- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 03 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Comissão aprova implantação de UPA 24Hs em Tocantinópolis e Augustinópolis

Mais Lidas

Foi aprovada a implantação e construção de Unidades de Pronto Atendimento 24Hs (UPAS) nas cidades de Tocantinópolis e Augustinópolis, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A pactuação ocorreu durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na tarde desta quinta-feira, 16, na Secretaria de Estado da Saúde (SESAU).

Essas unidades atendem a casos de saúde que exijam atenção médica intermediária como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos, evitando que estes pacientes sejam sempre encaminhados aos prontos-socorros dos hospitais.

As UPAs 24 horas trabalham de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ao ligar para o número 192, o cidadão tem acesso a uma central com profissionais de saúde que oferecem orientações de primeiros socorros, além de definir os cuidados adequados a cada situação. Em muitos casos, o SAMU presta o primeiro atendimento e encaminha o paciente a uma UPA.

Essa integração qualifica os atendimentos já que, ao prestar o primeiro socorro, as equipes do SAMU identificam a real necessidade do paciente e o encaminham, se necessário, para o serviço de saúde mais adequado.

As UPAs funcionam sete dias por semana, 24 horas por dia. Sua estrutura conta com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, e soluciona em média 97% dos casos. Ao chegar a uma UPA, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria unidade ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para a atenção básica.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

8 Comentários

  1. Isso é o reflexo das eleições quando esses eleitores burros e alienados se vendem para os candidatos de fora, aprendam com os erros, votar em candidato de fora, tipo…Amélio Cayres, Moreira, Iderval, Manoel Queiroz, Bonifácio…etc…etc…é um tiro no próprio pé. Araguatins vai continuar como segundo plano no cenário politico, só virão aqui em busca de votos pois, sabem q basta aliar-se a algum politico daqui para comprar os votos de um bando de safados sem compromisso com Araguatins…

  2. AMELIO CAIRES MORRE DE CIUMES DE ARAGUATINS MESMO E PORQUE VEM PEDIR VOTO AQUI?

    DEIXO MEU MEU REPÚDIO AQUELES QUE MENTIRAM PROMETENDO HOSPITAL, UNIDADE DE SAÚDE E ENGANARAM O DR. WISTON E O FIZERAM FAZER UMA REFORMA NO HOSPITAL NOSSA SENHORA APARECIDA. DA IGREJA CATÓLICA.

    NÃO SEI O QUE TÁ ACONTECENDO MAIS HOJE É 17 DE MAIO DE 2013.

    O GOVERNO TOMOU POSSE EM 2010.

    NÃO QUERO VER O POVO DE ARAGUATINS SOFRENDO EM BUSCA DE SAÚDE E MUITO MENOS COM ESSA DEMORA DE DEVOLVER OS MORTOS DEPOIS DE ACIDENTE, POIS CHEGA A 8 A 10 HORAS PRA SE VELAR UM CORPO ESPERANDO CHEGAR DO IML QUE FICA EM AUGUSTINÓPOLIS OU ARAGUAÍNA.

    ISSO DEPUTADO NÃO VER.
    E OS LEITOS DOS HOSPITAL DE AUGUSTINÓPOLIS, QUE VERGONHA

    FIQUEM COM DEUS….

  3. PERDEMOS?

    UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO – UPA

    São unidade de atendimento aos casos de urgências e emergências de média e baixa complexidade de funcionamento 24 horas nos sete dias da semana.

    No primeiro atendimento, o usuário passa por avaliação segundo classificação de risco, que dará prioridade de atendimento.

    Emergência: São situações que implicam em risco de morte em curto espaço de tempo.
    Urgência: São situações em que o paciente necessita de assistência médica, sem risco de morte imediato, porém não podem esperar por uma consulta ambulatórial.

    Classificação de Risco

    Verde: são casos de urgência de menor gravidade, sem risco de morte. Ele tem condições de esperar.
    Amarelo: são casos de urgências de gravidade maior. Devem ser atendidos com brevidade, porém podem aguardar algum tempo.
    Vermelho: são casos de emergência, com risco de morte, caso não sejam atendidos imediatamente
    Azul: são casos que não se enquadram no perfil de urgência e emergência, ou seja, casos para atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USF). O usuário será, portanto, orientado e encaminhado à USF de referência da sua residência.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias