- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 14 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

ARAGUATINS: Profissionais da Educação realizam marcha em defesa dos trabalhadores

Mais Lidas

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (SINTET) realizou ontem, quarta-feira, 19, mobilizações em Araguatins com trabalhadores da categoria no Bico do Papagaio. O evento teve largada na av. Araguaia em frente a Maçonaria, as 8hs da manhã, com marcha pelas ruas da cidade e Ato público em frente à Diretoria Regional de Ensino. A estimativa é que participaram da mobilização pelo menos 400 profissionais, que contaram com o reforço dos filiados ao Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação (SINASEFE) de Araguatins.

As mobilizações da Educação aconteceram em todo o país em reivindicação à aplicação dos 10% do PIB para o setor. Os eventos foram convocadas pela Confederação Nacional da Educação (CNTE). O Ato foi também um protesto dos trabalhadores em educação diante de todas as dificuldades que os profissionais estão enfrentando, principalmente com a redução de turmas, redução de carga horária e ainda o descumprimento da Lei do Piso em alguns municípios, a aplicação de 1/3 da jornada de trabalho para hora atividade e por uma data-base digna.

O diretor de políticas sociais do SINTET, Carlos de Lima Furtado, apresentou as propostas para os professores da rede estadual. “Temos colegas que tiveram o salário reduzido por conta da diminuição de turmas”, afirmou. “Isso sem contar o absurdo que é tirar as horas de planejamento dos professores, sob pena de redução de salário. O argumento do governo é a necessidade de contenção de gastos” acrescentou Carlos. “Queremos que o governo cumpra a lei. O governo se propõe a pagar a data-base a partir de janeiro de 2012. Nós concordamos que seja paga em 4 parcelas, mas eles disseram que só pagam em 24 vezes. Isso é inaceitável. Desse modo, alguns companheiros vão receber R$10.” 

Questionado sobre a possibilidade de greve, Carlos foi enfático. “Nós nos reuniremos em Assembléia em Palmas dia 25. Caso o governo não se manifeste, há uma grande possibilidade. Se o governo pretendia reestruturar a pasta, que esperasse até o ano que vem. Como estamos praticamente no final do ano letivo, isso atrapalhou muito as coisas” completou.

IFTO

A assessora de comunicação do SINASEFE, Aline Correa, declarou que o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO)  está em greve desde o dia 2 de agosto, tendo também uma pauta de reivindicações. “Já tentamos conversar com o governo, mas eles simplesmente não querem nos receber”, alegou Aline que também é técnica administrativa do IFTO, e completou, “Queremos um reajuste salarial de 14%, mas a proposta do governo é de apenas 4%. Além do mais, queremos que as gratificações contem como salário, tendo em vista que, na aposentadoria do servidor, haverá uma redução muito grande de valores. Além disso, que essas melhorias sejam estendidas aos técnicos, o que o governo não aceita”.  (Com informações do SINTET e SINASEFE / Fotos de Dhiogo Rezende)

- Publicidade -spot_img

3 Comentários

Assinar
Notificar-me
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Resplandes

Educação de qualidade é o que priorizamos. Os Profissionais da Educação realizaram marcha em defesa dos trabalhadores com o objetivo único de obtenção de melhorias no campo educacional do Estado do Tocantins, nosso objetivo com esta marcha não é fazer apologias a partido “A ou B” ou mesmo ficar contra o governo do Estado, mas acima de tudo defender o trabalhador e o ensino público contra as mazelas do capitalismo que por essência alcança sua excelencia com o sofrimento e o descaso para com a classe dos menos favorecidos. Assim, preocupados com o rumo da Educação neste estado é, que educadores e população em geral chama a atenção de nossos governantes para o cumprimento das Metas colocadas para a população no decorrer da campanha política. Desse modo a nossa luta caminha em prol de melhorias na formação do aluno e isso implica em fornecer condições para o professor ter formação contínua, oferecer formação integral onde o saber elaborado esteja em primeiro plano, melhorar estrutura das escolas, diminuir quantidade de alunos em sala e expandir o número de escolas,disponibilizar concursos e aumento salarial dos profissionais em educação, em suma dá prioridade a educação para que o ensino-aprendizagem e desenvolvimento ocorra de fato. Pois é sabido que as receitas de impostos vinculados à manutenção e desenvolvimento do ensino e com a complementação da União para os Fundeb estaduais será possível se alcançar a valorização dos professores, pela qual todos nós lutamos e para a qual pedimos a solidariedade da sociedade em geral em prol desta causa que é também de Todos, uma vez que a Educação é um bem necessário a humanidade.

CIDADÃO DE PEDRO AFONSO

Olha, vou ser franco e sincero com os leitores de jornal de ponta de rua e fundo de quintal. Esse movimento de ditos “professores” não passa de movimento político afim de derrubar e tumultuar a administração do gabaritado professor Francisco Aldivino Gonçalves da subsecretária para implantação da região administrativa de Araguatins.

Ainda quando professor fundador e implantador da antiga EAFA, Aldivino foi duro com esses que promovem a desordem grevista. Agora se juntam professores federais e estaduais para tumultuar o bom andamento das ações do governo Siqueira Campos que transformará fortemente a educação no Tocantins.

Aldivino não sederá a chantagens nem qualquer ouro tipo de ação vinda deprofessores que hoje fazem greve, mas todos passam pela subsecretaria pedindo emprego para, filhos, irmãos, parente e aderentes.

Por favor não se esqueçam que Aldivino é homem experiente, já implantou várias escola e conhece muito bem manobras como essas, orquestradas por veículos de comunicação ordinários como esse Folha do Bico que abre espaço e insentiva a desordem.

MAGNATA

CIDADAO DE PEDRO AFONSO; LENDO SEU COMENTARIO, TIVE UMA LEVE IMPRESSAO QUE VOCE NAO CONHECE O REGIME DO PAIS QUE HABITA,EU NAO SEI QUEM ESTA CERTO,MUITO MENOS QUEM ESTA ERRADO EM RELAÇAO A ESSE FATO,MAS QUERO QUE ENTENDA,QUE MORAMOS EM UM PAIS DEMOCRATICO, POR ISSO AS PESSOAS TEM O DIREITO DE MANIFESTAR O QUE BEM ENTENDER. JA PENSOU SE FOSSE SEU AMIGO GAGA QUE COORDENACE ESSE JORNAL? NOS LEITORES JAMAIS IRIAMOS LÊ SEU COMENTARIO DE REVOLTA EM RELAÇAO AO MESMO,VOCE FALOU POUCAS E BOAS DESSE MEIO DE COMUNICAÇAO E MESMO ASSIM SEU COMENTARIO FOI POSTADO E TODOS NOS PUDEMOS LÊ SUA OPINIAO. ENTAO BROTHER,PORQUE FICAR REVOLTADO COM CERTOS ATOS? VIVA A DEMOCRACIA!!!

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias