Connect with us

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Artesãos recebem doação de espaço físico

Publicado

em

O Consórcio Estreito Energia (Ceste), empreendedor da Usina Hidrelétrica Estreito, doou para a Associação dos Artesãos do Coco de Babaçu de Aguiarnópolis (ACBA) um espaço físico com toda infraestrutura para a produção artesanal e um veículo automotivo para escoamento da produção. O local, em pleno funcionamento, estruturado com maquinários, mobílias e equipamentos de informática, todos de última geração, é onde está funcionando a nova sede da ACBA. A doação integra o Investimento Social Estreito (ISE), executado pelo CESTE e apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A principal finalidade do Ceste, por meio desta ação, foi promover a inserção competitiva do artesanato produzido em Aguiarnópolis no mercado nacional, gerando ocupação e renda para os artesãos e quebradeiras de coco babaçu da região. “Nós estamos dando oportunidade de fornecer ao município o desenvolvimento regional sustentável através do projeto Investimento Social Estreito, onde o principal objetivo é gerar renda, ocupação para as pessoas”  disse a coordenadora de campo do ISE , Elizabeth Pacífico.

Além do incentivo prestado pelo Ceste ao grupo de pequenos empreendedores, o ISE está proporcionando o desenvolvimento sustentável da atividade artesanal, por meio do fortalecimento dos empreendimentos coletivos em Aguiarnópolis.  “Os associados mostram que eles têm capacidade de criar um projeto em grupo, como este apresentado, e de expandir cada vez mais. A previsão relatada por eles é de ampliar a produção para vestuário, bolsas e acessórios”, ressaltou a coordenadora de campo do ISE.

Em festa pela conquista, a Presidente da Associação dos Artesãos de Coco Babaçu de Aguiarnópolis, Sandra Lima Silva Teixeira, expressou total agradecimento ao empenho do Ceste em incentivar e contribuir com o município.  “O material recebido representa tudo para nossa associação, até mesmo para que a gente pudesse dar continuidade ao nosso trabalho. Nós dependíamos disso. Vamos tocar a bola para frente, já temos grandes planos, temos uma coleção a desenvolver. Já conseguimos que a coleção que vamos desenvolver seja inserida e apresentada em um desfile de moda em Paris. Um sonho sendo realizado!”, comemorou a presidente.

Destaque

A Associação dos Artesãos do Coco Babaçu de Aguiarnópolis, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa no Tocantins (Sebrae-TO), participa de feiras e eventos em todo território nacional expondo e comercializando seus produtos. O grupo da ACBA também ganhou destaque internacional, com o envio de peças para países como França, Alemanha, Bélgica, Chile e Japão. (Dyego Rodrigues)

Por meio do Senar-TO, a Associação vem expandindo o sucesso, ministrando cursos de artesanato com babaçu até mesmo para associações de outros municípios, com o objetivo de capacitar novos artesãos.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Veja desembarque de tropa da PF para operação contra Carlesse

Publicado

em

Continue lendo

Bico do Papagaio

STJ afasta Carlesse do Governo por 6 meses

Publicado

em

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento do governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), por 6 meses, em uma investigação sobre suposto pagamento de propina e obstrução de investigações. A Polícia Federal faz buscas na casa de Carlesse e na sede do governo do Tocantins na manhã desta quarta-feira (20).

Segundo a Polícia Federal, as buscas fazem parte de duas operações simultâneas que investigam pagamento de propina relacionada ao plano de saúde dos servidores estaduais e obstrução de investigações.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Motocicleta furtada é localizada em Araguaína

Publicado

em

A Polícia Militar apreendeu na noite desse domingo, 17, no Setor Vila Couto Magalhães em Araguaína, um adolescente de 14 anos, por ato infracional de receptação. Com o menor infrator foi localizada uma motoneta Honda POP 100, cor preta e um smartphone.

Durante patrulhamento no endereço informado, a equipe de policiais militares deparou-se com um adolescente de 14 anos, conduzindo uma motoneta Honda POP 100 de cor preta e de posse de um smartphone. Durante a abordagem, o menor informou que teria pego o veículo emprestado de um indivíduo, não identificado, na cidade de Arguianópolis, no Bico do Papagaio, e que teria comprado o smartphone por R$ 100,00 (cem reais) no mesmo município.

A guarnição entrou em contato com o destacamento militar na cidade de Arguianópolis e constatou que o veículo teria sido furtado no mesmo dia, 17/10 do corrente ano, no Setor Central do município.

Diante dos fatos, o veículo e o smartphone foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil de Araguaína, para os procedimentos legais. O adolescente foi entregue ao Conselho Tutelar para as medidas cabíveis.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze