Connect with us

Bico do Papagaio

Unitins inicia aulas do primeiro semestre letivo de 2021 nesta 5ª

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 18, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) dará início às atividades do primeiro semestre letivo de 2021. São esperados 2.231 acadêmicos, sendo 640 calouros, que participarão das aulas no modelo de ensino híbrido. A exemplo do que estava ocorrendo no semestre passado, as aulas teóricas continuarão no modelo remoto, enquanto as atividades práticas, estágios, sala de estudo das bibliotecas e uso de laboratórios acontecerão de forma presencial, através de agendamento e obedecendo todos os requisitos do Protocolo de Segurança em Saúde, em virtude da pandemia da Covid-19.

Haverá programação especial, transmitida pelo canal oficial da Unitins no YouTube, para recepcionar os acadêmicos, a partir das 19 horas, com  a participação do reitor, Augusto Rezende, da vice-reitora, Darlene Teixeira Castro, e de pró-reitores.  O evento encerra com a palestra “Um tempo novo”, a ser proferida pelo professor Dr. Antônio Cesar Melo, diretor de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, diz que a expectativa para este retorno das atividades é a melhor possível, pois é um semestre preparado com muito carinho. “Os nossos professores passaram por uma semana de planejamento, de repensar e discutir o semestre, de organização da curadoria de materiais, dos critérios de avaliação,  e os feed backs da Comissão Própria de Avaliação (CPA).  A gente tem certeza que será um semestre produtivo, onde serão bastante movimentados o ensino, a pesquisa e a extensão”. 

Prograd

A pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Czapski, fala da preparação realizada pela universidade para o início do semestre, como a Jornada Pedagógica, “o que possibilitou aos docentes reforçar todo o aprendizado e também estruturar as aulas e planejamento em função na modalidade remota, com ensino híbrido, com aulas síncronas e assíncronas, fazendo com que o aluno seja estimulado de várias formas na área da tecnologia e todas as possibilidades que possam ser exploradas para que as aulas fiquem mais atrativas, interessantes e as ferramentas sejam todas utilizadas”.

A pró-reitora acrescenta que o semestre letivo será iniciado com muita alegria­­­ e com uma expectativa grande de envolver os alunos e de todo empenho dos professores. “Reiniciaremos com as aulas teóricas no modelo remoto e a parte prática com os estágios, laboratórios, sala de estudos das bibliotecas e aulas teóricas de cálculos serão dadas presencialmente,  de acordo com a necessidade que o professor verificar. Alguns cursos que tenha essa parte prática muito mais aflorada, como Enfermagem e Engenharia Agronômica, serão trabalhados presencialmente, lógico usando todas as recomendações necessárias para evitar a propagação do coronavírus”, explica.

As atividades presenciais relacionadas a aulas práticas, acompanhamento nas disciplinas Exatas e Específicas, estágios, uso de laboratórios, Complexo de Ciências Agrárias (CCA), projetos de Pesquisa e Extensão, uso das bibliotecas nos cinco câmpus da universidade e atendimento no Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape) também estão liberadas, desde o semestre passado, para ocorrer de forma presencial.

Protocolo

O Protocolo de Segurança em Saúde do Governo do Estado determina que haja um controle rigoroso de acesso e permanência às instituições de ensino, adotando medidas para evitar aglomeração, manter o distanciamento social e os hábitos de higiene como lavar as mãos e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, maçanetas e corrimão, entre outros. (Josiane Mendes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

IMPERATRIZ: Policial diz que tiro em médico foi acidental e provocado por desavença com amigo

Publicado

em

Momento em que Adonias sai da delegacia para fazer exame de corpo de delito

Após ser preso, na noite desta terça 27, o policial militar Adonias Sadda, acusado de matar o médico, Bruno Calaça, de 23 anos, na madrugada da última segunda, 26, em uma festa na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, no Maranhão, foi levado para prestar depoimento na delegacia, depois conduzido para exame de corpo de delito e colocado a cela do 3º Batalhão da Polícia Militar.

Nesta quarta, 28, ele deve ser ouvido novamente pelo delegado Praxisteles Martins e detalhar sua versão.

Após ser preso, o militar disse que o tiro foi acidental e relatou que antes do crime, aconteceu uma desavença entre um de seus amigos que aparece nas imagens da câmera de segurança no momento do crime e o médico.

Continue lendo

Bico do Papagaio

RIACHINHO: Homem de 61 anos é a 8ª vítima da Covid

Publicado

em

A oitava morte por Covid-19, no município de Riachinho, no Bico do papagaio, foi oficializada pela Secretaria de Estado da saúde (SES), nesta quarta, 28, por meio de seu Boletim Epidemiológico.

A vítima é uma home de 61 anos, sem comorbidades. Ele morreu no dia 24 de junho no Hospital Regional de Porto Nacional.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Conselho de Educação aprova curso de Medicina na UNITINS. Carlesse e Amélio comemoram

Publicado

em

No final da tarde desta terça-feira, 27, o Conselho Estadual de Educação aprovou, em sua 414ª Sessão Plenária, a autorização do funcionamento do curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), que será ofertado no campus de Augustinópolis, região do Bico do Papagaio.

O governador Mauro Carlesse (PSL) e o deputado estadual Amélio Cayres (SD), que se empenharam diretamente em todo o processo de articulação, comemoraram a decisão.

Carlesse já solicitou ao reitor da Unitins, Augusto Rezende, providências para a realização do primeiro vestibular o quanto antes.


“Temos muito o que comemorar pois é mais um sonho que aos poucos vai se tornando realidade. Em breve vamos lançar o primeiro vestibular e assim dar a oportunidade para que nossos jovens possam cursar Medicina, de forma gratuita, lembrando que 50% das vagas vão ser destinadas para alunos de escolas públicas. É uma conquista não só do Governo através da nossa universidade Estadual, a Unitins, mas de toda a comunidade tocantinense, em especial da região do Bico do Papagaio, que não vai precisar mandar o filho para fora do Estado ou até mesmo para fora do país para alcançar essa formação”, destaca o governador.

Amélio reforçou que será uma sonho e um passo de desenvolvimento para a região. “Na verdade é um grande sonho, uma grande realização poder ter participado diretamente da concretização de tudo isso. Sei que cada minuto de empenho valerá apena, porque nossa região vai experimentar um desenvolvimento extraordinário. Não posso deixar de agradecer, tudo o que o governador Carlesse fez, para que isso se tornasse realidade. Ele deu provas claras, que se importa com nossa região e com o desenvolvimento dela”, disse o parlamentar.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze