- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 27 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Aguiarnópolis, Darcinópolis e Palmeiras recebem caminhões compactadores

Mais Lidas

Cumprindo sua obrigação que é de tentar recompensar as percas com a implantação da Usina Hidrelétrica de Estreito, o Consórcio Estreito Energia (CESTE) repassou um caminhão compactador de lixo. As municípios de Aguiarnópolis, Darcinópolis e Palmeiras do Tocantins, no Bico do Papagaio receberam o caminhão.

A doação integra um projeto maior que prevê a construção de aterros sanitários nessas cidades e ainda a implantação de uma política de reaproveitamento dos resíduos sólidos produzidos por essas localidades. Essa prática ofertará oportunidades de empregos de modo a melhorar a renda familiar das pessoas que atuarão nesse processo.

O gerente de Meio Ambiente e Relações Institucionais do CESTE, Isac Braz Cunha, comenta que pela primeira vez a maioria desses municípios terá a oportunidade de receber um equipamento como esse. Salientou ainda que o chamado “lixo” produzido pelos municípios, não é uma responsabilidade somente do gestor, mas também de cada morador. “Por isso, existe a necessidade de um trabalho eficaz de educação ambiental nessas cidades, do qual o CESTE será parceiro”, assegura.

Isac Braz destaca também que por meio desta ação estão se antecipando à implantação da Lei nº 12.305/10, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Essa lei estabelece que cada município deverá elaborar o seu Plano de Gestão Integrada de Resíduos, onde o material descartado pela sociedade e todos os envolvidos (como sistemas de coleta seletiva, cooperativas, triagem e tratamento dos resíduos, por exemplo) são regulamentados de maneira compartilhada.

Em Darcinópolis o Prefeito Antonio Arouca diz que a doação do caminhão compactador ao município vai contribuir muito com a cidade. “Além de somar ao trabalho de limpeza urbana, vai também gerar economia ao município, visto que os equipamentos utilizados para esse serviço são alugados”, afirma. Ele acrescenta que antes do uso do caminhão, a Prefeitura fará um trabalho de educação ambiental, a fim de orientar os moradores para melhor acondicionamento do material a ser recolhido.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias