Terminou nesta terça-feira, 29, a capacitação dos conselheiros municipais sobre drogas no município de Araguatins. A capacitação faz parte do projeto “Implantando e Fortalecendo Conselhos”, que visa promover o controle social e fortalecer o sistema de garantias de direitos, reforçando a articulação do Conselho Estadual sobre Drogas com os Conselhos Municipais.
A capacitação é uma realização da Sejudh – Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos e do Conselho Estadual sobre Drogas, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), teve como objetivo a formação dos conselheiros municipais dos 16 municípios tocantinenses que possuem COMAD e outros 20 municípios que pretendem criar um Conselho.
Na metodologia da capacitação estão incluídos a formação de conselheiro e orientações passo a passo para a implantação de um Conselho Municipal. Com isso, pretende-se fornecer subsídio prático e teórico para o exercício da função de conselheiro, o que resultará na sua qualificação.
Foram trabalhadas temáticas como políticas públicas, controle social, ética, interdisciplinaridade e o papel dos conselheiros, o Plano Nacional de Políticas sobre Drogas, Política de Atendimento, parâmetros para a criação e funcionamento do Conselho Municipal sobre Drogas.