Connect with us

Bico do Papagaio

PALMEIRAS: Mulheres do Assentamento 1º de Janeiro participaram de ações em celebração ao Dia Internacional da Mulher Rural

Publicado

em

Empoderar as mulheres do campo para que tenham conhecimento sobre seus direitos e para que tenham a possibilidade de reivindica-los caso sejam negados é um objetivo da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) que em parceria com a Prefeitura de Palmeiras, com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e com o Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) realizou nesta terça-feira, 15, ação voltada para as mulheres rurais para celebra o Dia Internacional da Mulher Rural.

Durante a ação, foram realizados 520 atendimentos no Assentamento 1º de Janeiro, localizado no município de Palmeiras do Tocantins, durante todo o dia 22 pessoas foram vacinadas, 63 tiveram consultas médicas, 18 fizeram exames de prevenção, 167 realizaram testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), 39 fizeram o CPF e 160 moradores participaram das palestras.

A embaixadora da campanha Mulheres Rurais pelo Tocantins e servidora da Seagro, Lourdes Cardoso Rezende, contou que a palestra sobre Economia Solidária e Mulheres Rurais teve o objetivo apresentar informações sobre a campanha. “O foco maior é dar visibilidade para as mulheres rurais e fazer com que as mulheres presentes tenham conhecimento sobre a campanha da América Latina e Caribe que apoiam as mulheres rurais e suas atividades”, explicou.

A agricultora, Silvania Torres Pereira, 37 anos, contou que as palestras trouxeram muitas informações novas e esclareceu sobre muitas dúvidas. “Nas palestras, tiramos várias dúvidas sobre economia solidária. Ás vezes, já praticávamos a economia porém não era com foco, a palestra veio complementar nesse aspecto. Agora temos uma visão ampla para desenvolvermos projetos envolvendo agricultura”, falou a participante Silvania Torres Pereira de 37 anos.

Violência contra a mulher

Informações sobre os tipos de violência doméstica, medidas protetivas, relacionamento abusivo e o ciclo da violência e maneiras de denunciar foram abordadas durante palestra sobre Enfrentamento a Violência contra a Mulher ministrada pela assistente social da gerência de Políticas e Proteção às Mulheres da Seciju, Ione Bernardo. “A palestra ajuda garantir o acesso das mulheres do campo e da floresta sobre seus direitos e informações a respeito da Lei Maria da Penha, cujo objetivo é sensibilizar e orientar as mulheres acerca das consequências da violência doméstica”, falou.

A gerente de Políticas e Proteção às Mulheres da Seciju, Flávia Laís, ressaltou a importância de levar atendimentos para moradoras da zona rural. “Essas ações são essenciais, pois levam desenvolvimento e conhecimentos para essas mulheres que estão mais distantes e que muitas vezes têm menos acessos a esses benefícios”, afirmou.

Dia Internacional da Mulher Rural

A data foi instituída pela ONU em 1995, com a proposta de elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher do campo. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres constituem 40% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento. (Pedro Ícaro)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Justiça Eleitoral reforma decisão e defere candidatura de Cláudio Santana

Publicado

em

No final da tarde desta quinta, 22, o juiz eleitoral, José Carlos Tajra Reis Júnior, deu provimento aos Embargos de Declaração, pedindo revisão de decisão que havia indeferido a candidatura de Cláudio Santana (MDB), a prefeito de Araguatins, pela Coligação “Juntos Por Araguatins”.

Na origem, Cláudio Santana teve o seu registro de candidatura indeferido, em razão de contas, relativas ao exercício de cargo público, julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), no Acórdão nº 993/2017 – TCE/TO, publicado no BO nº 1983 em 15/12/2017, em razão da Prestação de Contas de Ordenador de 2011, quando presidia a Câmara Municipal de Araguatins.

Publicada a sentença, em 15 de outubro de 2020, Cláudio manejou Embargos de Declaração, com pedido de efeitos infringentes, alegando que “na data de 14/10/2020, dia anterior à disponibilização da sentença ora embargada, o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, deu provimento à Ação de Revisão proposta pelo Embargante, reformando o Acórdão nº 993/2017 – TCE/TO, julgando as contas de ordenador do Embargante na condição de Presidente da Câmara regulares com ressalva”.

O Ministério Público Eleitoral também havia se pronunciado pelo deferimento após a apresentação dos Embargos.

Agora, a candidatura de Cláudio a reeleição está deferida. Clique AQUI e veja a decisão completa.

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Patrícia Evelin irá inaugurar comitê de campanha nesta quinta, 22

Publicado

em

A Prefeita Patrícia Evelin (Democratas), o candidato a vice-prefeito Dr. Fidélis, os candidatos a vereadores da coligação “Pra frente Xambioá”, dos partidos Democratas, PSL e Podemos, irão realizar a inauguração do seu comitê de campanha nesta quinta-feira, 22, em Xambioá.

A Prefeita Patrícia Evelin é candidata a reeleição para governar o Município por mais quatro anos, dessa vez ao lado do advogado militante em Xambioá, vereador pelo sexto mandato e presidente da Câmara pela segunda vez, Raimundo Fidélis (Podemos).

O comitê atenderá ao público na avenida Presidente Juscelino, no centro de Xambioá na praça do Mercado Municipal Antônio Alves de Sousa, a partir das 17h, logo após será realizada uma reunião no Assentamento Recanto, às 19h.

A Prefeita Patrícia Evelin, nasceu em Xambioá, é filha do ex-prefeito de Xambioá Francisco Evelin e da ex-vereador de Xambioá, Fátima Matos Câmara, reside em Xambioá desde que nasceu, foi eleita em 2016 com 3.084 votos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SAMPAIO: Pesquisa Qualiquanti Gauss, Armindo lidera com 60,83%

Publicado

em

Pesquisa do instituto Qualiquanti Gauss aponta que o candidato Armindo Cayres (SD), lidera a disputa a prefeito de Sampaio, com 60,83% das intenções de votos.

Em seguida está a candidata do MDB, Maria Marques com 29,17%. Juvenil Almeida (PSB) e Coracy de Melo (PT), tem 2,5% cada.

Não Sabe/Não Opinou somaram 5%. Já brancos, nulos ou nenhum 0%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número de identificação TO-05793/2020. Foram entrevistadas 120 pessoas, no dia 14 de outubro.

A margem de erro é de 3,5% (para mais ou para menos) e o nível de confiança é de 95%.

Pesquisa estimulada

Armindo Cayres (SD) – 60,83%

Maria Marques – 29,17%

Juvenil Almeida (PSB) – 2,5%

Coracy de Melo (PT) – 2,5%

Não Sabe/Não Opinou – 5%.

Brancos, nulos ou nenhum – 0%

Pesquisa espontânea

Armindo Cayres (SD) – 57,50%

Maria Marques – 27,50%

Juvenil Almeida (PSB) – 2,5%

Coracy de Melo (PT) – 2,5%

Não Sabe/Não Opinou – 10%.

Rejeição

Maria Marques – 27,50%

Coracy de Melo (PT) – 20,83%

Armindo Cayres (SD) – 17,50%

Juvenil Almeida (PSB) – 15,83%

Não Sabe/Não Opinou – 17,50%

Nenhum desses – 0,83%

Continue lendo
publicidade Bronze