Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Fé e devoção marcam romaria

Publicado

em

Cerca de mil pessoas participaram da 12ª Romaria da Terra e das Águas Padre Josimo, em Xambioá. Durante os dois dias da edição da romaria, no último sábado e domingo, os fiéis lembraram, cantaram e rezaram em favor dos momentos dramáticos de desocupação de terra na região. A morte de Padre Josimo Morais Tavares, em maio de 1986, em Imperatriz (MA), foi consequência da luta pela terra.

No domingo, a caminhada começou às 7h40, e durante o trajeto foram realizadas quatro paradas para reflexão sobre o perdão, justiça, direito e missão. O início da romaria foi presidido por Dom Giovane Pereira de Melo, bispo da diocese de Tocantinópolis, e pela prefeita da cidade, Ione Leite (PP). Ambos recordaram a atuação de padre Josimo na região. Em uma das paradas, Dom Giovane e a prefeita inauguraram o Memorial Padre Josimo, no centro da cidade.

Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o objetivo da caminhada é chamar a atenção da sociedade para a luta pela Reforma Agrária, por meio do ponto de vista bíblico. “Em Xambioá, ficou viva a memória de todas as lutas pelas quais o padre se envolveu em favor dos posseiros, contra a escravidão e a construção de hidrelétricas”, lembrou Frei Xavier Plassat, coordenador da Campanha Nacional da CPT de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo.

Fiéis

Fiéis vindos de várias cidades da região do Bico do Papagaio, sul do Pará e Maranhão se reuniram aos pés do trevo, onde está a réplica do Cristo Redentor, no cruzamento da TO-164 e a BR-153, para rezar em homenagem às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Norte do Tocantins. Os romeiros passaram também pela Avenida Araguaia, que fica às margens do rio Homônimo, e em seguida, no último ponto, celebraram uma missa.

Quem conviveu com o padre, sabe a importância de relembrar sua trajetória de vida. “Era ele quem evangelizava e ajudava muitos trabalhadores. Por isso sofreu muita perseguição, porque os latifundiários não queriam que os trabalhadores soubessem os seus direitos”, destacou a lavradora Francisca Vieira, que conviveu com o padre por três anos.

Dorothy

Uma cruz de madeira, vários crucifixos, faixas e cartazes foram levados pelos romeiros para a peregrinação, que homenageou, além do Padre Josimo, a missionária Dorothy Stang, assassinada em 2005. Segundo José Batista Afonso, advogado da família da missionária, todos os culpados foram condenados. “Dorothy foi mais uma vítima na luta pelos trabalhadores”, afirmou.

A romaria faz parte das atividades que marcam o Festival da Abolição, organizado pela CPT e organizações não-governamentais que apoiam a luta do povo pelo direito à terra. (Weberson Dias – Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Imagens de flat e boate contradizem depoimento de modelo que acusa Irajá de estupro

Publicado

em

A pedido da defesa do senador Irajá Abreu, a boate Café de la Musique e o hotel La Residence entregaram à Justiça de São Paulo imagens que mostram o parlamentar acompanhado da modelo Hellen Haas na noite do último dia 22 e também da madrugada do dia 23.

Ao acusar Abreu de estupro, a modelo alegou ter sofrido um “apagão” e recobrado a consciência “já com o investigado em cima de si, mantendo conjunção carnal”.

Ao se manifestar nos autos do inquérito, o advogado Daniel Bialski afirma que a versão de Haas “não condiz com a realidade”.

“Todas as imagens de CFTV requisitadas, de todos os locais em que estiveram naquela data, revelam justamente o contrário, ou seja, de que eles chegaram de mãos dadas, caminhando tranquilamente, e, mais que isso, mostrando que ela manuseara seu celular, conduta incompatível com alguém que estaria alegadamente sem a capacidade e  discernimento de seus atos.”

O advogado acrescenta que o exame de corpo de delito de Irajá também rebate a tese de que houve luta corporal e que a modelo se recusou a entregar o celular, cujo conteúdo pode ajudar a “esclarecer detalhes ainda não totalmente esclarecidos” do episódio. (O Antagonista)

Continue lendo

Bico do Papagaio

RIACHINHO: Saúde oficializa primeira morte por Covid-19

Publicado

em

Nesta sexta, dia 27, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), oficializou por meio de seu Boletim Epidemiológico, a primeira morte por Covid-19, no município de Riachinho, no Bico do Papagaio.

A vítima é um homem de 67 anos, com hipertensão. Ele morreu em 22 de agosto no Hospital Regional de Araguaína.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Prefeitos de Wanderlândia e Darcinópolis buscam orientações e futuras parcerias com SEAGRO

Publicado

em

O Governo do Tocantins tem recebido a visita dos prefeitos eleitos nas eleições de 2020 de diversas cidades do Tocantins. Cientes de que o Estado tem vocação para a agricultura, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) tem sido procurada para orientações que venham inserir socialmente, produtivamente e economicamente os municípios. Na manhã dessa quinta-feira, 26, o secretário Thiago Dourado, gestor da Seagro, recebeu os prefeito de Darcinópolis, Jakson Soares e de Wanderlândia, Eduardo Madruga, que estava acompanhado de Djalma Júnior prefeito eleito.

Segundo o secretário é muito importante que os novos prefeitos estejam aliados com a política pública do Estado, pois através das plataformas de fortalecimento da agricultura e da agricultura familiar poderão trabalhar de maneira conjunta, sinérgica com o objetivo de alcançar um resultado em comum.

Darcinópolis

A procura pela Seagro para o prefeito de Darcinópolis, Jackson Soares tem como compromisso fomentar a agricultura para os darcinopolinos. “O setor agropecuário para ter um indicador positivo é preciso que haja todo um trabalho de capacitação, profissionalização e reconhecemos que podemos potencializar a produção com conhecimento e oportunidades”, destacou.

Wanderlândia

Acompanhado do atual prefeito de Wanderlândia, Eduardo Madruga, o prefeito recém eleito, Djalma Júnior, falou sobre a vocação da cidade e as perspectivas que tem com relação ao Governo do Tocantins. “Wanderlândia  é uma cidade com muita terra fértil, muita água e propícia para a plantação de mandioca, abacaxi, melancia e a agropecuária. Vários fatores nos leva a ir atrás de recursos para fomentar a agricultura no nosso município. Vamos sempre contar com o apoio e parceria do Governo do Tocantins para levar benefícios para a nossa cidade” ponderou Djalma Júnior.

Diante das demandas dos novos eleitos, o secretário Thiago Dourado observou que os prefeitos tem uma nova visão sobre o próprio mandato ao buscar parceria com o Governo. “Vamos trabalhar em conjunto, e pra isso já consolidamos agenda após a posse dos prefeitos eleitos e darmos continuidade no fortalecimento da agricultura do Estado”, concluiu Thiago Dourado. (Com informações de Leide Theophilo e foto de Wilson Rodrigues)

Continue lendo
publicidade Bronze