Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: Profissionais da Educação realizam marcha em defesa dos trabalhadores

Publicado

em

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (SINTET) realizou ontem, quarta-feira, 19, mobilizações em Araguatins com trabalhadores da categoria no Bico do Papagaio. O evento teve largada na av. Araguaia em frente a Maçonaria, as 8hs da manhã, com marcha pelas ruas da cidade e Ato público em frente à Diretoria Regional de Ensino. A estimativa é que participaram da mobilização pelo menos 400 profissionais, que contaram com o reforço dos filiados ao Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação (SINASEFE) de Araguatins.

As mobilizações da Educação aconteceram em todo o país em reivindicação à aplicação dos 10% do PIB para o setor. Os eventos foram convocadas pela Confederação Nacional da Educação (CNTE). O Ato foi também um protesto dos trabalhadores em educação diante de todas as dificuldades que os profissionais estão enfrentando, principalmente com a redução de turmas, redução de carga horária e ainda o descumprimento da Lei do Piso em alguns municípios, a aplicação de 1/3 da jornada de trabalho para hora atividade e por uma data-base digna.

O diretor de políticas sociais do SINTET, Carlos de Lima Furtado, apresentou as propostas para os professores da rede estadual. “Temos colegas que tiveram o salário reduzido por conta da diminuição de turmas”, afirmou. “Isso sem contar o absurdo que é tirar as horas de planejamento dos professores, sob pena de redução de salário. O argumento do governo é a necessidade de contenção de gastos” acrescentou Carlos. “Queremos que o governo cumpra a lei. O governo se propõe a pagar a data-base a partir de janeiro de 2012. Nós concordamos que seja paga em 4 parcelas, mas eles disseram que só pagam em 24 vezes. Isso é inaceitável. Desse modo, alguns companheiros vão receber R$10.” 

Questionado sobre a possibilidade de greve, Carlos foi enfático. “Nós nos reuniremos em Assembléia em Palmas dia 25. Caso o governo não se manifeste, há uma grande possibilidade. Se o governo pretendia reestruturar a pasta, que esperasse até o ano que vem. Como estamos praticamente no final do ano letivo, isso atrapalhou muito as coisas” completou.

IFTO

A assessora de comunicação do SINASEFE, Aline Correa, declarou que o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO)  está em greve desde o dia 2 de agosto, tendo também uma pauta de reivindicações. “Já tentamos conversar com o governo, mas eles simplesmente não querem nos receber”, alegou Aline que também é técnica administrativa do IFTO, e completou, “Queremos um reajuste salarial de 14%, mas a proposta do governo é de apenas 4%. Além do mais, queremos que as gratificações contem como salário, tendo em vista que, na aposentadoria do servidor, haverá uma redução muito grande de valores. Além disso, que essas melhorias sejam estendidas aos técnicos, o que o governo não aceita”.  (Com informações do SINTET e SINASEFE / Fotos de Dhiogo Rezende)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
3 Comments

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze