Connect with us

Bico do Papagaio

SAMPAIO: MPE ajuíza Ação Penal contra ex-prefeito Pedro Lopes

Publicado

em

O Ministério Público do Tocantins (MPE) ingressou nesta com Ação Penal em desfavor do ex-prefeito de Sampaio do Tocantins, Pedro Lopes da Silva, e do ex-secretário de finanças do município, José Lopes da Silva. Segundo o promotor de Justiça, Paulo Sérgio Ferreira de Almeida, os denunciados desviaram dinheiro público em proveito próprio, no período entre os anos de 1997 e 2000.

A Ação Penal traz a listagem de 40 notas fiscais falsas, cujos valores superaram qualquer cotação de mercado à época. Em 2001, a Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins, por meio de sua Corregedoria, determinou diligências ao município de Sampaio e constatou que os denunciados estavam utilizando documentos falsos para desviar valores, bem como fraudar a fiscalização tributária, causando lesão ao erário municipal e estadual no valor de R$ 172.670,57.

Para se ter uma idéia do que representaria hoje os valores desviados, contados do fim do mandado do ex-prefeito até a data da assinatura da presente peça inaugural, a teríamos o valor de R$ 464.927,09, o que representa, aproximadamente, o valor do FPM de um município do Bico do Papagaio, para custear suas despesas básicas. O promotor Paulo Sérgio também ajuizou Ação Civil Pública para ressarcimento ao Erário Municipal dos recursos desviados, concomitante com a Ação Penal.

Ainda de acordo com o Promotor de Justiça, os denunciados ficaram tão à vontade em praticar as falsificações que nem sequer substituíram a pessoa que preenchia as notas fiscais, sendo constatadas várias notas de empresas diferentes mas com a mesma caligrafia.

Diante das provas apresentadas, fica caracterizado que tanto o ex-prefeito quanto o ex-secretário infringiram por 40 vezes o art. 1°, I e III do Decreto-Lei n° 201/1967, combinado com os artigos 29 e 69 do Código Penal. O promotor requer, ainda, a instalação de processo penal e fixação em sentença condenatória, do valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração. (João Lino Cavalcante)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Kátia entrega perfuratrizes para municípios do Bico. Wanderlei participa

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 25, a senadora Kátia Abreu (PP), entregou aos municípios que integram o Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região do Bico do Papagaio (COINBIPA), duas perfuratrizes.

A solenidade teve a participação do governador em exercício, Wanderlei Barbosa (Sem Partido).

O evento foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). (Fotos: Whashigton Luís)

Continue lendo

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Caminhão roubado no Maranhão é localizado em pátio de posto

Publicado

em

Na manhã de sexta-feira, 22, por volta das 08h30, a Polícia Militar localizou um caminhão com sinais de identificação adulterados, estacionado no Pátio de um posto de combustível em Aguiarnópolis, no Bico do Papagaio.

A guarnição da Polícia Militar estava em patrulhamento, quando recebeu  informação, via telepatrulha, que poderia haver um veículo com restrição de furto/roubo nas proximidades.


Após diligências, a guarnição suspeitou de um caminhão estacionado em um posto de combustível do município e, após o emprego de técnicas de identificação veicular, confirmou que o veículo, caminhão M.BENZ/ATRON 2324, estava com as placas clonadas, já que o chassi apontava para um outro veículo com restrição de roubo ocorrido no Estado do Maranhão.

Diante da situação,  o caminhão foi conduzido até a Delegacia de Plantão, em Tocantinópolis, para as demais providências, tendo a equipe contactado o proprietário para informá-lo da localização do bem e demais procedimentos necessários para a sua restituição

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta segunda, dia 25

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze