- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 08 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ESPERANTINA: Secretário de educação visita Escola Agrícola

Mais Lidas

O secretário estadual da Educação, Danilo de Melo, cumpriu nesta sexta-feira, 7, agenda de visita na região do Bico do Papagaio. Entre os compromissos a vistoria nas instalações da Escola Família Agrícola Padre Josimo esteve na agenda. A escola deve ser inaugurada no início do ano letivo de 2013. Na ocasião, o gestor se reuniu com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Tocantins (FETAET), do Território da Cidadania do Bico do Papagaio, e da associação da unidade escolar.

A unidade de ensino agrícola de Esperantina vai atender alunos do campo de 12 municípios da região. No currículo, além das matérias selecionadas nas escolas regulares, serão ofertadas, também, disciplinas que valorizam o potencial local como agroecologia, extrativismo, pesca artesanal, dentre outros. Na proposta da Escola Família Agrícola, a cada mês, os estudantes permanecem na unidade educacional durante 15 dias, e nos outros 15, realizam as atividades práticas em casa. No período em que os educandos estão em suas propriedades, outra turma faz o revezamento na escola.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

4 Comentários

  1. Na condição de implantador e 1º Diretor-Geral da antiga Escola Agrotécnica Federal de Araguatins, atual IF-TO-campus Araguatins, coloco-me à inteira disposição do Governo do Estado para auxiliar na implantação da Escola Agrícola de Esperantina.
    Como é sabido, tenho experiência de 25 anos do Ensino Agrícola, implantando e dirigindo Escolas Agrotécnicas Federais, tendo fundado inclusive o Colégio Agrícola de Pedro Afonso.

    Não estou solicitando que o Governo me nomeie para nenhuma função. Coloco-me à disposição para prestar este trabalho como voluntário, sem nenhuma remuneração, considerando que sou aposentado.

    Seria um trabalho muito prazeiroso para mim.

  2. NA MINHA OPINIÃO, SE ESTA ESCOLA AGRÍCOLA NÃO CONTAR COM GENTE GABARITADA NO ASSUNTO, ELA JÁ NASCEU MORTA.

    ESTRUTURAR, MONTAR E FAZER FUNCIONAR UMA ESCOLA AGRÍCOLA NOS MOLDES DA NOSSA EAFA NÃO É PARA QUALQUER UM.

    O PREFEITO, O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO E OUTRAS AUTORIDADES DO ENSINO NO ESTADO, TALVEZ SE ESQUECERAM DE QUE NAS SUAS “BARBAS”, ISTO É, EM ARAGUATINS EXISTE UMA PESSOA QUE PODERIA TOMAR A FRENTE DA ESCOLA FAMÍLIA E FAZÊ-LA FUNCIONAR DE ACORDO COM A FILOSOFIA DA ESCOLA-FAZENDA “APRENDER A FAZER E FAZER PARA APRENDER” OU “APRENDER A FAZER, FAZENDO”.

    ESTA PESSOA Á QUAL ME REFIRO É O PROFESSOR ALDIVINO, FUNDADOR E PRIMEIRO DIRETOR DA NOSSA QUERIDA EAFA. O PROFESSOR ALDIVINO, JÁ FUNDOU E FEZ FUNCIONAR MAIS DE MEIA DÚZIA DE ESCOLAS FEDERAIS. FOI ATÉ AGRACIADO COM UMA MEDALHA, A NILO PEÇANHA PELO ANIVERSÁRIO DOS 100 ANOS DO ENSINO PROFISSIONAL.
    SOMENTE O ALDIVINO E MAIS 99 PESSOAS RECEBERAM ESTA IMPORTANTE COMENDA, DAS MÃOS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

    EU POSSO ATÉ GARANTIR QUE SE CONVIDAREM O ALDIVINO ESTARIA PRONTO A COLABORAR PARA A MONTAGEM E ATÉ TREINAMENTO DOS PROFESSORES PARA FUNCIONAR ESTA ESCOLA EM ESPERANTINA. ALDIVINO É APAIXONADO PELO ENSINO AGROTÉCNICO. TODOS OS ALUNOS QUE PASSARAM PELAS SUAS MÃOS SÃO UNÂNIMES EM AFIRMAR QUE SE TRATA DE UM ENTUSIASTA POR ESTE TIPO DE ENSINO

    SOU DE BURITÍ E GOSTARIA MUITO QUE ESTA ESCOLA FUNCIONASSE DE VERDADE.

    SE ESTA ESCOLA DEPENDER DA DIRETORIA DE ENSINO, NÃO FUNCIONARÁ NUNCA, POIS LÁ NÃO EXISTE NINGUÉM GABARITADO NESTE TIPO DE ENSINO. SE FUNCIONAR VAI SER UMA ESCOLA AGRÍCOLA DE FAZ DE CONTA.

    FICA AQUI A MINHA SUGESTÃO. PORQUE NÃO APROVEITAR A GRANDE EXPERIÊNCIA DESTE EDUCADOR? CREIO QUE ELE NÃO SE FURTARIA A AJUDAR ESPERANTINA NESTA GRANDE TAREFA.

    ALDIVINO MORA BEM ALI EM ARAGUATINS.

  3. A modéstia é virtude que surge espontânea da alma. Como é saudável ver a forma cômoda e segura do Professor Francisco Aldivino, ao se colocar isento, a disposição do Governo para dar a sua digna colaboração na implantação da Escola Família Agrícola Padre Josimo, em Esperantina.
    Quero renovar a minha admiração ao companheiro Francisco Aldivino. A Região Bico do Papagaio se orgulha e agradece pelo muito que já fez, e agora, sente-se mais orgulhosa por este CIDADÃO, que mesmo no descanso de tantos anos trabalhando pela educação, ainda demonstra força e civismo para continuar colaborando com o desenvolvimento da educação nesse nosso pedaço de chão.
    O governo será sábio em aproveitar a oferta de Aldivino. E o BICO agradece!!!
    GILBERTO MILHOMEM MARINHO
    Sítio Novo do Tocantins – TO.

  4. Esse Aldivino não se exempla mesmo, sempre coloca um pseudônimo para poder expor seu curriculum, não sabendo ele que todo mundo já sabe que ele sempre faz isso, primeiro ele se gaba como se fosse outra pessoa falando dele, depois ele vem e se poe a disposição, assim como ele fazia na política para deputado e depois na de prefeito, pô Aldivino essa tática ta igual a você, velha, velha..

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias