Connect with us

Bico do Papagaio

Municípios do Bico já podem preencher o Censo Suas 2021

Publicado

em

O Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de 2021 já está disponível para preenchimento por parte dos municípios. Apesar de a data final para atender a demanda seja 10 de dezembro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda que os gestores municipais cumpram com os prazos estipulados para não sofrerem sanções, como interrupção do repasse dos recursos federais.

A área de Assistência Social explica que o envio das informações vai até o dia 10, e o período de retificação é de 13 a 17 de dezembro. O processo de aprimoramento tanto de gestão quanto da operacionalização das políticas públicas depende de investimento em ferramentas e estratégias que proporcionem aos gestores uma leitura ampla sobre sua realidade.

O Censo Suas é uma ferramenta fundamental para que o órgão gestor federal acompanhe os serviços, programas e projetos de assistência social realizados no âmbito das unidades públicas de assistência social e das entidades e organizações. Ele permite um monitoramento quantitativo, pode auxiliar na atuação dos Conselhos de Assistência Social e subsidiar a construção e manutenção de indicadores de monitoramento e avaliação.

Promovido anualmente, o Censo fornece dados para melhor análise da estrutura de funcionamento do Suas, especialmente sobre demandas apresentadas, articulações com outras políticas setoriais, perfil dos recursos humanos e capacidades de ofertas da rede socioassistencial em âmbito nacional. Também monitora a execução e os resultados dos programas sociais e serviços oferecidos à população.

A CNM defende a utilização da ferramenta pelo próprio território, ou seja, o protagonista tanto no preenchimento quanto na utilização dos dados deve ser o Município. É oportuna a utilização dos dados para elaboração dos instrumentos de planejamento, tais como o Plano Plurianual, Plano Municipal de Assistência Social, Plano de Ação de Assistência Social, diante da necessidade de se planejar com base em diagnóstico socioterritorial.

Por fim, a Confederação destaca que, para preencher os questionários, é preciso ter cadastro na conta gov.br e, para preencher o Censo SUAS 2021, Estados e Municípios devem acessar os questionários eletrônicos disponíveis no site do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O descumprimento da obrigatoriedade pode acarretar penalidades para os Entes que impactem na continuidade da execução dos serviços socioassistenciais do Município.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Dupla cai em “arapuca” da Polícia após comprar maconha de adolescente de 14 anos

Publicado

em

Em Augustinópolis, no Bico do Papagaio, no final da manhã desta sexta, 26, policiais militares prenderam dois homens, 50 e 40 anos e apreenderam uma menor de 14 anos. Em poder dos envolvidos foram localizados 12 porções de substância análoga a maconha e R$ 120,00 reais em espécie.

Os dois homens estavam em uma motocicleta quando foram abordados pelos militares que realizava patrulhamento pelo local, na rodovia TO-201. Segundo os autores, eles haviam comprado a droga das mãos da adolescente de 14 anos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: “Quarteto da cachaça” promove perturbação, desacata policiais e vai finalizar patuscada na Delegacia

Publicado

em

A Polícia Militar apreendeu na manhã de sexta-feira, 26, um equipamento de som no Bairro Siqueira Campos, na cidade de Axixá do Tocantins, norte do Estado, e realizou ainda a detenção de quatro pessoas, dois homens, 38 e 21 anos, uma mulher de 19 e um adolescente de 17 anos. O grupo desacatou a guarnição da PM, além de oferecer resistência ao ser flagrados perturbando o sossego alheio.

A guarnição da PM chegou ao local após o recebimento de denúncia via telefone 190, dando conta da perturbação do sossego alheio provocado por uma caixa de som que se encontrava ligada com volume excessivo. Os policiais militares constataram que os envolvidos ingeriam bebida alcoólica.  

A mulher de 19 anos, responsável pelo aparelho de som, ainda tentou esconder o aparelho em sua residência. Depois de ser orientada pela PM sobre o crime que praticava, acabou entregando o objeto aos policiais. 


Durante a ação, a mulher negou a apresentação dos documentos pessoais e começou a desacatar a guarnição da PM, mas acabou presa. 

Enquanto a mulher era conduzida para a viatura, os outros três envolvidos, incluindo o menor, e alguns populares interviram na ação da PM, na tentativa de impedir que a mulher fosse levada para a Delegacia. Outra viatura com reforço policial chegou ao local, e os indivíduos terminaram desacatando os policiais com palavras de baixo calão, sendo então contidos.

Os indivíduos foram informados da ilicitude da conduta praticada, e juntamente com o equipamento de som, foram entregues na Delegacia de Polícia para as devidas providências. 

Continue lendo

Bico do Papagaio

PALMEIRAS: Acusado de agredir e matar namorada em Goiânia é capturado

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na noite de quinta, dia 25, um jovem de 23 anos suspeito de assassinato. A prisão aconteceu em decorrência de uma ação integrada entre PRF, PCGO, PMGO e PMTO.

A prisão foi registrado no km 8 da BR 226, município de Palmeiras, no Bico do Papagaio. Na oportunidade, com base em informações coletas pelas forças policiais envolvidas, a equipe da PRF conseguiu abordar o ônibus de transporte de passageiros em que o suspeito fugia.

O jovem de 23 anos, suspeito de ser o autor de agredir a namorada na noite de quarta, 24, lesões que provocaram sua morte que aconteceu no dia seguinte, quinta, 25. O jovem confessou que estava fugindo e que ingressou no ônibus em Goiânia-GO, tendo descido em Araguaína onde pegou outro ônibus e seguia com destino para Belém-PA.

O detido não quis fazer nenhuma declaração sobre o crime.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze