- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 17 / julho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

AUGUSTINÓPOLIS: Hospital Regional realiza cirurgia ortopédica usando técnica Ilizarov

Mais Lidas

As ações do Governo do Tocantins, para fortalecimento da rede hospitalar, no interior do Estado, tem transformado a realidade da população do Bico do Papagaio. O Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) realizou na terça-feira (21), a primeira cirurgia ortopédica com a técnica de Ilizarov, no Tocantins. O procedimento foi realizado em uma paciente vítima de um acidente automobilístico ocorrido em Tocantinópolis em fevereiro deste ano.

A paciente Andrinne Freire Pereira é moradora do município de Tocantinópolis e foi transferida para o HRAUG, após sofrer um acidente de trânsito. Ela estava grávida de oito meses e na unidade hospitalar teve o parto realizado, bem como a cirurgia ortopédica, viabilizada graças à disponibilização dos materiais pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).

A cirurgia de Ilizarov teve a duração de duas horas. Segundo a equipe médica, a escolha por esse tipo de procedimento se deu pela gravidade da lesão da paciente. A técnica oferece menos riscos à saúde e promove a consolidação da fratura com menor chance de complicações como a osteomielite.

“Escolhemos essa técnica, pois a paciente possuía um risco de infecção e queríamos disponibilizar um processo que oferecesse estabilização, possibilitando que em poucas horas o retorno para andar e realizar as atividades do dia a dia, sem a necessidade de uma nova cirurgia”, disse o médico ortopedista do HRAUG, Fernandes Júnior.

Para a diretora geral da Unidade Hospitalar, Cristiane Costa Uchôa, “é muito gratificante poder ofertar mais serviços para os nossos usuários. É tão importante que as regiões possam atender suas demandas sem ter que transferir os doentes para outras referências. Tudo isso é possível graças ao olhar do secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva e do nosso governador Wanderlei Barbosa que estão fazendo a diferença para a saúde pública do Tocantins”.

“Sou grata a Deus e aos profissionais do SUS Tocantins pela oportunidade de estar aqui para contar a minha história. Todas as cirurgias foram realizadas com excelência e tanto eu, quanto o meu filho estamos bem e com saúde garantida”, disse Andrinne Freire.

Método ILIZAROV

A técnica Ilizarov é um procedimento ortopédico aplicado em pacientes que apresentam traumas ou politraumas graves em ossos do corpo. Durante a cirurgia, é colocado aparelho de fixação externa circular ou vertical que garante maior estabilidade e correção da lesão.

Hospital Regional de Augustinópolis

O HRAUG é uma Unidade Hospitalar de Porte II, possui 115 leitos clínicos, 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e atende a região do Bico do Papagaio, com 17 especialidades e serviços de raio-x, ultrassonografia, laboratório e endoscopia. (Karoliny Santiago)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias