Connect with us

Bico do Papagaio

PALMEIRAS DO TO: Ceste incentiva cultivo de horta urbana com materiais reciclados na III FEAPA

Publicado

em

Pelo terceiro ano consecutivo, o Consórcio Estreito Energia-Ceste, empreen-dedor da Usina Hidrelétrica Estreito, apoiou e participou de mais uma edição da Feira de Alimentação e Agricultura Familiar de Palmeiras do Tocantins – Fea-pa. Nesta 3ª edição da Feapa, realizada entre os dias 14 e 16 de maio, o Ceste incentivou o cultivo de horta urbana com material reciclado, por meio da reali-zação de palestras com o tema: “Horta em casa é mesa farta”, que foram mi-nistradas no estande do Consórcio para mais de 120 pessoas, pelo biólogo e especialista em educação ambiental, Rafael Aranha.

Em cada palestra foram demonstradas, na prática, técnicas para cultivar horta-liças em pequenos espaços, como quintais e varandas, utilizando produtos re-cicláveis como pneus velhos ou mesmo garrafas pets, materiais que geralmen-te vão parar no lixo. Nas palestras, os participantes (a maioria agricultores) ve-rificaram de perto o passo a passo para se preparar essas hortas, bem como receberam dicas sobre adubação, hortaliças e cuidados com as pragas.

Ao final de cada palestra foi sorteado um kit com ferramentas para incentivar o cultivo de hortas. O senhor José Alves dos Santos, de 55 anos, foi sorteado com kit depois de ter participado de todas as palestras. Ele já possui uma horta caseira onde cultiva couve, coentro, alface, entre outras hortaliças. “Achei óti-mo. Faz tempo que não compro hortaliças. Parte da alimentação da minha fa-mília vem do que planto. Agora vou melhorar minha horta com as dicas que recebi aqui nas palestras”, disse comemorando o novo kit de ferramentas que recebeu.

Ainda no estande do Ceste, os participantes das palestras receberam também folders explicativos sobre a produção de hortas com materiais reciclados, além de sementes para aprimorar suas hortas ou mesmo iniciar o cultivo de hortali-ças em casa. “Foi excelente essa iniciativa do Consórcio. Gostei de obter no-vas orientações e pretendo repassar as dicas e informações para os meus de-mais colegas que também cultivam horta”, comentou Valdonir Barbosa, mem-bro da Associação Vila Bons Amigos de Palmeiras do Tocantins, que há três anos mantém uma horta comunitária.

Para a gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Moli-sani, a participação do Ceste na 3ª edição da Feapa teve o objetivo de desper-tar o interesse dos participantes no cultivo de horta caseira aliando o conceito de alimentação saudável com responsabilidade social. “Ficamos felizes de par-ticipar de mais uma edição da Feapa, ressaltando a importância do cultivo de horta caseira, para garantir uma boa alimentação, como também ter a possibili-dade de aumentar a renda familiar. Tudo de maneira adequada e responsável.” ressaltou, acrescentando que o Ceste é um grande incentivador de ações reali-zadas pelas comunidades dos municípios da área de abrangência da Usina de Estreito.

Além do estande com as palestras sobre horta urbana, o Consórcio ainda este-ve presente com o CESTE Móvel, veículo itinerante que divulga informações sobre a UHE Estreito. Outra participação na grade de programação da FEAPA foi a realização da palestra que teve como tema: “O Ceste e a reabilitação das atividades agropecuárias lindeiras ao futuro reservatório – O caso da criação de galinha caipira”, ministrada pela empresa contratada do Ceste, Estrutural. A palestra abordou a assistência destinada pelo Consórcio por meio do Programa de Apoio à Comunidade Lindeira e à Produção Familiar de Subsistência.

Feapa

Promovida pelo Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Palmeiras do Tocantins (Idep), a programação da III Feapa contou ainda com cavalgada, leilão de animais, oficinas de artesanato, shows artísticos e barracas com exposição e venda de produtos da região. “A participação durante todo o evento foi positiva e o Ceste mais uma vez nos surpreendeu com uma ação de estímulo à produção de hortas, que foi bastante proveitosa”, ressaltou a presidente do Idep, Nalva Braga, agradecendo o apoio do Consórcio e demais parceiros do evento. (Rodrigo Monteles)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
4 Comments

Bico do Papagaio

BURITI: Família busca apoio de autoridades para recambiar corpo de buritinense assassinada pelo marido no Suriname

Publicado

em

Casa na vila onde ocorreu o crime no Suriname na fronteira com a Guiana Francesa.

Familiares da biritinense Romenia Brito, de 28 anos, morta a facadas na madrugada de segunda, 23, em uma vila nas margens do rio Lawa, no resort Tapanahony, distrito de Sipaliwini, no Suriname, precisam de ajuda financeira e protocolar para repatriar o corpo e trazer os dois filhos de Romenia de volta ao Tocantins.

O acusado do crime é o marido de Romenia, Aimar Lopes de Souza, que foi preso e levado junto com o corpo da vítima, para a capital do Suriname, Paramaribo, a cerca de 280 km do local do crime.

A família ficou sabendo da morte, no início da manhã de segunda-feira ao tentar fazer contato com a vítima por um aplicativo de celular, quando foram informados por uma moradora da vila no Suriname, que faz fronteira com Maripasoula uma comuna da Guiana Francesa.

A morte foi presenciada pelo filho de 10 anos do casal.

Os dois filhos de Romenia estão na casa de uma vizinha, na mesma vila onde aconteceu o crime. Além do menino de 10 anos, Romenia tinha um filho de cinco.

A família informou que entrou em contato com o Itamaraty e aguarda ajuda para repatriar o corpo e trazer as crianças para Buriti. O órgão federal ainda não se manifestou.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ANANÁS: Mulher faz da própria casa “boca de fumo”

Publicado

em

Policiais Civis da 18ª Delegacia de Ananás, comandados pelo delegado Teofábio Alves Siqueira efetuaram na manhã desta terça-feira, 24, naquela cidade, a prisão de uma mulher, de 21 anos por tráfico de drogas.

Conforme a autoridade policial, há algumas semanas os policiais da 18ª DP já estavam investigando a suspeita devido a indícios de que ela estaria utilizando a própria residência como ponto de venda de drogas. Dias depois esse fato foi confirmado.

Desse modo, o Delegado representou junto ao Poder Judiciário por um mandado de busca na residência da mulher, fato que foi acolhido pelo juízo da Comarca Local.

De posse da ordem judicial, os policiais foram até o imóvel no início da manhã de hoje e, após realizarem buscas no interior dos cômodos do imóvel, encontraram uma pequena bolsa contendo 22 porções de droga aparentando ser crack e uma pequena porção de droga do tipo maconha.

Diante dos fatos, a mulher foi conduzida até a sede da 18ª DP onde foi autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Segundo o delegado Teofábio, a droga encontrada na residência da mesma só confirma que de fato, estava ocorrendo à comercialização da droga no local. “A operação foi exitosa, pois, o mais importante é retirar de circulação a vendedora final do entorpecente, impedindo que a droga chegue as mãos de usuários, o que acaba fomentando a prática de outros crimes como furtos e roubos”, ressaltou a autoridade policial.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SAMPAIO: Casal é preso no Bairro Parque das Estrelas traficando drogas

Publicado

em

As Polícias Militar e Civil prenderam na noite dessa segunda-feira, 23, uma mulher de 28 anos a qual já responde em liberdade por tráfico de drogas em Imperatriz-MA e um homem de 21, acusados de envolvimento com o tráfico de entorpecentes. As abordagens ocorreram no Bairro Parque das Estrelas, em Sampaio, no Bico do Papagaio.

Os policiais chegaram até aos acusados por meio de denúncia de que na casa da autora ocorria venda de drogas. O suspeito de 21 anos deixava a residência da acusada quando foi preso pelos policiais. Em poder do indivíduo foram apreendidas duas porções de maconha encontradas em seu short.

Na residência da mulher a PM e PC apreenderam um aparelho celular; um rolo de papel alumínio; 50 gramas de maconha, enterradas no quintal da casa, R$ 17,00 em espécie e um comprovante de depósito no valor de R$ 150,00 em favor de uma possível fornecedora de drogas, residente em Imperatriz.

Todo o material apreendido juntamente com os envolvidos foi apresentado na Central de Atendimento da Polícia Civil em Araguatins para as demais providências. O homem foi submetido a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e a mulher foi autuada em flagrante delito por tráfico de drogas.

Continue lendo
publicidade Bronze