Connect with us

Bico do Papagaio

Em agosto, municípios do Bico devem intensificar combate às Leishmanioses

Publicado

em

Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis

Para alertar a sociedade sobre os sinais e sintomas da doença, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoverá entre os dias 09 e 15 de agosto de 2020, ações com o objetivo de mobilizar a população para a prevenção e o controle das leishmanioses.  A “Semana Nacional de Controle e Combate às Leishmanioses” levará informações para todos os municípios de forma digital e remota, devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus.

Há dois tipos de leishmanioses, a Tegumentar que pode ser identificada através de feridas na pele alguns dias após a picada do mosquito e a Leishmaniose Visceral, uma doença infecciosa que atinge os órgãos internos e, se não tratada, pode levar a óbito em até 90% dos casos, então considerando a necessidade de controle da doença e sua relevância epidemiológica, a campanha será articulada pelas superintendências de Vigilância em Saúde e de Políticas de Atenção à Saúde nos municípios.

“Intensificar os debates e ações de prevenção, combate e controle da Doença, é um objetivo muito importante dentro da Campanha, então é um momento dentro da agenda da Saúde destinado a dar destaque e discutir os detalhes referentes ao tema junto à população. Já temos um plano de ação vigente junto a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e alinhado com o Ministério da Saúde (MS), que visa elencar os municípios que demandam maior necessidade de controle, de acordo os indicadores de casos já registrados. Então há a necessidade de alcançar os municípios através das Secretarias Municipais para sensibilizar a comunidade tocantinense sobre o foco nas medidas de prevenção.” Pontua o Biólogo em Saúde e Assessor Técnico das Leishmanioses, Julio Bigeli.

Dado o cenário, a Secretaria reforça que as ações estão sendo planejadas para que sigam alinhadas com as recomendações do Ministério da Saúde (MS) e que serão executadas de forma remota, através de mídias sociais, meios de comunicação locais, no intuito de garantir a sensibilização da comunidade acerca do tema, respeitando o distanciamento social, a fim de evitar aglomerações que possam agravar o cenário tocantinense.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Município tem 18ª morte por Covid-19

Publicado

em

Segundo informações do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, desta terça, 29, o município de Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, chega a sua 18ª vítima da Covid-19.

A vítima é uma mulher de 88 anos, que tinha hipertensão. Ela morreu na última sexta, 25, no Hospital de Doenças Tropicais, em Araguaína.

Continue lendo

Bico do Papagaio

CACHOEIRINHA: Justiça cassa mandato de Paulo Macedo

Publicado

em

A Justiça cassou nesta segunda, 28, o mandato do prefeito de Cachoeirinha, Paulo Macedo (DEM), que disputa a reeleição. A decisão foi publicada nesta terça, 29.

A decisão foi em julgamento a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº518-42.2016.6.27.0010, promovida pela Cachoeirinha em Boas Mãos (PSB/PSC/PR/PDT/DEM/PSDC/SD/PSDB).

Na decisão o juiz José Carlos Tajra Reis Júnior, condenou Paulo Macedo ao pagamento de multa no valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais); Cassação do diploma e mandato de prefeito e do Vice-Prefeito Francisco Andrade Silva e declarou a inelegibilidade de Paulo Macedo pelo prazo de 8 anos, a contar do dia 02 de outubro de 2016, pela prática de abuso de poder político.

A decisão cabe recurso.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta terça, 29

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO

Veja as vagas de emprego em outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze