (Cláudio Paixão/Foto: Marcio Vieira)

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Traficante é surpreendido por policiais com mais de R$ 3 mil e maconha

Publicado

em

Uma equipe policial da cidade de Axixá, estava em deslocamento no último domingo, 5, em direção a cidade de Araguatins, pelo rodovia TO-201, quando nas proximidades do povoado Passagem Franca, observou um cidadão conduzindo uma motocicleta em atitude suspeita. Foi dado voz de parada ao motociclista, que ao ser abordado e revistado, foi encontrado quatro papelotes com maconha, um aparelho celular sansung J4 e R$ 3.091.

Imediatamente foi dado voz de prisão ao infrator, que juntamente com o material apreendido foram apresentados na Central de Flagrantes da Polícia Civil em Araguatins.

Foi constatado após consulta em banco de dados policial, que o cidadão já possui histórico desta prática delitiva na cidade de Sítio Novo.

Continue lendo
publicidade