A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins divulga a relação de alunos inscritos na 16ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2019.  Para esta edição, inscreveram-se 30 alunos de diferentes Diretorias Regionais de Educação, eles passarão por um processo de seleção realizado por uma equipe da Seduc. Os autores dos quatro melhores projetos serão encaminhados à Câmara Federal, que selecionará o jovem parlamentar, que representará o Tocantins.

Do Bico do Papagaio, seis alunos do Escola Estadual Sampaio, estão inscritos.

O estudante vencedor participará em Brasília, de 23 a 27 de setembro, de uma jornada parlamentar. Lá, os alunos receberão informações sobre processos legislativos e realizarão debates e votações como se fossem deputados federais. Serão selecionados 78 estudantes representantes de todos os estados brasileiros.

No processo de seleção, a própria Comissão Organizadora elaborou critérios como originalidade, relevância e mérito para a sociedade, que o projeto tenha proposição de âmbito nacional, técnica legislativa, entre outros.

“Nete ano, mais professores e estudantes têm se engajado no processo de elaboração dos projetos de lei, criando oportunidades interessantes de reflexão em sala de aula. Além disso, o exercício de elaborar uma proposta legislativa é uma oportunidade para os estudantes desenvolverem as competências dos eixos cognitivos da matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio, como o domínio da linguagem e a compreensão de fenômenos”, explicou Vaneide Labres da Silva Ferreira, uma das responsáveis pelo programa no Tocantins.

O coordenador estadual do programa, Marizan Carvalho da Silva, destacou a aprendizagem dos alunos participantes. “É uma experiência única de aprendizagem para os alunos do ensino médio, ajuda a despertar o senso crítico, a capacidade de fazer análises da atuação dos parlamentares, e trabalha a cidadania, no âmbito escolar, na comunidade onde vivem”, comentou.

Conheça os inscritos:

Beatriz Kallen Lima Costa

Fransuellen Sarabby Nascimento da Silva

Jorge Luis Gabriel da Conceição

Lucas Martins Lopes

Lucas Pereira dos Santos

Maria Clara Santos Silva

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.