- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 08 / maio / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PALMEIRAS DO TO: Ceste incentiva cultivo de horta urbana com materiais reciclados na III FEAPA

Mais Lidas

Pelo terceiro ano consecutivo, o Consórcio Estreito Energia-Ceste, empreen-dedor da Usina Hidrelétrica Estreito, apoiou e participou de mais uma edição da Feira de Alimentação e Agricultura Familiar de Palmeiras do Tocantins – Fea-pa. Nesta 3ª edição da Feapa, realizada entre os dias 14 e 16 de maio, o Ceste incentivou o cultivo de horta urbana com material reciclado, por meio da reali-zação de palestras com o tema: “Horta em casa é mesa farta”, que foram mi-nistradas no estande do Consórcio para mais de 120 pessoas, pelo biólogo e especialista em educação ambiental, Rafael Aranha.

Em cada palestra foram demonstradas, na prática, técnicas para cultivar horta-liças em pequenos espaços, como quintais e varandas, utilizando produtos re-cicláveis como pneus velhos ou mesmo garrafas pets, materiais que geralmen-te vão parar no lixo. Nas palestras, os participantes (a maioria agricultores) ve-rificaram de perto o passo a passo para se preparar essas hortas, bem como receberam dicas sobre adubação, hortaliças e cuidados com as pragas.

Ao final de cada palestra foi sorteado um kit com ferramentas para incentivar o cultivo de hortas. O senhor José Alves dos Santos, de 55 anos, foi sorteado com kit depois de ter participado de todas as palestras. Ele já possui uma horta caseira onde cultiva couve, coentro, alface, entre outras hortaliças. “Achei óti-mo. Faz tempo que não compro hortaliças. Parte da alimentação da minha fa-mília vem do que planto. Agora vou melhorar minha horta com as dicas que recebi aqui nas palestras”, disse comemorando o novo kit de ferramentas que recebeu.

Ainda no estande do Ceste, os participantes das palestras receberam também folders explicativos sobre a produção de hortas com materiais reciclados, além de sementes para aprimorar suas hortas ou mesmo iniciar o cultivo de hortali-ças em casa. “Foi excelente essa iniciativa do Consórcio. Gostei de obter no-vas orientações e pretendo repassar as dicas e informações para os meus de-mais colegas que também cultivam horta”, comentou Valdonir Barbosa, mem-bro da Associação Vila Bons Amigos de Palmeiras do Tocantins, que há três anos mantém uma horta comunitária.

Para a gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Moli-sani, a participação do Ceste na 3ª edição da Feapa teve o objetivo de desper-tar o interesse dos participantes no cultivo de horta caseira aliando o conceito de alimentação saudável com responsabilidade social. “Ficamos felizes de par-ticipar de mais uma edição da Feapa, ressaltando a importância do cultivo de horta caseira, para garantir uma boa alimentação, como também ter a possibili-dade de aumentar a renda familiar. Tudo de maneira adequada e responsável.” ressaltou, acrescentando que o Ceste é um grande incentivador de ações reali-zadas pelas comunidades dos municípios da área de abrangência da Usina de Estreito.

Além do estande com as palestras sobre horta urbana, o Consórcio ainda este-ve presente com o CESTE Móvel, veículo itinerante que divulga informações sobre a UHE Estreito. Outra participação na grade de programação da FEAPA foi a realização da palestra que teve como tema: “O Ceste e a reabilitação das atividades agropecuárias lindeiras ao futuro reservatório – O caso da criação de galinha caipira”, ministrada pela empresa contratada do Ceste, Estrutural. A palestra abordou a assistência destinada pelo Consórcio por meio do Programa de Apoio à Comunidade Lindeira e à Produção Familiar de Subsistência.

Feapa

Promovida pelo Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Palmeiras do Tocantins (Idep), a programação da III Feapa contou ainda com cavalgada, leilão de animais, oficinas de artesanato, shows artísticos e barracas com exposição e venda de produtos da região. “A participação durante todo o evento foi positiva e o Ceste mais uma vez nos surpreendeu com uma ação de estímulo à produção de hortas, que foi bastante proveitosa”, ressaltou a presidente do Idep, Nalva Braga, agradecendo o apoio do Consórcio e demais parceiros do evento. (Rodrigo Monteles)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

4 Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias