Connect with us

Bico do Papagaio

PALMEIRAS DO TO: Ceste incentiva cultivo de horta urbana com materiais reciclados na III FEAPA

Publicado

em

Pelo terceiro ano consecutivo, o Consórcio Estreito Energia-Ceste, empreen-dedor da Usina Hidrelétrica Estreito, apoiou e participou de mais uma edição da Feira de Alimentação e Agricultura Familiar de Palmeiras do Tocantins – Fea-pa. Nesta 3ª edição da Feapa, realizada entre os dias 14 e 16 de maio, o Ceste incentivou o cultivo de horta urbana com material reciclado, por meio da reali-zação de palestras com o tema: “Horta em casa é mesa farta”, que foram mi-nistradas no estande do Consórcio para mais de 120 pessoas, pelo biólogo e especialista em educação ambiental, Rafael Aranha.

Em cada palestra foram demonstradas, na prática, técnicas para cultivar horta-liças em pequenos espaços, como quintais e varandas, utilizando produtos re-cicláveis como pneus velhos ou mesmo garrafas pets, materiais que geralmen-te vão parar no lixo. Nas palestras, os participantes (a maioria agricultores) ve-rificaram de perto o passo a passo para se preparar essas hortas, bem como receberam dicas sobre adubação, hortaliças e cuidados com as pragas.

Ao final de cada palestra foi sorteado um kit com ferramentas para incentivar o cultivo de hortas. O senhor José Alves dos Santos, de 55 anos, foi sorteado com kit depois de ter participado de todas as palestras. Ele já possui uma horta caseira onde cultiva couve, coentro, alface, entre outras hortaliças. “Achei óti-mo. Faz tempo que não compro hortaliças. Parte da alimentação da minha fa-mília vem do que planto. Agora vou melhorar minha horta com as dicas que recebi aqui nas palestras”, disse comemorando o novo kit de ferramentas que recebeu.

Ainda no estande do Ceste, os participantes das palestras receberam também folders explicativos sobre a produção de hortas com materiais reciclados, além de sementes para aprimorar suas hortas ou mesmo iniciar o cultivo de hortali-ças em casa. “Foi excelente essa iniciativa do Consórcio. Gostei de obter no-vas orientações e pretendo repassar as dicas e informações para os meus de-mais colegas que também cultivam horta”, comentou Valdonir Barbosa, mem-bro da Associação Vila Bons Amigos de Palmeiras do Tocantins, que há três anos mantém uma horta comunitária.

Para a gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Moli-sani, a participação do Ceste na 3ª edição da Feapa teve o objetivo de desper-tar o interesse dos participantes no cultivo de horta caseira aliando o conceito de alimentação saudável com responsabilidade social. “Ficamos felizes de par-ticipar de mais uma edição da Feapa, ressaltando a importância do cultivo de horta caseira, para garantir uma boa alimentação, como também ter a possibili-dade de aumentar a renda familiar. Tudo de maneira adequada e responsável.” ressaltou, acrescentando que o Ceste é um grande incentivador de ações reali-zadas pelas comunidades dos municípios da área de abrangência da Usina de Estreito.

Além do estande com as palestras sobre horta urbana, o Consórcio ainda este-ve presente com o CESTE Móvel, veículo itinerante que divulga informações sobre a UHE Estreito. Outra participação na grade de programação da FEAPA foi a realização da palestra que teve como tema: “O Ceste e a reabilitação das atividades agropecuárias lindeiras ao futuro reservatório – O caso da criação de galinha caipira”, ministrada pela empresa contratada do Ceste, Estrutural. A palestra abordou a assistência destinada pelo Consórcio por meio do Programa de Apoio à Comunidade Lindeira e à Produção Familiar de Subsistência.

Feapa

Promovida pelo Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Palmeiras do Tocantins (Idep), a programação da III Feapa contou ainda com cavalgada, leilão de animais, oficinas de artesanato, shows artísticos e barracas com exposição e venda de produtos da região. “A participação durante todo o evento foi positiva e o Ceste mais uma vez nos surpreendeu com uma ação de estímulo à produção de hortas, que foi bastante proveitosa”, ressaltou a presidente do Idep, Nalva Braga, agradecendo o apoio do Consórcio e demais parceiros do evento. (Rodrigo Monteles)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
4 Comments

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Conferência Municipal de Assistência Social é marcada para agosto

Publicado

em

A Conferência Municipal de Assistência Social, de Araguatins, no Bico do Papagaio, será realizada no dia 26 de agosto, com a proposta de ampliar as discussões acerca da proteção social e do enfrentamento às desigualdades. O evento acontecerá no auditório da Câmara Municipal.

Com o tema “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, o encontro irá debater questões importantes voltadas à assistência social.


O encontro é organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SEDESH).

A Conferência Municipal antecede a estadual e nacional, envolvendo a mobilização de setores da sociedade civil e a intersetorialidade. No encontro municipal também serão eleitos os delegados que representarão o município em eventos posteriores.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Acidente de trânsito provoca mortes na TO-010

Publicado

em

Na madrugada deste deste quinta, 29, um acidente envolvendo um veículo na rodovia TO-010, deixou vítimas fatais. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar, são quatro vítimas, sendo três homens e uma mulher. Os nomes ainda não foram confirmados pela PM.

Corpo de Bombeiros, Polícia Técnica e Instituto Medico Legal chegaram no local logo cedo, assim que populares avistaram o veículo em meio a vegetação e comunicação as autoridades.

Dois corpos foram encontrados dentro do automóvel e os outros dois, do lado de fora.

As circunstâncias do acidente ainda não foram confirmadas.

Mais atualizações em breve…

Continue lendo

Bico do Papagaio

Gestores do Bico terão suporte e soluções para fortalecer pequenos negócios

Publicado

em

Prefeitos da região do Bico do Papagaio assinaram o Termo de Parceria com o Sebrae Tocantins para a realização do Programa Cidade Empreendedora. O documento formaliza uma parceria que objetiva desenvolver ações voltadas aos pequenos negócios, aprimorar as compras públicas e tornar o ambiente mais favorável para as empresas.

O município de São Sebastião foi o primeiro a aderir ao Programa, seguido pela cidade de Santa Terezinha. No início desta semana, assinaram o Termo os prefeitos Paulo Gomes (PSD), de Tocantinópolis; Paulo Wanderson (PSD), de São Bento e Aquiles da Areia (PP), de Araguatins.


O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, celebrou a inserção do Cidade Empreendedora no Bico do Papagaio, que tornarão a administração pública mais eficaz, além de proporcionar um ambiente ainda mais favorável para as empresas. “Nossa intenção é que o Programa alcance os 139 municípios do Tocantins e é fundamental que todos possam aderir para apresentar boas soluções e participar de um projeto que apoia, treina, capacita e reconhece aqueles 99% do mundo empresarial, que são os micro e pequenos negócios”, detalhou.

André Naves, gerente do Sebrae em Araguatins, destacou a importância que o Cidade Empreendedora tem para auxiliar no desenvolvimento da economia e fomentar o empreendedorismo. “O Programa atende um público prioritário, que são os empresários. Estamos prontos para qualificar e estimular a participação e distribuição de renda nesses municípios”. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze