- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 10 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: ATS diz que inicia revitalização do Taquari nos próximos dias

Mais Lidas

2951A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) prometeu dar início nos próximos dias ao projeto de revitalização do Rio Taquari. O anúncio foi feito pelo presidente da ATS, Edmundo Galdino. A primeira etapa do projeto consiste na realização do diagnóstico sócio ambiental do Taquari e seus afluentes.

Para Galdino, o diagnóstico será de suma importância para orientar a implantação do projeto, que servirá de base para elaboração do projeto executivo, visando não apenas a revitalização do manancial, mas garantir que Araguatins continue sendo servida por água de qualidade, uma vez que 100% da água vem desta fonte. E com a novidade de que a população ribeirinha que se adaptar será incluída no projeto Produtor de Água.

A área do Taquari, em Araguatins, foi estabelecida como área de proteção ambiental pela Lei nº 806/2002 de 20/12/2002, que determina o uso dos recursos naturais da região de forma sustentável.

As etapas do Projeto

A recuperação da bacia do Taquari será dividia em duas macro etapas. Sendo elas:

1) Diagnóstico situacional

2) Recuperação e obras de infraestrutura

Caracterização Socioeconômica

Nesta etapa, o objetivo é coletar informações que subsidiarão a elaboração de programas e políticas de assistência, alicerçadas no desenvolvimento sustentável.

Preenchimento de formulário com as seguintes informações:

Proprietário;

Área da propriedade;

Aptidão agrícola;

Fonte de renda dos moradores;

E outros dados.

Diagnóstico

Obter a dados que possam validar a situação da bacia, buscando identificar os seguintes aspectos:

Áreas prioritárias para conservação;

Áreas prioritárias para recuperação;

Condição das estradas, pontes e etc.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

2 Comentários

  1. acho que um dos principais atos que deveria ser praticado neste projeto seria a REVITALIZAÇÃO dos habitos dos MORADORES e USUÁRIOS(pescadores, banhistas, oleiros, jogadores, namoradores, fazendeiros, chacreiros, cachaceiros etc) pois pense num povo mal educado e seboso, jogam imundicie dentro do Taquari. Se no projeto não tiver alguma coisa neste sentido, logo após conclusão dos trabalhos, voltará a mesma coisa. Não tem uma unica pessoa com conciência ecológica, todos depredam este gratuíto rio que ja foi belo no passado e hoje é esgoto.

  2. Primeiramente é importante gerar um sistema educacional para esta cidade, principalmente para a comunidade ribeirinha. Do meu ponto de vista deveria ser agregado mais uma etapa neste projeto (Sistema integrado de Tratamento de Agua Residuais – que em araguatins está crítico), este podería estar voltado as principais fontes de contaminação na região (Atividades agropecuárias, industriais em geral). De um ponto de vista crítico, em relação aos pontos descritos nesta publicação, faltam pontos vitales dos pilares da sustentabilidade. É necessario ser concisos com os trabalhos realizados nesta cidade, caso contrário esse projeto será uma fonte de DDV.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias