Connect with us

Bico do Papagaio

Unitins inicia aulas do primeiro semestre letivo de 2021 nesta 5ª

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 18, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) dará início às atividades do primeiro semestre letivo de 2021. São esperados 2.231 acadêmicos, sendo 640 calouros, que participarão das aulas no modelo de ensino híbrido. A exemplo do que estava ocorrendo no semestre passado, as aulas teóricas continuarão no modelo remoto, enquanto as atividades práticas, estágios, sala de estudo das bibliotecas e uso de laboratórios acontecerão de forma presencial, através de agendamento e obedecendo todos os requisitos do Protocolo de Segurança em Saúde, em virtude da pandemia da Covid-19.

Haverá programação especial, transmitida pelo canal oficial da Unitins no YouTube, para recepcionar os acadêmicos, a partir das 19 horas, com  a participação do reitor, Augusto Rezende, da vice-reitora, Darlene Teixeira Castro, e de pró-reitores.  O evento encerra com a palestra “Um tempo novo”, a ser proferida pelo professor Dr. Antônio Cesar Melo, diretor de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, diz que a expectativa para este retorno das atividades é a melhor possível, pois é um semestre preparado com muito carinho. “Os nossos professores passaram por uma semana de planejamento, de repensar e discutir o semestre, de organização da curadoria de materiais, dos critérios de avaliação,  e os feed backs da Comissão Própria de Avaliação (CPA).  A gente tem certeza que será um semestre produtivo, onde serão bastante movimentados o ensino, a pesquisa e a extensão”. 

Prograd

A pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Czapski, fala da preparação realizada pela universidade para o início do semestre, como a Jornada Pedagógica, “o que possibilitou aos docentes reforçar todo o aprendizado e também estruturar as aulas e planejamento em função na modalidade remota, com ensino híbrido, com aulas síncronas e assíncronas, fazendo com que o aluno seja estimulado de várias formas na área da tecnologia e todas as possibilidades que possam ser exploradas para que as aulas fiquem mais atrativas, interessantes e as ferramentas sejam todas utilizadas”.

A pró-reitora acrescenta que o semestre letivo será iniciado com muita alegria­­­ e com uma expectativa grande de envolver os alunos e de todo empenho dos professores. “Reiniciaremos com as aulas teóricas no modelo remoto e a parte prática com os estágios, laboratórios, sala de estudos das bibliotecas e aulas teóricas de cálculos serão dadas presencialmente,  de acordo com a necessidade que o professor verificar. Alguns cursos que tenha essa parte prática muito mais aflorada, como Enfermagem e Engenharia Agronômica, serão trabalhados presencialmente, lógico usando todas as recomendações necessárias para evitar a propagação do coronavírus”, explica.

As atividades presenciais relacionadas a aulas práticas, acompanhamento nas disciplinas Exatas e Específicas, estágios, uso de laboratórios, Complexo de Ciências Agrárias (CCA), projetos de Pesquisa e Extensão, uso das bibliotecas nos cinco câmpus da universidade e atendimento no Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape) também estão liberadas, desde o semestre passado, para ocorrer de forma presencial.

Protocolo

O Protocolo de Segurança em Saúde do Governo do Estado determina que haja um controle rigoroso de acesso e permanência às instituições de ensino, adotando medidas para evitar aglomeração, manter o distanciamento social e os hábitos de higiene como lavar as mãos e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, maçanetas e corrimão, entre outros. (Josiane Mendes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Bolecho aceita convite e entra na gestão Aquiles

Publicado

em

O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), convocou na noite desta segunda, 10, todo seu primeiro escalão para anunciar a chegada ex-prefeito Boleslaw Daroszewski Júnior, o Bolecho, que fará parte da gestão.

Bolecho e Aquiles vinham negociando a entrada na gestão há cerca de um mês, mas a decisão acabou sendo protelada por conta do ex-prefeito ter contraído a Covid-19, ter sido internado e passado por processo de recuperação.


Aquiles ainda não tornou oficial qual pasta Bolecho vai assumir, mas a expectativa é que seja de Administração, realocando Wendell Miranda para a pasta de Finanças. Aquiles deve oficializar a definição nas próximas horas.

A ideia de buscar Bolecho, que havia sido coordenador da campanha de Ian Cavalcante (PL), adversário de Aquiles, foi do contador e principal conselheiro, Jailson Pontes, homem forte do Governo Municipal, que também é responsável pela indicação de Wendell Miranda, na Finanças e deu a última palavra para efetivação de Ulissevânia Sales, na Educação. O ex-prefeito de Axixá, Damião Castro, pela proximidade que tem com Bolecho, também ajudou no convencimento.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Segunda etapa da vacinação contra a gripe começa nesta terça, 11

Publicado

em

Nesta terça-feira (11) começa a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe que vai até o dia 8 de junho. Desta vez, o público-alvo são idosos com mais de 60 anos e professores. A estimativa é vacinar cerca de 33 milhões de pessoas nesta etapa.

Já a terceira fase, que acontecerá entre 9 de junho e 9 de julho, deve abranger cerca de 22 milhões de pessoas. As doses serão destinadas a integrantes das Forças Armadas; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; entre outros.


Promovida pelo Ministério da Saúde em todo o território nacional, a campanha teve início no dia 12 de abril, focada na vacinação de crianças, povos indígenas, trabalhadores da área da saúde e gestantes. De acordo com o vacinômetro da campanha, já foram aplicadas quase 7 milhões de doses. Mas atenção, pessoas que recentemente tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 devem esperar pelo menos 14 dias para tomar o imunizante contra a gripe.

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Dois indivíduos são presos no setor Nossa Senhora Aparecida portando garrucha

Publicado

em

Durante patrulhamento, na noite desse domingo, 09, no Setor Nossa Senhora Aparecida em Xambioá, a equipe de policiais militares avistou dois indivíduos, 26 e 37 anos, transitando em uma motocicleta Honda/CG 125 Titan de cor verde sendo que o passageiro estava sem capacete. Ao ser realizada a abordagem e busca pessoal, foi localizada dentro de uma mochila uma arma de fogo, tipo garrucha, e o veículo por possuir pendências administrativas foi apreendido.

Diante dos fatos, os suspeitos foram conduzidos, juntamente com as armas de fogo à Central de Flagrantes de Araguaína para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze