Connect with us

Bico do Papagaio

Comitiva de parlamentares franceses destaca potencial energético brasileiro em visita à UHE Estreito

Publicado

em

Uma comitiva de nove pessoas composta por parlamentares franceses, o embaixador da França no Brasil, Yves Saint Geours e executivos da GDF Suez, empresa franco-belga e principal acionista do Consórcio Estreito Energia (Ceste), responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Estreito, conheceu de perto uma das principais obras de geração de energia em construção no Brasil. A comitiva foi recepcionada pelo presidente do Ceste, José Renato Ponte, que apresentou a todos o empreendimento durante visita técnica ao canteiro de obras.

Impressionado com a estrutura construída entre os estados do Maranhão e Tocantins, o deputado e presidente da comissão de energia da Assembléia Legislativa da França, Jean Claude Lenoir, destacou o crescimento do setor energético brasileiro e a rapidez com que as hidrelétricas são construídas. “É impressionante ver tamanha estrutura construída em tão curto espaço de tempo. Para nós é importante conhecermos os projetos de grande relevância que estão sendo construídos no mundo, a exemplo da UHE Estreito no Brasil”, declarou.

Integrando a comitiva francesa, a convite da GDF Suez, o embaixador da França no Brasil, Yves Saint Geours, fez questão de frisar a importância do intercâmbio entre os dois países. “Sabemos dos desafios, não só para o Brasil, mas para todo o mundo em relação a pesquisa para o desenvolvimento do setor energético, daí a importância de poder compartilhar experiências como a que nos foi apresentada nesta visita”, pontuou.

Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de percorrer as estruturas do vertedouro, onde nesse momento são montadas as primeiras comportas; da casa de força, que abrigará as oito unidades geradoras de energia e que se encontra num avançado estágio de montagem eletromecânica com importantes peças, como o estator do gerador da primeira turbina, sendo montadas. Conheceram também a subestação de energia da UHE Estreito de onde a energia será distribuída pela linha de transmissão até a subestação de Imperatriz e, de lá, para todo o país.

Integrando também a comitiva, o diretor presidente da GDF Suez América Latina, Jan Flachet, ressaltou a importância da UHE Estreito para o grupo, um dos maiores em projetos de geração de energia em todo o mundo e, também, a oportunidade de apresentar projetos desenvolvidos no Brasil para os parlamentares franceses. “Ficamos honrados em receber a comitiva em nossas instalações e poder apresentá-la grandes projetos como a UHE Estreito que estará gerando energia limpa e renovável até o fim do ano”, disse Flachet, lembrando das condições favoráveis para este tipo de empreendimento no país. “O Brasil tem um enorme potencial hídrico que possibilita o desenvolvimento de projetos especiais como esse, ao contrário da França que já teve seu potencial utilizado”, concluiu.

Participaram da visita, o presidente da GDF Suez no Brasil, Maurício Bahr, os diretores do Consórcio, Carlos Castanho, de Engenharia, e Norma Villela, de Socioeconomia, que na ocasião fez uma apresentação sobre as ações desenvolvidas pelo Ceste na área social e econômica. Também fizeram parte da comitiva, os deputados franceses, Philipe Vitel, Rudy Sales e Marie-Renée, e os executivos da GDF Suez, Alain Janssens, Valerie Alain, bem como o Assessor Especial do Ceste, Luiz Artur Arantes de Freitas. (Tatiana Fagundes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Professor Eliézio comenta sobre acidente com tiro que matou Celi Pintor

Publicado

em

Nesta quinta, 3, o professor Eliézio Vieira, divulgou um vídeo comentando sobre o acidente que ocorreu em sua chácara, na zona rural de Araguatins, no Bico do Papagaio, no início do mês de novembro, que provocou a morte de Celi Pintor, amigo de Eliézio e bastante conhecido na cidade.

A fatalidade é tratada como um acidente, provocado pelo manuseio de uma arma de fogo.

Eliézio divulgou o vídeo, após ser veiculado em redes sociais, um áudio, afirmando que a Polícia teria concluído laudo pericial, onde apontaria Eliézio como culpado e que a Polícia estaria a procura do professor. A informação não procede.

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: Itamar diz que não disputará presidência da Câmara e pretende apoiar prefeita eleita Lucilene

Publicado

em

O vereador reeleito para seu 3° mandato Professor Itamar Martins (MDB), disse que não disputará a presidência da Câmara Municipal não por falta de experiência, conhecimento e habilidade mais por outros motivos. “Já decidi, não vou participar da eleição pra presidente”, disse o parlamentar.

Perguntado sobre quem apoiaria ele respondeu, “Estamos conversando, analisando, garanto que será um dos candidatos. Professor Itamar explicou ainda que seu principal objetivo é contribuir com a cidade junto com a gestora eleita Lucilene Brito ( SD ) e demais vereadores fazer projetos para melhoria na educação, saúde, infraestrutura, esporte e demais área nesse momento é meu foco principal”, finalizou. (Ascom)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Prefeitura afirma que não há atraso de salários e 13º e que ação jurídica é sem motivos

Publicado

em

A Prefeitura de Araguatins informou nesta quinta-feira, 3, que tomou conhecimento com “estranheza” dos rumores de que a assessoria jurídica do prefeito eleito teria impetrado um mandado de segurança para impedir atrasos e parcelamentos nos salários dos servidores, dentre outras finalidades. 

A ação proposta, segundo a atual gestão, é desnecessária e tem a mera finalidade de publicitar atos inexistentes, já que todos os servidores estão com os salários em dia e o 13° salário, desde o mês de janeiro, vem sendo antecipado 50% na data do aniversário dos servidores, conforme prevê a Legislação Municipal. 

Com base nesses fatos, a prefeitura reiterou que não há nenhum indício de que a gestão tenha demonstrado a intenção de deixar de cumprir seus compromissos com os servidores, descaracterizando assim, qualquer motivação para o mandato ora impetrado.

Continue lendo
publicidade Bronze