Connect with us

Bico do Papagaio

Defensoria Pública do Bico orienta assistidos que até 31 de julho é proibido corte de energia elétrica

Publicado

em

O Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) informa que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) prorrogou o prazo que assegura os consumidores quanto ao corte de energia elétrica neste período de pandemia em razão do novo coronavírus. A medida, que faz parte da Resolução 878 (aprovada em março), prorrogou para 31 de julho a proibição quanto ao corte do fornecimento de energia elétrica por inadimplência de unidades consumidoras residenciais urbanas e rurais, incluindo baixa renda.

Segundo a ANELL, também foi prorrogado para o mesmo período o prazo de outros serviços e atividades consideradas essenciais pela legislação, tais como assistência médica e hospitalar, unidades hospitalares, institutos médico-legais, centros de hemodiálise e de armazenamento de sangue, entre outros.

Ainda conforme a Agência Nacional, é permitida às distribuidoras suspenderem, temporariamente, o atendimento presencial ao público, como medida para preservar a saúde dos seus colaboradores e da população; priorizar os atendimentos telefônicos das solicitações de urgência e emergência; intensificar o uso de meios automáticos de atendimento para o funcionamento do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC); permitir a suspensão da entrega da fatura mensal impressa no endereço dos consumidores, devendo enviar as faturas eletrônicas ou o código de barras por meio de canais eletrônicos ou disponibilizá-las em seu site ou aplicativo.

Consulta pública

Para discutir a volta gradativa dos serviços, a Aneel abriu uma consulta pública, onde a sociedade poderá opinar como será feito o retorno do atendimento presencial e de outras obrigações das distribuidoras. As contribuições podem ser feitas até o dia 30 de junho por meio de formulário disponível aqui. ( Cinthia Abreu, com informações da ANELL)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Veja os números da Covid-19 deste domingo, 27

Publicado

em

Continue lendo

Bico do Papagaio

NAZARÉ: Quantidade de eleitores supera o de moradores

Publicado

em

Em matéria publicada no portal G1/TO sobre os municípios tocantinenses com mais eleitores que habitantes, está Nazaré, único da região do Bico do Papagaio nessa situação.

A base de dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo especialistas e integrantes de tribunais regionais eleitorais, as diferenças podem ser explicadas por defasagem nas estimativas de população, migrações e até fraudes.

Outra explicação para esse fenômeno é que o IBGE considera o domicílio civil, onde a pessoa efetivamente mora. Já o TSE leva em conta o domicílio eleitoral, que pode ser o lugar em que o eleitor tenha “vínculo político, familiar, afetivo, profissional, patrimonial ou comunitário”.

Ou seja, é possível que uma pessoa mude de endereço para estudar ou trabalhar, mas não transfira o título eleitoral para continuar mantendo um vínculo com seu local de origem.

Nazaré tem hoje, segundo o IBGE, 3.834 habitantes e conforme o TSE, 3.845 eleitores (diferença de 11).

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Motocicleta com numeração do motor adulterada é localizado no Bairro Cidade Alta

Publicado

em

Na tarde deste sábado, 26, por volta das 14h, a Polícia Militar localizou uma motocicleta Honda Titan 150 azul, com a numeração do motor adulterado, na cidade de Tocantinópolis.

A guarnição fazia patrulhamento ordinário pela cidade quando visualizou a motocicleta na Rua da Tobasa, Bairro Cidade Alta., em Tocantinópolis. Diante das caracterísitcas suspeitas os policiais procederam a vistoria do veículo.

Depois de fazer uma verificação minuciosa dos sinais identificadores do veículo, a guarnição constatou, através de técnicas de identificação veicular, que a motocicleta abordada exibia uma numeração adulterada. Apesar dos policiais realizarem diligências no sentido de localizar o proprietário da moto, não foi possível encontrá-lo.

Diante dos fatos, o veículo foi apresentado na delegacia de polícia, para os procedimentos cabíveis.

Continue lendo
publicidade Bronze