Connect with us

Bico do Papagaio

Comitiva de parlamentares franceses destaca potencial energético brasileiro em visita à UHE Estreito

Publicado

em

Uma comitiva de nove pessoas composta por parlamentares franceses, o embaixador da França no Brasil, Yves Saint Geours e executivos da GDF Suez, empresa franco-belga e principal acionista do Consórcio Estreito Energia (Ceste), responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Estreito, conheceu de perto uma das principais obras de geração de energia em construção no Brasil. A comitiva foi recepcionada pelo presidente do Ceste, José Renato Ponte, que apresentou a todos o empreendimento durante visita técnica ao canteiro de obras.

Impressionado com a estrutura construída entre os estados do Maranhão e Tocantins, o deputado e presidente da comissão de energia da Assembléia Legislativa da França, Jean Claude Lenoir, destacou o crescimento do setor energético brasileiro e a rapidez com que as hidrelétricas são construídas. “É impressionante ver tamanha estrutura construída em tão curto espaço de tempo. Para nós é importante conhecermos os projetos de grande relevância que estão sendo construídos no mundo, a exemplo da UHE Estreito no Brasil”, declarou.

Integrando a comitiva francesa, a convite da GDF Suez, o embaixador da França no Brasil, Yves Saint Geours, fez questão de frisar a importância do intercâmbio entre os dois países. “Sabemos dos desafios, não só para o Brasil, mas para todo o mundo em relação a pesquisa para o desenvolvimento do setor energético, daí a importância de poder compartilhar experiências como a que nos foi apresentada nesta visita”, pontuou.

Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de percorrer as estruturas do vertedouro, onde nesse momento são montadas as primeiras comportas; da casa de força, que abrigará as oito unidades geradoras de energia e que se encontra num avançado estágio de montagem eletromecânica com importantes peças, como o estator do gerador da primeira turbina, sendo montadas. Conheceram também a subestação de energia da UHE Estreito de onde a energia será distribuída pela linha de transmissão até a subestação de Imperatriz e, de lá, para todo o país.

Integrando também a comitiva, o diretor presidente da GDF Suez América Latina, Jan Flachet, ressaltou a importância da UHE Estreito para o grupo, um dos maiores em projetos de geração de energia em todo o mundo e, também, a oportunidade de apresentar projetos desenvolvidos no Brasil para os parlamentares franceses. “Ficamos honrados em receber a comitiva em nossas instalações e poder apresentá-la grandes projetos como a UHE Estreito que estará gerando energia limpa e renovável até o fim do ano”, disse Flachet, lembrando das condições favoráveis para este tipo de empreendimento no país. “O Brasil tem um enorme potencial hídrico que possibilita o desenvolvimento de projetos especiais como esse, ao contrário da França que já teve seu potencial utilizado”, concluiu.

Participaram da visita, o presidente da GDF Suez no Brasil, Maurício Bahr, os diretores do Consórcio, Carlos Castanho, de Engenharia, e Norma Villela, de Socioeconomia, que na ocasião fez uma apresentação sobre as ações desenvolvidas pelo Ceste na área social e econômica. Também fizeram parte da comitiva, os deputados franceses, Philipe Vitel, Rudy Sales e Marie-Renée, e os executivos da GDF Suez, Alain Janssens, Valerie Alain, bem como o Assessor Especial do Ceste, Luiz Artur Arantes de Freitas. (Tatiana Fagundes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

No Bico, corpos são trocados e presidiário é sepultado no lugar de idoso

Publicado

em

Era por volta de 7h, desta terça, 3, quando o caixão trazido por um carro da Funerária Regional Pax, chegava em Araguatins, vindo do Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug), trazendo o suposto corpo do tradicional araguatinense, Osano Luiz dos Santos, de 78 anos. Bastante conhecido na cidade, a morte foi lamentada por muitos. Na noite anterior, Osano teve um mal súbito e foi levado para atendimento emergencial no HRAug, acabou não resistindo.

Entre as intervenções feitas em Osano, na unidade de saúde, estava o exame de Covid-19, que constatou a presença da doença. Com a morte, o corpo passou a obedecer o protocolo Covid, foi levado para a ala destinada a esse tipo de caso e teria de seguir as regras também para sepultamento, que proíbem por exemplo, a realização de velório e abertura do caixão. E assim foi feito, o corpo chegou à Araguatins, nas primeiras horas da manhã, seguiu em cortejo por algumas ruas e seguiu para o Cemitério Municipal, onde foi sepultado.

Quase 1h depois, a família de Osano, recebeu uma ligação do HRAug, pedindo que seja recolhido o corpo do idoso para sepultamento. A informação foi uma surpresa para os familiares, pois já haviam feito o enterro.


Paralelo a isso, na mesma noite de segunda-feira, outro paciente deu entrada no mesmo hospital, este, um detendo da cidade de Tocantinópolis, também no Bico do Papagaio. Ele precisou passar por um procedimento cirúrgico e não resistiu. O corpo, ainda na madrugada, foi colocado a disposição dos familiares, no local destinado para aguardo da retirada, como de fato foi feito, só que pela funerária da família do araguatinense Osano, que sem qualquer controle por parte do HRAug, entrou na unidade e pegou o cadáver errado, levando para Araguatins e sepultando como se fosse o araguatinense.

Também paralelo a isso, logo pela manhã, Polícia Civil e Polícia Penal, começavam a se mobilizar, para saber o que tinha acontecido com o detento, que simplesmente tinha um atestado de óbito, porém havia sumido.

Quando as versões se cruzaram, já era pouco mais de 9h.

O corpo do detento, teve de ser desenterrado e levado de volta à Augustinópolis, para ser entregue a família. E o corpo de Osano, no final da tarde, foi finalmente entregue aos familiares para o enterro.

O HRAug por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), disse que lamenta a angústia dos familiares, afirmou que a troca de corpos aconteceu por parte dos profissionais da funerária responsável pelo sepultamento do paciente Osano, mesmo com todos os critérios de identificação seguidos pela equipe hospitalar. Disse ainda, que a direção do HRAug reforçará as orientações para que situações parecidas não se repitam.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ANANÁS: Enteado tenta matar padrasto com golpes de faca

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu na manhã desta terça-feira, 03, por volta das 08h, na cidade de Ananás, um homem de 26 anos, suspeito de assassinar o próprio padrasto. Em poder do indivíduo os policiais militares apreenderam uma arma branca, tipo facão usada na ação criminosa.

O crime ocorreu no final da noite de segunda-feira, 02, por volta das 23h30, no povoado São Raimundo, município de Ananás. Após tomar conhecimento dos fatos, a Polícia Militar deslocou ao local. De acordo com as informações repassadas à PM pelas testemunhas, a vítima, um senhor de 57 anos, estava dormindo numa rede, em sua residência, quando o acusado, que é seu enteado, desferiu vários golpes de arma branca (facão). 

De acordo a Perícia, a vítima sofreu 13 perfurações. Testemunhas informaram também que o autor havia tomado rumo ignorado de posse do facão. Durante toda noite, a PM realizou diligências nas imediações, no sentido de localizar e prender o acusado e através de informações de populares ele foi localizado as margens da Rodovia TO – 416, ainda de posse da arma usada para cometer o crime. 

O acusado recebeu voz de prisão, sendo conduzido primeiramente ao Hospital Municipal de Ananás para os atendimentos em razão de alguns ferimentos leves, e em seguida será encaminhado à Central de Flagrantes em Tocantinópolis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Morre tradicional araguatinense Osano

Publicado

em

Faleceu na noite desta segunda-feira, 2, o araguatinense Osano Luiz dos Santos, de 78 anos. Bastante conhecido em Araguatins, principalmente por seu apreço pela política, ele era considerado uma figura folclórica apaixona pelo MDB.

A previsão de sepultamento é para amanhã desta terça, dia 3.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze