Connect with us

Araguatins

Famílias desocupam sede do Incra em Araguaína, mas continuam acampados em Araguatins

Publicado

em

Após reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 1º, com o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-TO), Roberval Gomes da Silva, cerca de 300 famílias da Via Campesina – ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) -, que estavam acampadas na sede do órgão em Araguaína desde terça-feira, 30, decidiram desocupar o prédio. Na negociação, Silva anunciou a meta de assentar 3,4 mil famílias até 2014.

Agora a ocupação continua apenas na unidade do Incra de Araguatins, onde estão cerca de 200 famílias do MST. Na próxima terça-feira (6) será feita uma reunião para discutir a pauta de reivindicações dos trabalhadores.

Conforme o coordenador estadual do MST no Tocantins, Antônio Marcos Nunes Bandeira, a proposta de assentar 3,4 mil acampados do Estado até 2014, priorizando os que estão vivendo em acampamentos há mais tempo, foi um ponto importante. Bandeira explicou que, apesar dos avanços ainda serem pequenos, o grupo optou por desocupar a sede e deixaria o local ainda ontem.

Meta

O superintendente do Incra, que considerou a reunião produtiva, falou que dos cinco pontos de pauta apresentados na reunião foi possível obter avanços em quase todos e destacou que a meta de assentar 3,4 mil famílias no Tocantins até 2014 já está sendo incluída no Plano Plurianual de Reforma Agrária.

Silva relatou que os integrantes dos movimentos sociais cobraram o que havia sido discutido na ocasião do acampamento na sede de Palmas, em abril, quando foi exigida agilidade no assentamento de famílias acampadas há muito tempo. Os trabalhadores também querem que as chefias das unidades de Araguaína, Araguatins e Gurupi sejam substituídas, uma vez que os atuais não teriam condições de dialogar com os movimentos sociais. Quanto a este ponto, Silva destacou que isso precisa ser mais discutido, por ser uma pauta política. Outra reivindicação é a destinação urgente de cestas básicas, que já estariam sendo providenciada pelo Incra e que serão entregues quando concluídos os cadastros das famílias acampadas.

UHE Estreito

Os movimentos ligados à Via Campesina também reivindicam o assentamento das famílias que foram afetadas pela Usina Hidrelétrica (UHE) de Estreito, construída na divisa do Tocantins com o Maranhão. Sobre esse ponto, o Incra disse que não poderia avançar, já que a questão depende de posicionamento do Consórcio Estreito Energia (Ceste), responsável pelo empreendimento. (Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze