Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Mais de 27 mil munições são apreendidas em caminhão

Publicado

em

A Polícia Militar (PM) realizou na tarde desta quarta-feira, 30, uma das maiores apreensões de munições da região do Bico do Papagaio. Foram mais de 60 caixas de munições contendo 13.440 cartuchos dos calibres 32 e 14 mil munições de calibre 38, totalizando 27.440 munições, todas intactas. Toda a mercadoria estava dentro de um caminhão baú, Ford Cargo, placa de Imperatriz-MA. Foram presos pela PM dois homens, 63 e 46 anos e uma mulher de 30 anos. 

A prisão dos envolvidos e a apreensão de todo o material se deu durante uma abordagem feita pela equipe de militares do 9º Batalhão da PM (9º BPM). O caminhão estava em deslocamento quando foi interceptado pela guarnição na Rodovia TO-201, município de Augustinópolis, onde estavam os dois homens. 

A ação teve início através de levantamento realizado por policiais militares da Agência Local de Inteligência (ALI) do 9º BPM. A PM monitorava a intensa movimentação da entrada e saída de pessoas suspeitas e também de veículos a um comércio na cidade de Augustinópolis, que sempre mantinha suas portas fechadas, o que chamou a atenção da PM. 

Com frequência, os veículos transportando mercadorias suspeitas, deixavam as caixas e logo em seguida outro veículo vinha, pegava a mercadoria e tomava rumo ignorado. 

A PM começou a monitorar o principal veículo, o caminhão Ford, onde estavam as munições apreendidas. Indagado sobre a documentação e destino da carga, o condutor do veículo relatou que a mercadoria pertencia ao dono de uma loja de caça e pesca na cidade de Imperatriz- MA, e que seria nessa loja onde os produtos seriam entregues. 

A PM consultou a documentação junto ao Exército Brasileiro (EB), onde verificou que a autorização expedida pelo órgão federal limitava o transporte daquele tipo de produto apenas até a cidade de Augustinópolis e que necessitava de uma nova autorização dos órgãos competentes para que pudesse ser transportada para outro destino. 

Diante da ilegalidade, configurando comércio ilegal de arma de fogo ou munições, previstas no Art. 17 da lei 10.826/2004, a proprietária da empresa em Augustinópolis, uma mulher de 30 anos, acabou sendo localizada em Praia Norte, também no Norte do Estado.

Os dois homens e a proprietária da empresa em Augustinópolis, foram conduzidos juntamente com todo o material apreendido até a Central de Flagrantes em Araguatins para as devidas providências.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Produtor rural pode solicitar bloqueio de ficha sanitária para o não recebimento de animais de áreas noventenadas

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) publicou no Diário Oficial do Estado, da última quinta-feira, 22, a Portaria n° 215, de 19 de julho de 2021, que autoriza produtores rurais ou seus procuradores a solicitar à Agência o bloqueio de suas fichas sanitárias para o recebimento de animais oriundos de áreas e/ou propriedades noventenadas, uma vez que assumem também a condição de noventenados. A medida passa a valer a partir de 1° de setembro deste ano.

Segundo a gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização da Adapec, Laudicéia Teles, a exigência visa garantir maior segurança aos produtores rurais que não desejam receber animais que estejam em noventenas. “Às vezes, o produtor por desconhecimento acaba adquirindo um animal que esteja nesta condição e só quando vai emitir a GTA ele descobre que sua propriedade terá que ser noventenada por causa daqueles animais”, explica. 

Laudicéia Teles acrescenta ainda que, com a norma, ele poderá ir a qualquer escritório da Adapec e informar no seu cadastro que não deseja receber animais noventenados. Assim, ele evitará que sua propriedade fique bloqueada para movimentação de animais.

Ainda de acordo com a Portaria, o comprador tocantinense que adquirir animais oriundos de áreas não habilitadas a exportar para o Chile ao receber a Guia de Trânsito Animal (GTA) do vendedor fica obrigado a apresentá-la imediatamente no escritório da Adapec. Com isso, o adquirente evita a suspensão do cadastro e declara ciência da noventena da sua ficha sanitária.

Os estados que possuem restrições para exportação de carne bovina para o Chile são: Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Ceará, Rio de Janeiro e Distrito Federal. (Welcton de Oliveira)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira a lista de aprovados para Brigada de Incêndios Florestais

Publicado

em

Os interessados em fazer parte da Brigada de Combate a Incêndios Florestais fizeram Teste de Aptidão Física (TAF) nesta segunda-feira, 26, por meio da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), em Araguatins. Eram 10 vagas e quem se candidatou precisou suar a camisa, literalmente, para conquistar uma das matrículas no Curso de Formação, que terá início nesta quinta-feira, 29.

Para garantir vaga no Curso de Formação de Brigadistas, os candidatos tiveram que percorrer 2,4 mil metros, com 24 kg (uma bomba costal cheia), com o tempo abaixo de 30 minutos.

Prova 

Quem fez o teste prático pela primeira vez, brigando por uma vaga na Brigada, viu o quanto é difícil andar rápido com a bomba costal cheia. O TAF teve apenas esse exercício como forma de classificação e eliminação dos candidatos. Para tanto, 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros levou em conta as questões de segurança contra a Covid-19.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Irajá começa articulação pró Edison Tabocão

Publicado

em

Desde o final de semana, o senador Irajá Abreu, presidente estadual do PSD, iniciou uma maratona de reuniões com prefeitos, vereadores e líderes do Bico do Papagaio, para apresentar oficialmente o empresário Edison Tabocão, como pré-candidato a governador do Tocantins.

Edison é vice-presidente estadual do PSD.

Irajá permanecerá em Araguatins até quarta, recebendo e se reunindo com os líderes municipais.

Edison atua empresarialmente no setor de combustíveis, transporte e alimentação, com abrangência principalmente nos estados do Tocantins, Goiás e São Paulo. Em Araguatins, Tabocão tem forte identificação com a comunidade, local onde tem residência fixa no estado.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze